Pergunta recebida de Curitiba (PR).
Temos tido inúmeros problemas de decalque em nossas impressoras. Quais as causas e como solucionar este problema?
Resposta:
O decalque, que alguns conhecem como repinte, tem várias causas e soluções. Uma das possíveis causas é o excesso de tinta, principalmente em áreas chapadas ou nos locais da sobreposição das 4 cores. Isso acontece muito em papeis revestidos (couchê liso ou fosco), bem como em papeis pesados e papelcartão. Temos uma série de soluções, dependendo do suporte, do fotolito (ou imagem), da área chapada, etc.
A primeira tentativa é a de reduzir a alimentação da tinta, sem, no entanto perder a tonalidade ou força da cor. Em alguns casos usar tintas com maior força corante a fim de reduzir o volume aplicado. No caso de impressão de cromos, utilizar as técnicas de MCR, UCR, etc. de maneira que a somatória dos pontos não ultrapasse a barreira de 300%. Uma outra tentativa, seria a de aumentar a concentração de secante na tinta, tomando o cuidado de não ultrapassar o percentual recomendado pelo fabricante, pois pode levar a outros problemas indesejáveis. Podemos ainda reduzir a altura da pilha de saída ou, embora bastante improdutivo, retirar pequenas pilhas em tábuas. A redução da velocidade da impressora é mais uma alternativa, embora aumente os custos de produção. Temos ainda a possibilidade de aumentar o pó antimaculador devendo porém Ter-se o cuidado de verificar o tipo de acabamento que será utilizado no impresso. Em caso de beneficiamento superficial como a plastificação, laminação com BOPP ou outro material ou ainda com verniz UV, recomendamos muito cuidado com a utilização deste pó anti-decalque.
Outra causa que pode levar ao decalque, está relacionada com a tinta que tem uma secagem deficiente, eventualmente por não ser apropriada para o suporte que estamos imprimindo. Neste caso, temos que verificar junto ao fabricante da tinta, qual a tinta mais adequada para o suporte a imprimir. Isto tem acontecido bastante em papeis revestidos brilhantes ou foscos e a solução é a de substituir as tintas por outras indicadas para cada suporte e que sejam de assentamento rápido. Estas tintas são também denominadas de tintas quick-set. Caso a impressora tiver secador infravermelho (IR) ou Ultravioleta (UV), recomendamos a sua utilização. Podemos ainda adicionar um estimulador de secagem na solução de molha da impressora.

* Thomaz Caspary é consultor de empresas e diretor da Printconsult.
(11) 3167-6939
E-Mail: tcaspary@uol.com.br
Site: www.printconsult.com.br
Todos os direitos reservados.
| Home | Produtos e Serviços | Classificados | Empregos
| Gráficas | Artigos
| Mural de Mensagens | Eventos
| Anuncie Aqui | Contato |
| Glossário | Onde começar?
| Perguntas Freqüentes | Estatísticas
de Visitas | Como anunciar? |
• O site www.guiadografico.com.br é um GUIA COMERCIAL ON-LINE com
conteúdo exclusivamente direcionado ao RAMO GRÁFICO.
• O site não vende produtos e não terceiriza serviços para gráficas.
• O site não realiza a intermediação das vendas, trocas, compras ou qualquer
outro tipo de transação feita pelos usuários do site.
• Todas as imagens e textos dos anúncios são de responsabilidade total do anunciante.
• O site não se responsabiliza pelas negociações realizadas entre os
anunciantes e os usuários do site.
• Cabe ao usuário certificar-se da idoneidade do anunciante.