guiadografico.com.br guiadografico.com.br

Glossário

c

Cabeça

  • Parte superior de uma página ou livro. É também chamada de cabeçalho, e tem a função de indicar algumas constâncias gerais (autor, título do livro) ou parciais (capítulos, itens) da obra para melhor orientar o leitor.
  • Parte superior de uma página ou livro. Oposta a pé.
  • A parte de cima de qualquer letra.
  • A parte superior de qualquer página ou forma. Os títulos correntes de página.

Cabeceado

Pequeno cordão colorido (em geral de seda ou algodão), que é colocado nas extremidades do lombo do livro encadernado, na cabeça e no pé, como elemento decorativo e de reforço.

Caderno

  • É a parte do jornal ou livro formada pelas páginas impressas em cada folha e após a dobra formará um caderno.
  • Art Gráf. A folha de impressão depois de dobrada no acabamento; um caderno contém usualmente 8, 16 ou 32 página impressas, dependendo dos formatos das folhas ou do livro.
  • Formato no qual as folhas são organizadas antes de serem ordenadas e revestidas. A numeração das páginas é definida a partir do tipo de dobra que o papel vai receber, que pode resultar em cadernos de quatro, seis, oito, doze ou dezesseis páginas.
  • (folder) Folha impressa contendo uma ou mais dobras.
  • (gathering) Seção de um livro, geralmente uma folha composta de várias páginas.
  • (section) Cada uma das partes em que se divide um livro, uma revista ou um jornal.
  • (signature) Folha impressa e dobrada, em múltiplos de quatro páginas, para formar uma seção de livro ou revista.
  • Produto impresso numa única revolução do cilindro da chapa de uma impressora rotativa e dobrado ao final da linha.

Caixa

  • É a área que delimita a colocação de elementos gráficos.
  • É cada um dos caracteres da fonte de tipos.
  • Tip.: Cada uma das gavetas do cavalete, divididas horizontalmente em duas seções (caixa alta e caixa baixa) , subdividindo-se estas em vários caixotins, onde se distribuem os tipos, separados por sortes.
  • Tip.: Seção superior da caixa tipográfica, em cujos caixotins se distribuem as letras maiúsculas.
  • Tabuleiro de tipos. Cada um dos caracteres da fonte de tipos tem sua própria seção no tabuleiro, chamado caixa de tipos.

Caixa Alta

Nome pelo qual os tipógrafos designam as maiúsculas. Este nome tem origem no fato de, nas caixas de tipo para composição, as letras maiúsculas se situarem em caixotins na parte superior.

Caixa Baixa

Nome pelo qual os tipógrafos designam as minúsculas. Este nome é dado pela razão inversa da caixa alta.

Caixa Californiana

Caixa tipográfica, usada particularmente nos Estados Unidos, para caracteres destinados à composição de trabalhos de fantasia. Os cubículos individuais são arranjados para dar o mínimo do movimento e são dimencionados para acomodar letras em quantidades relacionadas à frequência de uso. Não se adapta ao português por não comportar a maioria das letras acentuadas da nossa língua.

Caixa da Página

Área onde são colocados os elementos gráficos da página, entre as margens.

Caixa de transporte

Caixa de transporte é uma embalagem própria para transportar vários produtos ou produtos de porte maior. Pode ser feita de plástico rígido, papelão ondulado ou madeira. Ela garante segurança e proteção ao produto até seu destino final.

Caixa do Diagrama

Espaço predeterminado no diagrama que delimita a área útil a ser preenchida pela página.

Caixas K

As Caixas K são herança das caixas de madeira utilizadas na importação de latas de querosene de 20 litros.

Calandra

(calender) Máquina constituída de um conjunto vertical de cilindros metálicos polidos e cilindros revestidos com tecido de fibra sintética alternados, entre os quais passa o papel sob pressão, a fim de ser alisado.

Calçar

Colar calços em clichés, zincogravuras, etc.

Calha (Gutter)

Espaço em branco existente entre duas colunas na mesma página ou entre página adjacentes.

Camada

Base gelatinosa fotossensível de um filme. As cópias por contato são feitas sempre camada com camada, para evitar perda de qualidade.

Canais de distribuição

Trilha percorrida pelo material impresso do produtor ao consumidor, com participação ou não de intermediários.

Canelura

Ondulado do papel canelado.

Cânhamo

(hemp) Fibra obtida de cordas ou da planta de mesmo nome que cresce na América Central e nas Filipinas, empregada na fabricação do papel.

Capa

  • Também chamada de primeira capa, é o cartão de visitas do livro, tem forte apelo publicitário, e por isso merece toda a atenção do editor. É necessariamente uma área impressa ou de grafismo.
  • Parte que envolve os diferentes cadernos do livro ou brochura, já ordenados e constituindo o seu miolo.
  • A cobertura de papel, cartão, couro ou outro material, que forma a parte externa do livro, revista, propaganda ou catálogo.

Capa Dura

  • Cobertura rígida de um livro.
  • Capa de revestimento resistente.
  • (hardcover) Método de encadernação de livros no qual o revestimento da capa é colado sobre peças de papelão rígido e, então, o conjunto é fixado ao miolo do livro.
  • Capa de um livro feita de papelão duro, geralmente revestido com percaline, couro ou couro sintético.

