guiadografico.com

Livros

Comunicação com Cores - Uma abordagem científica pela percepção visual

CSILLAG, PAULA

Transitando pelos campos de design, arte, psicologia e neurologia, Paula Csillag consolidou uma metodologia original de análise, contribuindo para ampliar o uso das cores. Esse modelo, criado pela autora e fruto de uma pesquisa apoiada pelo Centro de Altos Estudos da ESPM, foi apresentado em congresso internacional nos Estados Unidos, em 2007, tendo seu artigo sido premiado e eleito como o melhor no Book of Selected Readings. A partir disso e com base em estudos científicos, ela descreve princípios que orientam a aplicação das cores na comunicação visual, partindo de escolhas mais conscientes, que não dependam unicamente da intuição ou do talento dos criadores.

Manual de Produção Gráfica - Terceira Edição

BARBOSA, CONCEICAO

Esta 3.ª edição revista atualizada do Manual Prático de Produção Gráfica é bem a prova da aceitação que este livro tem tido junto do seu público-alvo: todos os envolvidos no processo da produção gráfica - desde clientes a accounts ou criativos - bem como quem quer que se interesse especialmente pelos processos e implicações de uma produção gráfica criativa e de qualidade. O manual aborda, entre outros temas, a preparação dos ficheiros para impressão, a avaliação e a escolha dos originais, a opção correta das cores, a prevenção do ganho de ponto, a avaliação e a correção das provas de cor, a preferência do processo de impressão, a escolha dos suportes adequados para imprimir e os acabamentos indicados, a descrição de um trabalho e a seleção da gráfica. Nesta 3.ª edição, as atualizações mais importantes foram feitas nos capítulos relativos à impressão digital e aos acabamentos, duas áreas que têm conhecido uma evolução significativa nos últimos tempos.

Comunicação Visual, Design e Publicidade

MESQUITA, FRANCISCO

Este livro resulta da atividade que o autor tem mantido ao longo dos anos, enquanto professor e publicitário. Neste sentido, pode dizer-se que é um trabalho de compromisso entre estas duas vivências. Assente num registo teórico das matérias que aborda, são também apresentadas metodologias práticas de desenvolvimento e produção de imagens. Foi opção fazer uma abordagem de vários assuntos relacionados com a imagem e, desta forma, conferir a esta obra um carácter amplo, mas sempre com uma preocupação de desenvolver conteúdos úteis e entre si relacionados.

CorelDRAW X8 - Primeiros Passos

GODOY, ABRAAO GOMES DE

Este livro apresenta uma breve introdução ao CorelDRAW X8, um dos principais editores de ilustrações e desenhos vetoriais da atualidade. Por meio de atividades passo a passo, você aprenderá a utilizar as ferramentas básicas do programa para criar cartões de visitas, logotipos, embalagens e documentos simples, contando com o auxílio de arquivos de modelo disponibilizados on-line. Ideal para usuários iniciantes em informática ou que desejam dar os primeiros passos no CorelDRAW.

The Big Book - Editoração Eletrônica, Design Gráfico & Artes Digitais

Dario Pimentel

Voltado aos estudantes e profissionais, o livro traz em seu conteúdo didático, todos os assuntos relacionados ao mundo do design gráfico.

A Editoração Eletrônica, também conhecida como Desktop Publishing ou DTP, passou por grandes mudanças e avanços importantes nos últimos 15 anos. Desde o aperfeiçoamento técnico até os novos métodos de trabalho, a editoração eletrônica e o design por computador deixaram seu caráter ultrapassado para se expandir além de seus limites, tornando-se mais que um complemento, um trunfo, e revolucionando a comunicação visual e a vida dos seres humanos.

Essa é a visão que Dario Pimentel nos passa em seu livro 'THE BIG BOOK - Volume 1'. Destinado para quem é ou deseja ser designer gráfico, publicitário,
ilustrador, fotógrafo, profissional de criação ou artes gráficas, editoração, jornalismo ou marketing, Pimentel mergulha de modo direto nas nuanças de um mundo que tem muito a ser explorado, presenteando os leitores com detalhes que facilitam e agilizam o trabalho, depois de explorar o desenvolvimento da computação gráfica ao longo dos séculos até chegar aos poderosos aplicativos e recursos para PC, MAC e dispositivos móveis.

Onde encontrar este livro? Acesse: thebigbook.com.br

O Uso das Cores

Cris Peter

'O Uso das Cores' apresenta o universo da colorização com uma linguagem simples e agradável, mas sem descuidar de todos os aspectos técnicos e teóricos fundamentais. O livro é destinado tanto a quem já trabalha na área de artes visuais (designers gráficos, quadrinistas, diretores de arte, publicitários, ilustradores etc.) quanto às pessoas que se interessam pelo tema, sejam ou não profissionais. A colorista brasileira Cris Peter (que trabalha para editoras norte-americanas de quadrinhos, como Marvel e DC Comics) aborda desde as ferramentas mais básicas de criação e uso da cor até assuntos avançados, como matiz, saturação, luminosidade, roda cromática, storytelling, profundidade, foco e diversos outros tópicos.

Bibliomania

Lincoln Secco, Marisa Midori Deaecto

Se me perguntassem hoje qual seria a coisa que mais intensamente desejo, responderia: em primeiro lugar, UM BELO LIVRO. Belo em seu formato, em sua tipologia, em seu papel… Em segundo lugar, almejaria que esse livro tivesse como assunto o próprio livro. Como dizia Charles Nodier: “Depois do prazer de possuí-los, não há outro mais grato que o de falar deles”. É o que fazem, aqui, Marisa Midori Deaecto e Lincoln Secco, dois jovens eruditos que têm em comum a paixão pelo livro e pela história. Eles falam dos livros como falamos de nossos amigos, de pessoas íntimas, numa escrita semelhante a um concerto de voz a serviço do tema, como só os verdadeiros escritores têm a ousadia de fazer.

Os gestos de escrever e de editar não podem ser concebidos sem um prazer soberano. Bibliomania é uma cooperação harmônica entre alguns atores do mundo editorial (autor, editor e designer) que veem o livro como uma terra de palavras, de acolhimento e de deleite.

Que o leitor, na impossibilidade de saboreá-lo, aspire-o, sinta-o, decifre-o… [Plinio Martins Filho]

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/bibliomania-2/

Morte aos Papagaios

Gustavo Piqueira

Nesta saborosa narrativa, cheia de humor e ousadia, o designer gráfico Gustavo Piqueira faz digressões sobre a própria profissão. Para o autor, a incorporação de experiências e conhecimentos autênticos ao processo criativo é fundamental para que o trabalho seja efetivamente original e relevante. Nesse sentido, ele destaca que a subjetividade é a alma do processo. A objetividade, em contrapartida, pode ser adotada como um caminho seguro, mas que, sozinho, certamente leva a um resultado mais banal.

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/morte-papagaios/

Clichês Brasileiros

Gustavo Piqueira

Utilizando-se apenas de imagens de um antigo catálogo brasileiro de clichês tipográficos (Catálogo de Clichês D. Salles Monteiro, publicado em edição fac-similar pela Ateliê Editorial, em 2003), Gustavo Piqueira compõe uma inusitada narrativa visual contemporânea em seu novo livro, Clichês Brasileiros.
Os clichês tipográficos eram matrizes, gravadas em madeira ou metal, utilizadas como complemento figurativo ao conteúdo textual no processo tipográfico de impressão, método dominante na produção de impressos durante quase cinco séculos.

Mas o título do livro não se deve exclusivamente às matrizes usadas para a confecção das ilustrações. A cada virada de página, topamos com outro tipo de clichês brasileiros: dos históricos, como a chegada dos portugueses, a catequização dos índios ou os ciclos do café e do ouro, até clichês do Brasil de hoje, cheio de engarrafamentos, dívidas, condomínios fechados e alienação. Todos retratados com sutil irreverência e grande riqueza gráfica.

O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.

Prêmio Good Design Awards 2013
Prêmio If Design Awards 2013
Prêmio Lusófono da Criatividade 2014

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/cliches-brasileiros/

Capas de Santa Rosa

Luís Bueno

Tomás Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização do teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse o seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcante. Luís Bueno destaca neste livro o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/capas-de-santa-rosa/

Máquinas gráficas e equipamentos gráficos usados

Quer vender ou comprar máquinas ou equipamentos gráficos usados? Divulgue na seção Classificados! Clique aqui para conhecer.

Produtos e Serviços

Encontre fornecedores de blanquetas, chapas, cilindros, papéis, tintas, peças, facas, filmes, e muitos outros produtos para sua gráfica clicando aqui!

Divulgue sua empresa neste site!

Sua empresa vende produtos ou presta serviços para Gráficas? Divulgue! Clique aqui para informações.

Sua empresa é uma gráfica e presta serviços de impressão de materiais comerciais, promocionais ou editoriais para o cliente final? Divulgue! Clique aqui para informações.

Ofertas

Receba ofertas dos nossos anunciantes. Clique aqui e cadastre-se!

Artigos

Leia artigos sobre processos de impressão, manutenção, oportunidades, gestão, qualidade, sustentabilidade, entre muitos outros assuntos clicando aqui.

Notícias

Encontre notícias, lançamentos e novidades, sobre o setor gráfico clicando aqui.

Livros

Encontre sugestões de livros sobre processos de impressão, produção, gráfica, softwares, design gráfico, entre outros assuntos, clicando aqui.

Glossário

O significado de expressões e vocábulos utilizados no setor gráfico e outros termos de uso recorrente, consulte no Glossário clicando aqui.

Eventos

Consulte nesta seção a agenda de feiras, exposições, palestras, encontros, workshops, e outros eventos relacionados ao setor gráfico clicando aqui.

Não encontrou o que procura?

Não encontrou algum produto ou serviço para sua gráfica? Contate-nos! Nós procuraremos para você! Clique aqui para informações.

Há uma vaga de emprego aberta na sua empresa?

Divulgue a vaga na seção “Empregos” e receba diversos currículos! O anúncio é gratuito. Para informações clique aqui.



O que você procura?