Livros sobre Editoração :: Guia do Gráfico :: Livros sobre Editoração
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Livros
Editoração

The Big Book - Editoração Eletrônica, Design Gráfico & Artes Digitais

Dario Pimentel

Voltado aos estudantes e profissionais, o livro traz em seu conteúdo didático, todos os assuntos relacionados ao mundo do design gráfico.

A Editoração Eletrônica, também conhecida como Desktop Publishing ou DTP, passou por grandes mudanças e avanços importantes nos últimos 15 anos. Desde o aperfeiçoamento técnico até os novos métodos de trabalho, a editoração eletrônica e o design por computador deixaram seu caráter ultrapassado para se expandir além de seus limites, tornando-se mais que um complemento, um trunfo, e revolucionando a comunicação visual e a vida dos seres humanos.

Essa é a visão que Dario Pimentel nos passa em seu livro 'THE BIG BOOK - Volume 1'. Destinado para quem é ou deseja ser designer gráfico, publicitário,
ilustrador, fotógrafo, profissional de criação ou artes gráficas, editoração, jornalismo ou marketing, Pimentel mergulha de modo direto nas nuanças de um mundo que tem muito a ser explorado, presenteando os leitores com detalhes que facilitam e agilizam o trabalho, depois de explorar o desenvolvimento da computação gráfica ao longo dos séculos até chegar aos poderosos aplicativos e recursos para PC, MAC e dispositivos móveis.

Onde encontrar este livro? Acesse: thebigbook.com.br

Como editar um livro

KUCHENBECKER, VALTER | AREND, DENISE

Este manual foi revisto e atualizado de acordo com as últimas normas da ABNT. Recebeu novas informações técnicas e anexos nos quais constam, na íntegra, as recentes leis nacional e estadual do livro, além da lei que tipifica os crimes de violação de direitos autorais. Como novidade, o leitor também encontrará dicas referentes a inadequações redacionais, informações sobre a Biblioteca Nacional e a indicação de sites interessantes de organizações brasileiras cujo principal escopo é o livro.

Editoração - Um Sistema de Comunicação

RICARDO STERCHELE

A Editoração, apesar da existência milenar do seu principal produto, o livro, é totalmente desconhecida do grande público, e até mesmo por outros profissionais de Comunicação.
O editor tem sido considerado como um empresário que investe seu capital em publicações. Por sua vez, os profissionais que editoram uma obra são considerados como técnicos, e as atividades fora da área gráfica nem são consideradas como editoração, a exemplo do que ocorre na produção de discos, vídeos, multimídia etc.
A verdade é que a Editoração é um processo completo e harmônico que se estende desde a descoberta de necessidades culturais até o efetivo suprimento delas, incluindo a escolha do objetivo, o acompanhamento da elaboração da obra, sua produção, reprodução, distribuição e a verificação da receptividade do público-alvo em relação ao que foi objetivado.
Dessa forma, Editoração pode ser definida como sendo o processo de comunicação que controla e regula a produção de informações culturais entre uma fonte criadora e seus consumidores, utilizando-se de canais que possibilitem difundi-las e acessá-las individualmente a qualquer tempo e lugar.
Para que o sistema editorial pudesse ser demonstrado, buscou-se auxílio na Cibernética, ciência que dispõe de conceitos que permitem estudar e elaborar o sistema regulador de um determinado processo a fim de otimizá-lo, isto é, fazer com que o objetivo do processo seja alcançado através de um conjunto de ações que requeiram o menor esforço.
Este livro apresenta uma visão mais geral das ações necessárias à transmissão de mensagens culturais e o que cada uma dessas ações deve desenvolver para otimizar o conjunto. Isso permitirá uma revisão das posturas adotadas no setor, que resultará no enriquecimento cultural da sociedade e, conseqüentemente, no progresso da Nação.

Fonte: http://www.frontis.com.br/Sum_edit.htm - Acesso em 25 de novembro de 2012.

A Imagem Digital na Editoração - Manipulação, Conversão e Fechamento de Arquivo

MARTINS, NELSON

Futuros produtores gráficos, designers, operadores de softwares, profissionais de birô, estudantes de comunicação e micreiros que se interessam pelo trabalho com imagens digitais vão gostar deste livro. Com informações básicas, dá uma visão de todo o fluxo do trabalho digital na editoração. Trata de assuntos fundamentais como - captura, manipulação e conversão de imagens, cor digital e fechamento de arquivos para impressão são tratados com objetividade.

