APL das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista lança revista e firma convênio com Caixa :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

13 de maio de 2014

APL das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista lança revista e firma convênio com Caixa

Setor gráfico reage à crise; sindicatos patronais e laborais unem-se; acordo com Caixa estabelece linha de crédito especial a partir de 0,83% ao mês

Escritório da Mídia

Na próxima quarta-feira, 14 de maio, o Salão Nobre da Prefeitura de São Bernardo do Campo recebe autoridades, representantes sindicais e empresários do ramo gráfico para o lançamento da primeira edição da Revista do APL das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista. A publicação faz parte dos trabalhos realizados pelo APL das Indústrias Gráficas, que engloba as sete cidades do Grande ABC paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e nove do litoral (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

A Revista do APL das Indústrias Gráficas, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e pelos sindicatos patronal (Singrafs) e laboral (Stigabc e Stig Santos, São Vicente e Região) da categoria tem como objetivo fazer um panorama do setor gráfico, as dificuldades enfrentadas e a busca por melhorias e sustentabilidade.

Representantes da Prefeitura de São Bernardo - como o prefeito Luiz Marinho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição -, do BNDES, Finep, Senai, Sebrae e de entidades sindicais concederam entrevistas e assinaram artigos para a Revista.

A publicação destaca a importância dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), em especial o Gráfico, as dificuldades do mercado, a concorrência com produtos gráficos importados, reivindicações e conquistas do setor. Além disso, traz exemplos de empresas da região que priorizam a gestão ambiental e sustentável.

Assinatura do Convênio entre CAIXA e APL Gráfico. A parceria entre a Caixa e o APL das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista visa beneficiar os empresários gráficos participantes deste Arranjo Produtivo Local com uma linha de crédito especial, com juros a partir de 0,83%, e atendimento exclusivo.

O contrato será assinado, simbolicamente, pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; pelo secretário Jefferson José da Conceição; presidente do Singrafs, António José Simões Vieira Gameiro, o Tonzé – que representará o APL da Indústria Gráfica – e pelo gerente regional da Superintendência Regional da Caixa no ABC, Ronny Peterson da Costa.

Na ocasião, o representante do banco falará sobre os benefícios deste convênio firmado com o APL aos empresários gráficos presentes e demais convidados.

APL das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista. Em 2008, com o apoio do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Singrafs iniciou o projeto do Polo Gráfico. Naquele ano, formou-se um grupo com 20 empresas gráficas da região atendida pelo sindicato.

Todos os empresários passaram por treinamentos e palestras de gestão, fluxo de caixa, marketing, compras conjuntas e associativismo. O objetivo era o de fazer com que encarassem o projeto como uma forma de cooperação entre as gráficas, que resultaria na redução de custos, aumento da produtividade e, consequentemente, do faturamento.

Depois de um período inativo, o projeto do APL Gráfico foi retomado em 2013, desta vez com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Atualmente, todas as 130 empresas filiadas ao Singrafs integram o Arranjo Produtivo Local das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista.







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO