Martin Luther King, disse em um de seus discursos, que devemos fazer hoje as coisas certas de maneira certa, pois amanhã já será tarde.
Estamos no final de mais um ano. Só correria: almoços e jantares de confraternização, mas não podemos nos esquecer da nossa empresa. Muitas gráficas imaginam que basta o contador nos dar o balanço, para que tenhamos um retrato do ano que agora finda. A questão é saber se vamos estourar uma champagne ou "tomar todas" para fugir dos maus resultados da empresa.
Precisamos fazer uma correta avaliação dos resultados e certamente não podemos deixar isso simplesmente na mão do contador. A maioria das empresas não tem sistemas de informação. Chegou a hora de agir. Muitos pensam que adquirir um sistema de informações completo é muito caro. "Não temos como pagar!" Você, caro amigo gráfico já pensou quanto dinheiro você joga fora durante o ano sem saber que está perdendo fortunas?
Compra mal, produz com perdas, erra nos pré-cálculos, faz péssimas negociações, não cobra juros por atraso de pagamento dos clientes com medo de perdê-los, tem vendedores (internos e principalmente externos) pessimamente treinados e que ainda por cima usam a sua gráfica para comparar preços e vendem através de outra gráfica. Não tem Planejamento e Controle da Produção, tem um monte de serviços estragados debaixo das mesas do acabamento, recebe devolução de clientes e não tem nem o trabalho de verificar ao longo do ano, qual foi o prejuízo, etecétera, etecétera, etecétera. Verdadeiramente você não controla nada e só se preocupa em vender, pois está com as máquinas paradas.
Chegou a hora de repensar sua empresa e começar imediatamente a fazer as coisas certas. Quando falo imediatamente, estou repetindo o que os clientes falam para nós. "Preciso para ontem!" - Temos que criar sistemas de informação para ontem, ou seja, começar a anotar tudo imediatamente. Existem ótimos programas de informação neste Brasil bastante avançado na tecnologia de informação. No ramo gráfico, podemos citar programas como os da Calcgraf, da Metrics, da E-Calc, da Bremen, da Zênite, da Login e de muitos outros. Podemos, no entanto iniciar, criando formulários próprios de controle com uso de planilhas Excel, Boletins de Produção, Controles de Estoque Controles de Venda e Faturamento, Margens de Contribuição, Planilhas de Custo e Produtividade e outras coisas mais que em muitas gráficas simplesmente não existem.
Gráficas maiores que têm programas informatizados, inclusive que já possuem a certificação ISO 9000, têm um volume de perdas considerável. A ISO 9000, não é garantia para uma perfeita comunicação dentro da empresa e muito menos para excelentes informações confiáveis. Para tanto, necessitamos implantar as "Boas Práticas de Fabricação" (BPF) que incluem um estudo do fluxograma de informações, da tomada de atitudes e da implantação de Normas e Procedimentos em todos os setores produtivos, auxiliares e de vendas, além, é claro, do treinamento de TODOS os integrantes da empresa, começando pelo Dono e terminando no Faxineiro.
Controle de qualidade no fim da linha é coisa do passado. A qualidade é parte da produção e em cada posto de trabalho (não só produtivo más também administrativo) deve existir a consciência de qualidade acoplada ao trabalho. Temos que trabalhar visando o "Erro Zero". Já pensaram vocês se na Indústria Farmacêutica um remédio for embalado errado ou se na Indústria Alimentícia tivermos alimentos contaminados? Da mesma forma na Indústria Gráfica o erro ZERO é nocivo à saúde. Produzir um impresso errado? Certamente o é! Nocivo à saúde da empresa e pode custar a vida da sua gráfica e a dispensa de todos os seus funcionários.
Faça já o seu Planejamento Estratégico para o ano que vem. Como diria Martin Luther King: "FAÇA HOJE AS COISAS CERTAS DE MANEIRA CORRETA, POIS AMANHÃ JÁ SERÁ TARDE ".
Aos meus amigos e leitores, desejo um 2005 repleto de acertos, tanto na vida pessoal como na vida da empresa.

* Thomaz Caspary é consultor de empresas e diretor da Printconsult.
(11) 3167-6939
E-Mail: tcaspary@uol.com.br
Site: www.printconsult.com.br
Todos os direitos reservados.
| Home | Produtos e Serviços | Classificados | Empregos
| Gráficas | Artigos
| Mural de Mensagens | Eventos
| Anuncie Aqui | Contato |
| Glossário | Onde começar?
| Perguntas Freqüentes | Estatísticas
de Visitas | Como anunciar? |
• O site www.guiadografico.com.br é um GUIA COMERCIAL ON-LINE com
conteúdo exclusivamente direcionado ao RAMO GRÁFICO.
• O site não vende produtos e não terceiriza serviços para gráficas.
• O site não realiza a intermediação das vendas, trocas, compras ou qualquer
outro tipo de transação feita pelos usuários do site.
• Todas as imagens e textos dos anúncios são de responsabilidade total do anunciante.
• O site não se responsabiliza pelas negociações realizadas entre os
anunciantes e os usuários do site.
• Cabe ao usuário certificar-se da idoneidade do anunciante.