Planejamento Visual Gráfico

RIBEIRO, MILTON

Planejamento visual gráfico tem como objetivo suprir todas as necessidades básicas de informação dos estudantes e profissionais da área de comunicação no toca à comunicação visual gráfica. Em linguagem simples e didática, fartamente ilustrada, o autor expõe os diversos elementos da tecnologia gráfica no que se refere ao papel e seu emprego, os tipos e suas vantagens e desvantagens, inclusive a história do desenvolvimento dessas técnicas.

Trata ainda da revisão e da fotogravura e tratamento de cores, bem como faz uma demonstração detalhada dos principais componentes estéticos que determinam a qualidade de um impresso, seja um cartão de visitas, um livro, jornal, revista, cartaz ou folheto. Seleciona, para complementar, apoiado em uma experiência didática, uma série de exercícios sobre diversos trabalhos gráficos, como suporte para o desenvolvimento de um bom curso sobre a matéria. Finalmente, foram relacionados os termos técnicos mais usados no ramo das Artes Gráficas, em um pequeno glossário, ao qual se acrescenta vasta bibliografia, que inclusive serviu para a elaboração do livro.

Planejamento Visual Gráfico surge como resultado de 40 anos de experiência didática e profissional no campo de das Artes Gráficas onde se traduz de forma organizada o universo teórico e prático dessa forma de expressão, no que acreditamos ser a mais completa obra em português sobre o assunto, agora acrescida das informações necessárias para a editoração eletrônica.

Fonte: http://www.lgeeditora.com.br/

Editoração Gráfica - Aprenda Fácil

PATRICIO, DJALMA

Este é o manual adequado para quem trabalha ou pretende trabalhar com a produção gráfica ou eletrônica, utilizando os princípios básicos, porém, indispensáveis da diagramação. O leitor/usuário de ferramentas de editoração gráfica tem aqui um detalhado roteiro que vai desde os critérios para a escolha de uma mídia impressa até a colocação de títulos, imagens, legendas, entre tantos outros elementos visuais. Além disso, dispõe de um rico glossário sobre termos pertinentes à área, indispensável para profissionais e iniciantes.

Impressão & Acabamento - Coleção Design Básico

HARRIS, PAUL | AMBROSE, GAVIN

Este livro apresenta ilustrações e exemplos de projetos contemporâneos, introduz os aspectos da impressão e do acabamento de designs com explicações visuais. Dos tipos de suporte aos diferentes métodos de impressão, da aplicação de verniz e relevo à encadernação.

Como se fazer uma tipografia suíça?

WEINGART, WOLFGANG

Como se pode fazer tipografia suíça?' é um livro que aborda questões essenciais na formação do designer. Wolfgang Weingart expõe suas idéias sobre a ética no design gráfico, retoma conceitos como sintaxe e semântica para ressaltar a importância da palavra na tipografia, e, principalmente, questionar o conceito da escola e do ensino do design no mundo. Weingart convida o leitor a deixar de lado tudo o que sabe sobre tipografia e o desafia, por meio de exercícios e soluções de problemas, a experimentar e a desenvolver uma linguagem própria. O autor questiona a si próprio e a seus métodos, instigando os alunos a buscarem caminhos alternativos de aprendizado. O livro, em edição bilíngüe (português e inglês), reproduz imagens e legendas usadas por Wolfgang Weingart em um ciclo de palestras nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha.

A Construção do Livro - Princípios da Técnica de Editoração

ARAUJO, EMANUEL | LEMOS, BRIQUET DE

Emanuel Araújo, conhecedor do universo do livro, oferece-nos um texto de informações teóricas e práticas. Apostando na existência do livro-objeto pelos séculos futuros, e ciente dos avanços tecnológicos gráficos e editoriais, o autor explica os antecedentes históricos da produção, e detalha os procedimentos mais recentes de sua época. E se hoje os métodos modernizaram-se, o que foi substituído virou processo histórico, e nada melhor que conhecer o passado a fim de compreender e praticar as peculiaridades do ofício. Com o mesmo objetivo, a Lexikon Obras de Referência e a Fundação Editora da UNESP, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, lançam esta edição, revista e atualizada por Briquet de Lemos - editor, professor de biblioteconomia e colega de Emanuel Araújo. O texto original foi acrescido das técnicas surgidas nas últimas duas décadas desde sua primeira publicação.

A Arte Invisível

MARTINS FILHO, PLINIO

Ao folhear um livro, o leitor nem sempre – ou quase nunca – se dá conta das escolhas gráficas e tipográficas feitas pelo designer. No entanto, é essa preocupação constante do profissional que faz uma publicação ser mais bonita e mais fácil de ler. Este pequeno volume traz um conjunto de citações de especialistas sobre o design e a edição de livros. Uma das frases, de Richard Hendel, define bem o ofício: "Se a impressão é a arte negra, o design do livro pode ser a arte invisível".

Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO