Guia do Gráfico Artigos

Preparando sua gráfica para o Pós-Drupa

A+ A - Tamanho do Texto
Thomaz Caspary*

Estamos assistindo neste momento as imensas modificações e avanços que se apresentam nesta DRUPA 2008. Em função das novas premissas de mercado, não só no mundo globalizadas, más também no mercado interno brasileiro, uma série de mudanças está por vir e certamente estas mudanças, tanto tecnológicas como de gestão, irão trazer certo desconforto para o empresário brasileiro, pois terá que atuar em suas decisões com maior presteza e velocidade.

O empresário gráfico terá que se acostumar a mudar seus paradigmas. O gráfico terá que reposicionar a sua empresa no mercado, com o apoio destas novas tecnologias, da aquisição cada vez maior de conhecimentos mercadológicos e finalmente através da recolocação de pessoal de competência comprovada em sua empresa. Entre outras coisas, um dos itens ao qual o empresário terá que se acostumar é a liderança cada vez maior das profissionais femininas que a cada dia vão tomando posições de destaque nos diversos setores de comando, tanto nas gráficas, como nos nossos clientes. Teremos que derrubar as barreiras psicológicas do “machismo”, aceitando cada vez mais a entrada no mercado da competência feminina.

A nossa gráfica encontra-se agora diante do grande desafio de mudar. Não podemos mais ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecer. Temos que nos posicionar frente ao mercado, aprendendo a falar com este mercado da maneira correta, pois ele está cada vez mais concorrido e monopolizado. Precisamos também achar para cada gráfica, os nichos de mercado apropriados para sua filosofia e tecnologia, assim como buscar diferenciais competitivos e vantagens criativas para não cairmos nas chamadas “commodities”.

Temos que mudar a nossa cabeça no tocante aos meios de produção, que estão com extrema velocidade se transformando de analógicos para digitais. Temos que indiscutivelmente entrar de uma vez por todas, nos sistemas computadorizados de gestão. Finalmente temos que profissionalizar com maior rigor a nossa empresa, admitindo em todas as áreas, profissionais mais qualificados. Voltamos a frisar, sem querermos nos tornar feministas, de que a mão de obra e a mente feminina poderão ser de grande valia na alavancagem de nossos propósitos.

Qual é, a grande diferença, ou melhor, quais as grandes diferenças, entre a forma de gerenciamento atualmente utilizada pela grande maioria das gráficas brasileiras e o gerenciamento neste período que precede a DRUPA? Podemos citar inúmeros pontos que deverão ser, após uma profunda reflexão, modificados em nossas empresas gráficas:

Se fizermos uma retrospectiva dos últimos anos nas nossas empresas, veremos que no início dos anos 90, nossas gráficas eram na verdade o que chamamos de corpo. Já no final dos anos 90, início deste século, o empresário gráfico começou a acordar e perceber que faltava para sua empresa um segundo item, que era o exercício do conhecimento, ou seja a mente. A mente como instrumento de trabalho, foi e é um grande amigo dos resultados da empresa. Porém não estamos sozinhos neste mundo e outras empresas gráficas também aplicaram a técnica do exercício do conhecimento (mercadológico, técnico e produtivo). No pós-DRUPA, prevalecerá a alma que até então ficou meio esquecida no mundo dos negócios, más que juntamente com a mente auxiliará na solução dos mais difíceis problemas que encontramos no dia a dia. E temos que confessar, que muitas mulheres tem vantagens sobre os homens, principalmente no tocante à coordenação do corpo+mente+alma. Podemos afirmar, que as nossas gráficas entrarão após esta DRUPA 2008, com disposição de vencer e certamente farão a integração dos velhos e novos conceitos de gestão.

* Thomaz Caspary é consultor de empresas e diretor da Printconsult.
(11) 3167-6939
E-Mail: tcaspary@uol.com.br
Site: www.printconsult.com.br

 

Todos os direitos reservados.

• O site www.guiadografico.com.br é um GUIA COMERCIAL ON-LINE com conteúdo exclusivamente direcionado ao RAMO GRÁFICO.
• O site não vende produtos e não terceiriza serviços para gráficas.
• O site não realiza a intermediação das vendas, trocas, compras ou qualquer outro tipo de transação feita pelos usuários do site.
• Todas as imagens e textos dos anúncios são de responsabilidade total do anunciante.
• O site não se responsabiliza pelas negociações realizadas entre os anunciantes e os usuários do site.
• Cabe ao usuário certificar-se da idoneidade do anunciante.