guiadografico.com

Glossário

a

AA

Alteração do autor, ou qualquer alteração no texto ou matéria ilustrativa que não seja EG (erro da gráfica).

Abertura em leque da bobina

(Fanning-out of web) Aumento da largura de um papel em bobina, causada por absorção de umidade durante a impressão da primeira cor, fazendo com que as próximas cores sejam impressas de forma mais estreita.

Absorção de água

(water absorption) Propriedade do papel de absorver água durante o processo de impressão ofsete. A água absorvida pelo papel enfraquece as ligações entre as fibras de celulose, reduzindo a sua resistência à tração e aumentando a probabilidade de quebra de bobina, principalmente com papéis não colados, como o papel-jornal. Entretanto, o papel deve absorver rapidamente a solução de molhagem transferida durante o processo ofsete, para não prejudicar a transferência da tinta da próxima unidade.

Acabamento

  • O acabamento em impressos é o agrupamento das folhas em forma de livros, revistas, catálogos, encartes, etc, e inicia-se depois de impresso todo o material. É um processo constituído de três etapas: dobragem, alceamento e encadernação (ou a brochagem). Antes da encadernação ou da brochagem as páginas devem ser unidas, o que é feito através de um dos seguintes processos: por grampeação, por espiral, por colagem ou por costura. Ao escolher o método de acabamento, o editor deve levar em conta seu custo, praticidade, durabilidade e estética, tudo em função do estilo do impresso.
  • Edit. : Fase final da produção física de uma publicação, compreendendo, usualmente, a dobragem das folhas impressas, alceamento dos cadernos.
  • Em artes gráficas, processo de finalização de um produto gráfico (corte linear, encadernação, embalagem etc.)
  • Ind. Pap. : Acabamento que dá ao papel na própria máquina contínua, sem o passar na calandra ou qualquer outro aparelho.
  • É processo de finalização do produto antes de enviá-lo para a gráfica. No tocante é fotorreprodução é processo de arrumar as falhas e defeitos em filme antes de enviá-lo para a montagem final.
  • São as propriedades da superfície do papel utilizado na impressão.
  • Propriedades da superfície do papel.

Acabamento Acetinado

(satin finish) Tipo de acabamento que se dá ao papel em calandra, deixando a superfície com a textura do cetim.

Acabamento de Máquina

Papel sem camada com acabamento liso mas sem brilho.

Acabamento Fosco

(matte finish) Tipo de acabamento que se dá ao papel cuchê, com nível de brilho inferior a 55%.

Acabamento gofrado

(embossed finish) Tipo de acabamento de papel caracterizado por apresentar alto ou baixo relevo, a fim de imitar madeira, couro, tecido ou outra textura, produzido por gofragem.

Acabamento supercalandrado

(plate finish) Tipo de acabamento que se dá ao papel para deixar sua superfície intensamente brilhante, obtido por pressão das folhas umedecidas com chapas metálicas polidas.

Acabamento vergê

(laid finish) Tipo de acabamento que se dá ao papel cuja textura é constituída de linhas paralelas uniformemente espaçadas, visíveis contra a luz.

Acabamento-linho

  • (burlap finish) Tipo de acabamento que se dá ao papel lembrando a textura do tecido de estopa, produzido por prensagem do tecido intercalado às folhas de papel, entre placas metálicas, ou gofragem com rolos de calandra gravados com estampa imitando este tecido.
  • (lawn finish). Tipo de acabamento que se dá ao papel, numa prensa de platina, empregando um tecido de linho, sendo o papel umedecido antes da prensagem, utilizado em artigos de papelaria.
  • (linen finish). Tipo de acabamento que se dá ao papel, estampando-o com um padrão imitando a textura do tecido de linho, originalmente produzido por prensagem contra um tecido de linho, hoje realizado por gofragem.

Aerógrafo

  • Instrumento usado para colorir desenhos cartazes, etc., espargindo tinta atomizada sobre a superficie desejada, e também empregado, em tipografia, no preparo de originais destinados à reprodução por via fotomecânica.
  • Instrumento a ar comprimido, com que se colorem desenhos, cartazes, etc.

Alcear / Alçar

  • Tip.: Agrupar, manual ou mecanicamente (os cadernos impressos), para formar o livro; alcear.
  • Juntar em ordem cada um dos cadernos impressos, jeito certo de formatar o livro.

Alimentação por Folhas

Modo de utilizar papel em uma impressora durante a impressão no qual o papel é alimentado na maquina em folhas e não em bobinas.

Alinhar

Modo de utilizar papel em uma impressora durante a impressão no qual o papel é alimentado na maquina em folhas e não em bobinas.

Almofada

Folhas de papel, cartolina, pano, etc., com as quais se envolve o cilindro ou a platina das máquinas de impressão ou dos prelos para aliviar o seu contacto com a forma.

Alto-corpo

(high bulk) Tipo de papel que tem espessura maior do que outros papéis de mesma gramatura, geralmente utilizado na impressão de livros de poucas páginas, para aumentar a espessura da lombada.

Altura do Tipo

Altura padronizada de um tipo metálico: 0,918 de polegada (23,317 mm) no sistema anglo-americano e 23,566 mm ou 0,928 de polegada no sistema Didot. Uma chapa é dita na "altura do tipo" quando montada sobre madeira ou metal na altura adequada para ser usada nas impressoras tipográficas.

Alvura

(brightness) Refletividade de uma folha de papel ou de celulose a uma luz específica azulada, medida em condições padronizadas, em um instrumento calibrado, geralmente chamada alvura GE, pelo nome do fabricante do instrumento principal.

Ângulo da Retícula

  • Ângulo no qual duas ou mais retículas são direcionadas em relação a uma outra para evitar a criação de um indesejado moire nos pontos meio tom. Na impressão de quatro cores de seleção, por exemplo, as retículas para as quatro chapas devem ser anguladas como segue: 45°, 75°,105° e 120°.
  • (scrap) Fragmentos de papel resultantes do refilo.
  • (trim) Etapa do processo de encadernação que consiste em refilar as bordas dos livros ou revistas em guilhotina linear ou trilateral.
  • Ângulo no qual as retículas são posicionadas para evitar o efeito moiré.

Apara

Sobra de papel cortado ou aparado nas margens na guilhotina e em algumas máquinas de Impressão.

Aparado

Diz-se quando o livro ou molhe da revista são cortados à cabeça, pé e/ou margem na guilhotina.

Aplicação

  • São figuras que serão inseridas na área impressa durante a montagem da página.
  • Toda figura (em geral geométrica) que deverá ser inserida na área impressa durante a montagem da página. Por exemplo, quadros e tiras com fundo colorido, gráficas, letras sobre fotos, etc.

Aplicação de Cor

É aplicar uma ou mais cores que não estão no original.

Arabesco

  • Ornato em forma de folhagens, flores, frutos, etc.
  • Diz-se quando no original aparecem letras ilegíveis.
  • Rabisco, garatuja.

Arrancamento

Remoção da parte da superfície do papel durante a impressão. Condição que se desenvolve se a força de atração (a pega) da tinta é maior do que a força da superfície ou da camada do papel.

Arrepelamento

  • (fuzziness) Defeito do papel caracterizado por fibras que se projetam da superfície da folha, prejudicando a qualidade da impressão.
  • (lifting) Defeito que ocorre na impressão caracterizado pelo levantamento de fibras ou partículas superficiais do papel, sem arrancamento, causado por ação do tack das tintas quando as fibras ou partículas estão apenas parcialmente presas ao papel-base.

Arte

  • Qualquer original a ser reproduzido pela impressão.
  • Qualquer original, preparado por um artista, fotógrafo ou qualquer meio mecânico. Livremente falando, qualquer original a ser reproduzido.

Arte Final

  • É a última forma do projeto gráfico, antes da impressão. Na arte-final a ser enviada para a gráfica devem estar indicados as cores exatas a serem reproduzidas, tamanho do papel, marcas de corte, tipo de dobra e encadernação, entre outros detalhes do projeto.
  • Também chamado Paste-up. Montagem pronta para ser fotografada contendo todos os elementos de texto e desenho colados sobre um diagrama ou cartão de montagem na posição correta e contendo instruções, nas margens ou no overlay para a gráfica.
  • Ilustração em sua forma definitiva, seja ela de desenhos, simbolos ou letras.

Artes Gráficas

Conjunto de processos que têm por finalidade reproduzir em qualquer número de cópias, escritos ou imagens, utilizando-se para isto de matriz ou chapa mecanicamente impressa.

Máquinas gráficas e equipamentos gráficos usados

Quer vender ou comprar máquinas gráficas ou equipamentos gráficos usados? Divulgue na seção Classificados! Clique aqui para informações.

Produtos e Serviços

Encontre fornecedores de blanquetas, chapas, cilindros, papéis, tintas, peças, facas, filmes, e muitos outros produtos para sua gráfica clicando aqui!

Divulgue sua empresa neste site!

Sua empresa vende produtos ou presta serviços para Gráficas? Divulgue! Clique aqui para informações.

Sua empresa é uma gráfica e presta serviços de impressão de materiais comerciais, promocionais ou editoriais para o cliente final? Divulgue! Clique aqui para informações.

Ofertas

Receba ofertas dos nossos anunciantes. Clique aqui e cadastre-se!

Artigos

Leia artigos sobre processos de impressão, manutenção, oportunidades, gestão, qualidade, sustentabilidade, entre muitos outros assuntos clicando aqui.

Notícias

Encontre notícias, lançamentos e novidades, sobre o setor gráfico clicando aqui.

Livros

Encontre sugestões de livros sobre processos de impressão, produção, gráfica, softwares, design gráfico, entre outros assuntos, clicando aqui.

Eventos

Consulte nesta seção a agenda de feiras, exposições, palestras, encontros, workshops, e outros eventos relacionados ao setor gráfico clicando aqui.

Não encontrou o que procura?

Não encontrou algum produto ou serviço para sua gráfica? Contate-nos! Nós procuraremos para você! Clique aqui para informações.

Há uma vaga de emprego aberta na sua empresa?

Divulgue a vaga na seção “Empregos” e receba diversos currículos! O anúncio é gratuito. Para informações clique aqui.



O que você procura?
















coluna esquerda