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Tipografia Digital - O impacto das novas tecnologias

FARIAS, PRISCILA

Excessiva, instigante, inesperada, exagerada, superficial, intrincada, experimental, caótica, seminal. Os epítetos que acompanham as experiências mais radicais na área da Tipografia evidenciam o papel quase protagônico que ela assumiu no design gráfico ao final do século XX. Neste livro, Priscila L. Farias traça a trajetória destas experiências e das alterações paradigmáticas que as novas tecnologias impuseram a esta expressiva prática da cultura do ocidente. Tipografia digital analisa o papel das novas tecnologias no campo da Tipografia contemporânea, colocando em foco o processo de criação de novas fontes. Considerando aspectos estéticos, tecnológicos e cognitivos da tensão entre experimentalismo e tradição, o livro parte de uma contextualizacão histórica para chegar ao estudo de algumas das principais tendências da Tipografia digital. Esta nova edição apresenta versão revista e atualizada deste livro que tem caráter pioneiro no campo dos estudos sobre Tipografia realizados no Brasil.

Editoração - Um Sistema de Comunicação

RICARDO STERCHELE

A Editoração, apesar da existência milenar do seu principal produto, o livro, é totalmente desconhecida do grande público, e até mesmo por outros profissionais de Comunicação.
O editor tem sido considerado como um empresário que investe seu capital em publicações. Por sua vez, os profissionais que editoram uma obra são considerados como técnicos, e as atividades fora da área gráfica nem são consideradas como editoração, a exemplo do que ocorre na produção de discos, vídeos, multimídia etc.
A verdade é que a Editoração é um processo completo e harmônico que se estende desde a descoberta de necessidades culturais até o efetivo suprimento delas, incluindo a escolha do objetivo, o acompanhamento da elaboração da obra, sua produção, reprodução, distribuição e a verificação da receptividade do público-alvo em relação ao que foi objetivado.
Dessa forma, Editoração pode ser definida como sendo o processo de comunicação que controla e regula a produção de informações culturais entre uma fonte criadora e seus consumidores, utilizando-se de canais que possibilitem difundi-las e acessá-las individualmente a qualquer tempo e lugar.
Para que o sistema editorial pudesse ser demonstrado, buscou-se auxílio na Cibernética, ciência que dispõe de conceitos que permitem estudar e elaborar o sistema regulador de um determinado processo a fim de otimizá-lo, isto é, fazer com que o objetivo do processo seja alcançado através de um conjunto de ações que requeiram o menor esforço.
Este livro apresenta uma visão mais geral das ações necessárias à transmissão de mensagens culturais e o que cada uma dessas ações deve desenvolver para otimizar o conjunto. Isso permitirá uma revisão das posturas adotadas no setor, que resultará no enriquecimento cultural da sociedade e, conseqüentemente, no progresso da Nação.

Fonte: http://www.frontis.com.br/Sum_edit.htm - Acesso em 25 de novembro de 2012.

A Imagem da Marca - Um Fenômeno Social

COSTA, JOAN

O livro aborda, pela primeira vez e com uma visão global, a fenomenologia da marca sob a perspectiva do design, da sociologia e da estratégica de comunicação. Uma marca vale pelo que significa. Portanto, a autêntica dimensão da marca não é ela mesma, senão a sua imagem, bem instalada no imaginário social. Neste livro são analisados os elementos que configuram o sistema comunicativo da marca, desde o produto/serviço/empresa, até aqueles que geralmente são ignorados. E é revelado o novo paradigma comunicacional que integra as técnicas de naming e do design gráfico, industrial e arquitetônico, a mass media a micro media e a comunicação interpessoal em uma nova fusão, que o autor chama de inter media.

Mídia Impressa - Como Fazer um Anúncio de Jornal e Revista

NEWTON CESAR

Na hora de criar, assuma o papel do público e pense no que gostaria de ouvir sobre o produto. Quando for pensar no título, use palavras fortes, que emocionem e levem o leitor às compras. Se o veículo for um jornal, não use fontes muito pequenas ou serifadas, que podem ter problemas de registro na hora da impressão. Essas são apenas algumas das valiosas dicas dadas pelo escritor e publicitário Newton César no livro Mídia Impressa - Como fazer um anúncio de jornal e revista. Com linguagem simplificada e formato prático de livro de bolso, o livro, de 80 páginas, traz à tona questões recorrentes e atuais do design contemporâneo e da criação publicitária. Com leitura fácil e ágil, o livro é um passo-a-passo completo e minucioso do processo de produção de peças publicitárias, ideal para auxiliar estudantes, e até mesmo profissionais, com informações introdutórias e essenciais à elaboração de um anúncio eficaz, tanto para jornais, quanto para revistas. - A idéia da obra é dizer somente o estritamente necessário e facilitar a rotina do estudante ou profissional de publicidade, ou de áreas afins como design, artes e jornalismo, na criação e produção de um anúncio, eliminado etapas inúteis - explica o autor, Newton César, diretor decriação da Wired Comuicação. A obra faz parte da coleção Basedesign, uma série de bolso, descomplicada de ler e a preço acessível. Segundo o autor: "A idéia é dizer o necessário, o estritamente "necessário."

Capas de Jornal - A Primeira Imagem e o Espaço Gráfico Visual

FERREIRA JR., JOSE

Veículo informativo por excelência, o jornal, por intermédio de sua capa, integra-se no contexto dos inúmeros itens que compõem o desenho visual urbano. Sob esse olhar, o autor mostra as transformações gráficas pelas quais passaram os principais jornais do país na segunda metade do século XX, a partir da análise da primeira página das edições de cada um deles.

Diagramação - O Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa

SILVA, RAFAEL SOUZA

Esta obra mostra as técnicas da diagramação e da produção gráfica mediante um receituário prático e didático. Desperta o interesse dos estudantes de Comunicação e dos profissionais de jornalismo para a importância da estética na comunicação impressa.

Psicodinâmica das cores em comunicação

Modesto Farina, Maria Clotilde Perez Rodrigues e Heliodoro Teixeira Bastos Filho

As cores influenciam o ser humano, e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltação ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem etc. As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

Entender o que a cor representa e por que é muito mais complexo do que parece, em "Psicodinâmica das cores em comunicação" os autores explicam desde o processo da visão e os efeitos fisiológicos das cores, até a semiótica da cor, material fundamental para a criação de produtos, embalagens, logotipos, cartazes, comerciais, anúncios e até mesmo ambientes com atmosferas adequadas.

Design Gráfico Receitas

MECKLER, R. WIPPO | KOREN, LEONARD

Este livro contém mais de mil ilustrações que demonstram a eficácia dos elementos de design gráfico, dos tratamentos de tipologia, das soluções espaciais e das apresentações visuais, permitindo que qualquer pessoa examine e compare várias propostas de desenho de maneira imediata. É uma fonte de consulta fundamental para designers de livros, revistas, pôsteres, itens de papelaria, relatórios, logotipos, etiquetas, cardápios, anúncios, entre muitos outros.

Comunicação Escrita

BAHIENSE, RAQUEL

Quem redige deve ser capaz de organizar a estrutura de um texto, com início, meio e fim, usando o registro formal da língua, sem chavões ou modismos. Esses requisitos, obrigatórios em concursos e para um bom desempenho profissional, formam as competências de redação exigidas pelo Enem para todos os alunos que terminam o ensino médio no País. Partindo dessas competências o livro apresenta um roteiro que ajuda estudantes e profissionais a redigir textos com clareza, correção e objetividade, familiarizando-os com as regras e a prática da redação formal. Sem cair no academicismo gramatical, a autora estabelece um diálogo com seu leitor, mostrando o que é preciso saber e o que evitar ao redigir. Para os que precisam de redação administrativa, o livro traz um capítulo dedicado exclusivamente à comunicação empresarial com orientações e exemplos dos principais tipos de textos usados em ofícios, memorandos, atas, cartas comerciais e outros.

Impressão & Acabamento - Coleção Design Básico

HARRIS, PAUL | AMBROSE, GAVIN

Este livro apresenta ilustrações e exemplos de projetos contemporâneos, introduz os aspectos da impressão e do acabamento de designs com explicações visuais. Dos tipos de suporte aos diferentes métodos de impressão, da aplicação de verniz e relevo à encadernação.

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