Capa Encaixada

Capa maior do que o miolo refilado. Oposto à capa normal, que tem o mesmo tamanho.

Capa Mole

  • Cobertura menos rígida de um livro, normalmente é feita em cartolina.
  • Capa que não utiliza papelão - em geral, usa-se um papel ou cartolina especial para brochuras.
  • Capa que não utiliza papelão. Normalmente é um papel ou cartolina especial para capa de livro brochurado.
  • (softcover) Capa de um livro ou de uma revista impressa em papel flexível, geralmente de gramatura superior ao papel do miolo, presa à lombada por meio de grampos ou de adesivo.

Capa Normal

  • Capa refilada no mesmo tamanho das páginas do texto (miolo). Utilizada nas brochuras sem orelha.

Capa-Miolo

  • Capa do mesmo papel utilizado no resto do livro. Usado em livretos e panfletos.
  • Capa do mesmo papel utilizado no resto do livro. Usado para livretos ou panfletos quando o papel de capa não precisa ser particularmente forte ou para diminuir o custo dos materiais e operações necessárias para produzir uma capa.

Capitular

  • É a letra inicial de tamanho maior do que as empregadas no texto.
  • Letra inicial de tamanha maior do que as empregadas no composição do texto. Pode ser ornamentada ou não.

Caracteres

Sinais usados na escrita.

Carta de Cores / Target

Conjunto de alvos com valores pré-definidos de combinações de cores, utilizado para construir, por meio de medições, uma tabela de caracterização de um determinado dispositivo que serve de base para a construção de seu perfi l de cor específico.

Cartão

  • Folha muito grossa de papel; conforme a grossura, diz-se cartolina ou papelão. Na prática, todas as folhas que pesam 180 gramas ou mais por metro quadrado são cartões. Menos que isso é papel.
  • Folha muito grossa de papel, fabricada diretamente na máquina obitida pela colagem e prensagem de várias outras folhas. Conforme a grossura,diz-se cartolina ou papelão. A distinção se faz pela espessura: é papelão quando esta supera o meio milímetro. Na prática, diz-se cartão se a folha pesar 180 gramas ou mais por metro quadrado; menos do que isto é papel.
  • (board) Papel encorpado, rígido, geralmente com espessura superior a 0,15 mm e gramatura superior a 224 gramas/m², muito utilizado na impressão de embalagens. Os cartões utilizados para embalagem e acondicionamento são constituídos de uma ou várias camadas; os cartões para uso industrial são geralmente fabricados em enroladeira; os cartões ondulados são constituídos de papel Kraft ondulado ontracolado em uma ou nas duas faces com um papel de cobertura. As matérias-primas mais utilizadas na fabricação do cartão são as pastas de papel recuperado. As máquinas de cartão funcionam por projeção de jato (máquina de mesa plana, máquina de dupla tela) ou por deposição da suspensão fibrosa sobre um cilindro, imerso ou não, assegurando o esgotamento (máquina de fôrma redonda); o cartão de enroladeira é fabricado sobre uma mesa plana ao fim da qual a folha úmida é enrolada sobre um cilindro; em seguida as folhas são prensadas e secas.

Cartão de Colagem

Cartão laminado usado como cartão para encadernação.

Cartão de Encadernação

Cartão de papel, podendo ser de moldagem ou de colagem, usado na encadernação de livros de capa dura.

Máquinas gráficas e equipamentos gráficos usados

Quer vender ou comprar máquinas gráficas ou equipamentos gráficos usados? Divulgue na seção Classificados! Clique aqui para informações.

Produtos e Serviços

Encontre fornecedores de blanquetas, chapas, cilindros, papéis, tintas, peças, facas, filmes, e muitos outros produtos para sua gráfica clicando aqui!

Divulgue sua empresa neste site!

Sua empresa vende produtos ou presta serviços para Gráficas? Divulgue! Clique aqui para informações.

Sua empresa é uma gráfica e presta serviços de impressão de materiais comerciais, promocionais ou editoriais para o cliente final? Divulgue! Clique aqui para informações.

Artigos

Leia artigos sobre processos de impressão, manutenção, oportunidades, gestão, qualidade, sustentabilidade, entre muitos outros assuntos clicando aqui.

Notícias

Encontre notícias, lançamentos e novidades, sobre o setor gráfico clicando aqui.

Livros

Encontre sugestões de livros sobre processos de impressão, produção, gráfica, softwares, design gráfico, entre outros assuntos, clicando aqui.

Eventos

Consulte nesta seção a agenda de feiras, exposições, palestras, encontros, workshops, e outros eventos relacionados ao setor gráfico clicando aqui.

Não encontrou o que procura?

Não encontrou algum produto ou serviço para sua gráfica? Contate-nos! Nós procuraremos para você! Clique aqui para informações.

Há uma vaga de emprego aberta na sua empresa?

Divulgue a vaga na seção “Empregos” e receba diversos currículos! O anúncio é gratuito. Para informações clique aqui.



O que você procura?








coluna esquerda

Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO