guiadografico.com

Design Gráfico

The Big Book - Editoração Eletrônica, Design Gráfico & Artes Digitais

Dario Pimentel

Voltado aos estudantes e profissionais, o livro traz em seu conteúdo didático, todos os assuntos relacionados ao mundo do design gráfico.

A Editoração Eletrônica, também conhecida como Desktop Publishing ou DTP, passou por grandes mudanças e avanços importantes nos últimos 15 anos. Desde o aperfeiçoamento técnico até os novos métodos de trabalho, a editoração eletrônica e o design por computador deixaram seu caráter ultrapassado para se expandir além de seus limites, tornando-se mais que um complemento, um trunfo, e revolucionando a comunicação visual e a vida dos seres humanos.

Essa é a visão que Dario Pimentel nos passa em seu livro 'THE BIG BOOK - Volume 1'. Destinado para quem é ou deseja ser designer gráfico, publicitário,
ilustrador, fotógrafo, profissional de criação ou artes gráficas, editoração, jornalismo ou marketing, Pimentel mergulha de modo direto nas nuanças de um mundo que tem muito a ser explorado, presenteando os leitores com detalhes que facilitam e agilizam o trabalho, depois de explorar o desenvolvimento da computação gráfica ao longo dos séculos até chegar aos poderosos aplicativos e recursos para PC, MAC e dispositivos móveis.

Onde encontrar este livro? Acesse: thebigbook.com.br

Morte aos Papagaios

Gustavo Piqueira

Nesta saborosa narrativa, cheia de humor e ousadia, o designer gráfico Gustavo Piqueira faz digressões sobre a própria profissão. Para o autor, a incorporação de experiências e conhecimentos autênticos ao processo criativo é fundamental para que o trabalho seja efetivamente original e relevante. Nesse sentido, ele destaca que a subjetividade é a alma do processo. A objetividade, em contrapartida, pode ser adotada como um caminho seguro, mas que, sozinho, certamente leva a um resultado mais banal.

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/morte-papagaios/

Capas de Santa Rosa

Luís Bueno

Tomás Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização do teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse o seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcante. Luís Bueno destaca neste livro o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/capas-de-santa-rosa/

Qualificação Técnica em Design Gráfico

MENDONÇA, LUCIANE

O design está presente de forma intensa em nosso dia a dia. Este livro tem como função apresentar de modo geral o que é design e os processos gráficos para as pessoas que não possuem nenhum conhecimento sobre ou para dar uma base mais sólida às pessoas que conhecem os processos.

O design trata-se de uma atividade que envolve um projeto para determinar as propriedades dos objetos e peças a serem criados e produzidos. Quando nos deparamos com um bom design, percebemos um ganho em termos de qualidade de uso e estética de um produto, o que tornam compatíveis a função, a estética e a questão econômica. No momento da criação e elaboração de um projeto, muitas vezes a história da arte e do design acabam não sendo tão valorizados, porém, conhecer a história que envolve tudo isso é muito importante. Por isso, toda a História da Arte é mostrada também. Através deste livro, pode-se seguir caminhos que facilitam o trabalho, trazem conhecimentos e enriquecem os projetos.

Aprendemos como dirigir a atenção e organização de conteúdos de um layout de maneira mais eficaz, utilizando princípios básicos do design. Também é feita de maneira ampla uma explanação de cor, tipologia, imagens e elementos que compõem os layouts. Entre os principais tópicos abordados estão o processo de criação do layout até os processos de pré-impressão, passando pela impressão e finalizando no acabamento da gráfica. Tudo isso com imagens para facilitar a assimilação das informações. Este livro traz ainda, o modo de manipulação dos principais softwares de diagramação voltados à gráfica- CorelDRAW X6, Adobe Illustrator CS6, Photoshop CS6 e Adobe InDesign CS6.

Onde encontrar o livro Qualificação Técnica em Design Gráfico?
Consulte essas lojas virtuais:
Cultura | Martins Fontes

Curso de Design Gráfico - Princípios e Práticas

DABNER, DAVID / STEWART, SANDRA

'Curso de design gráfico - Princípios e práticas' é um livro básico para designers gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital. Conselhos práticos sobre todos os aspectos do design gráfico - desde a compreensão dos fundamentos básicos até a geração de um conceito original e a criação de designs finalizados e bem-sucedidos.

Exemplos extraídos de todas as mídias - revistas, livros, jornais, web, sites e identidades corporativas de marcas. Muitos exercícios e tutoriais para estudantes e briefings de design autênticos. Este livro contém recomendações específicas sobre como adaptar os designs para que sejam compatíveis com diferentes projetos, incluindo informações sobre técnicas de geração de imagem digital, gráficos dinâmicos e design para a web, além de aplicativos para dispositivos móveis.

Desenho de Rótulos com Illustrator

RAISSA PALAMARCZUK

Este livro objetiva ensinar a todos que desejam criar rótulos com o Illustrator, um dos principais softwares gráficos da área. Além disso, ensina o desenho de rótulos com profissionalismo, seguindo as especificações técnicas obrigatórias e os detalhes que envolvem os diversos processos de impressão.

Conheça as ferramentas, saiba qual utilizar para realizar cada efeito e entenda os detalhes de cada tipo de rótulo. Passo a passo de 9 tipos de rótulos diferentes.

Criar um rótulo para qualquer produto é, de fato, um desafio. Há muitas questões por trás do desenvolvimento de uma embalagem e de um rótulo. É tarefa do designer reunir essas questões e, com muita habilidade, resolver o maior número delas que conseguir com seu projeto.

Diversos problemas podem ocorrer nesse processo, como falta de informação técnica sobre o mercado, falta de briefing por parte do cliente, falta de revisão, erros de impressão, e outros tantos incontáveis...

Para ser um bom designer é preciso ser pesquisador e curioso. Mais do que isso, é preciso não se conformar. Não desistir de encontrar a solução para determinado rótulo ou embalagem, tanto em matéria de design quanto de conteúdo técnico e detalhes, aparentemente sem importância. É essencial conhecer bem o produto, o mercado, a logística, o ponto de venda, o consumidor e, principalmente, a marca.

Além disso, o designer deve conhecer e manejar bem as ferramentas disponíveis para seu trabalho, como os softwares gráficos que a cada ano são aprimorados, possibilitando o desenvolvimento de novos recursos para produção.

Compre este livro diretamente no site da Editora Leon:
http://www.editoraleon.com.br/Desenho-de-Rotulos-com-Illustrator/prod-3221525/

Teoria de Design Gráfico

ARMSTRONG, HELEN

Reunião de 24 textos teóricos fundamentais de protagonistas da teoria e da prática do design como Aleksandr Ródtchenko, El Lissítzki, Jan Tschichold, Herbert Bayer, Paul Rand, Wolfgang Weingart, Catherine McCoy e Paula Scher. Organizado cronologicamente, a seleção começa com os escritos combativos do início do século XX, como o Manifesto futurista de F. T. Marinetti, e se estende até o debate contemporâneo, incluindo textos atuais como Projetando o design de KenyaHara. A edição está organizada em três partes, encadernadas separadamente mas unidas por uma linha do tempo, que localiza e relaciona cada um dos textos e autores. O volume inclui ainda uma breve contextualização histórica de cada texto, além de glossário e bibliografia.

Imagens & Cores - Da criação à produção

Chico Crevin

O livro “Imagens & Cores da criação à produção” vem desmistificar o processo da utilização de imagens, composição e gerenciamento de cores a partir de sua criação ao ambiente gráfico. Com uma linguagem simples e ilustrada, mostra todos os caminhos para se obter um original com qualidade e adequado às principais formas de mídias. Redigido com o intuito de embasar tecnicamente a criação de designers, fotógrafos e jornalistas que se utilizam de imagens e cores no seu dia a dia. Imagens & Cores traz ainda, a Escala de Cores Crevin, a única escala do mercado impressa com a combinação das quatro cores (CMYK) com variação de 10% em 10% em papel couchê e offset. A obra recebe um tratamento de ‘livro de arte e fotografia’, com 272 páginas, impresso todo a quatro cores, com capa dura e produzido com papéis certificados FSC.


O livro pode ser adquirido diretamente no site:
http://www.imagensecores.com.br

Design para Quem não é Designer - Principios de Design e Tipografia para Iniciantes (4ª Edição)

WILLIAMS, ROBIN

Você quer uma aparência melhor para suas páginas impressas ou eletrônicas, mas não sabe como fazê-lo? Você percebe que a página criada por seu amigo tem uma estética melhor do que a sua, mas não sabe por quê? Você quer aprender mais sobre design, mas não tem tempo disponível ou não deseja estudar profundamente esse tema? Então, este livro é perfeito para você.

O Design Brasileiro Antes do Design

(Organizador) CARDOSO, RAFAEL

Com uma coletânea de nove ensaios sobre temas situados no período de 1870 a 1960, este livro propõe o recuo ao marco zero na historiografia do design brasileiro, tornando-se de imediato uma obra única e fundamental na área.

O título inicia uma série desta editora inteiramente dedicada à história do design no Brasil. No primeiro volume, são discutidos projetos do ilustrador J. Carlos para a revista Paratodos; as memoráveis capas de livros de Tomás Santa Rosa; as primeiras embalagens de discos; e os baralhos da marca Copag, entre outros assuntos que expôem trajetórias fundamentais e pouco conhecidas do design no país.

Máquinas gráficas e equipamentos gráficos usados

Quer vender ou comprar máquinas ou equipamentos gráficos usados? Divulgue na seção Classificados! Clique aqui para conhecer.

Produtos e Serviços

Encontre fornecedores de blanquetas, chapas, cilindros, papéis, tintas, peças, facas, filmes, e muitos outros produtos para sua gráfica clicando aqui!

Divulgue sua empresa neste site!

Sua empresa vende produtos ou presta serviços para Gráficas? Divulgue! Clique aqui para informações.

Sua empresa é uma gráfica e presta serviços de impressão de materiais comerciais, promocionais ou editoriais para o cliente final? Divulgue! Clique aqui para informações.

Ofertas

Receba ofertas dos nossos anunciantes. Clique aqui e cadastre-se!

Artigos

Leia artigos sobre processos de impressão, manutenção, oportunidades, gestão, qualidade, sustentabilidade, entre muitos outros assuntos clicando aqui.

Notícias

Encontre notícias, lançamentos e novidades, sobre o setor gráfico clicando aqui.

Livros

Encontre sugestões de livros sobre processos de impressão, produção, gráfica, softwares, design gráfico, entre outros assuntos, clicando aqui.

Glossário

O significado de expressões e vocábulos utilizados no setor gráfico e outros termos de uso recorrente, consulte no Glossário clicando aqui.

Eventos

Consulte nesta seção a agenda de feiras, exposições, palestras, encontros, workshops, e outros eventos relacionados ao setor gráfico clicando aqui.

Não encontrou o que procura?

Não encontrou algum produto ou serviço para sua gráfica? Contate-nos! Nós procuraremos para você! Clique aqui para informações.

Há uma vaga de emprego aberta na sua empresa?

Divulgue a vaga na seção “Empregos” e receba diversos currículos! O anúncio é gratuito. Para informações clique aqui.



O que você procura?