Livros sobre Livros :: Guia do Gráfico :: Livros sobre Livros
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Livros
Livros

Bibliomania

Lincoln Secco, Marisa Midori Deaecto

Se me perguntassem hoje qual seria a coisa que mais intensamente desejo, responderia: em primeiro lugar, UM BELO LIVRO. Belo em seu formato, em sua tipologia, em seu papel… Em segundo lugar, almejaria que esse livro tivesse como assunto o próprio livro. Como dizia Charles Nodier: “Depois do prazer de possuí-los, não há outro mais grato que o de falar deles”. É o que fazem, aqui, Marisa Midori Deaecto e Lincoln Secco, dois jovens eruditos que têm em comum a paixão pelo livro e pela história. Eles falam dos livros como falamos de nossos amigos, de pessoas íntimas, numa escrita semelhante a um concerto de voz a serviço do tema, como só os verdadeiros escritores têm a ousadia de fazer.

Os gestos de escrever e de editar não podem ser concebidos sem um prazer soberano. Bibliomania é uma cooperação harmônica entre alguns atores do mundo editorial (autor, editor e designer) que veem o livro como uma terra de palavras, de acolhimento e de deleite.

Que o leitor, na impossibilidade de saboreá-lo, aspire-o, sinta-o, decifre-o… [Plinio Martins Filho]

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/bibliomania-2/

Repensando o modelo de negócios do livro - Estratégias operacionais para a gestão editorial

FERNANDES, HELIO PUGLIA / GONÇALVES, MARILSON ALVES

A obra pretende mostrar a utilização do 'blueprinting' - ferramenta de análise de serviços - aplicado a uma empresa editorial. Partindo da visão de que o cliente espera de uma empresa não apenas produtos, mas também serviços, o livro busca apresentar como o 'blueprinting' pode ajudar a detectar oportunidades para a melhoria da gestão de uma editora e como esta pode aprimorar a sua relação com o consumidor.

Como editar um livro

KUCHENBECKER, VALTER | AREND, DENISE

Este manual foi revisto e atualizado de acordo com as últimas normas da ABNT. Recebeu novas informações técnicas e anexos nos quais constam, na íntegra, as recentes leis nacional e estadual do livro, além da lei que tipifica os crimes de violação de direitos autorais. Como novidade, o leitor também encontrará dicas referentes a inadequações redacionais, informações sobre a Biblioteca Nacional e a indicação de sites interessantes de organizações brasileiras cujo principal escopo é o livro.

Editoração - Um Sistema de Comunicação

RICARDO STERCHELE

A Editoração, apesar da existência milenar do seu principal produto, o livro, é totalmente desconhecida do grande público, e até mesmo por outros profissionais de Comunicação.
O editor tem sido considerado como um empresário que investe seu capital em publicações. Por sua vez, os profissionais que editoram uma obra são considerados como técnicos, e as atividades fora da área gráfica nem são consideradas como editoração, a exemplo do que ocorre na produção de discos, vídeos, multimídia etc.
A verdade é que a Editoração é um processo completo e harmônico que se estende desde a descoberta de necessidades culturais até o efetivo suprimento delas, incluindo a escolha do objetivo, o acompanhamento da elaboração da obra, sua produção, reprodução, distribuição e a verificação da receptividade do público-alvo em relação ao que foi objetivado.
Dessa forma, Editoração pode ser definida como sendo o processo de comunicação que controla e regula a produção de informações culturais entre uma fonte criadora e seus consumidores, utilizando-se de canais que possibilitem difundi-las e acessá-las individualmente a qualquer tempo e lugar.
Para que o sistema editorial pudesse ser demonstrado, buscou-se auxílio na Cibernética, ciência que dispõe de conceitos que permitem estudar e elaborar o sistema regulador de um determinado processo a fim de otimizá-lo, isto é, fazer com que o objetivo do processo seja alcançado através de um conjunto de ações que requeiram o menor esforço.
Este livro apresenta uma visão mais geral das ações necessárias à transmissão de mensagens culturais e o que cada uma dessas ações deve desenvolver para otimizar o conjunto. Isso permitirá uma revisão das posturas adotadas no setor, que resultará no enriquecimento cultural da sociedade e, conseqüentemente, no progresso da Nação.

Fonte: http://www.frontis.com.br/Sum_edit.htm - Acesso em 25 de novembro de 2012.

Impresso no Brasil - Dois séculos de livros brasileiros

BRAGANÇA, ANIBAL | ABREU, MARCIA

'Impresso no Brasil' traz uma reunião de ensaios que abarcam a história do livro e da leitura no país por mais de dois séculos. A obra, por meio de múltiplas visões, procura contribuir para a nova história do livro e da leitura no país, relatando desde a instalação da primeira tipografia na colônia, até a contemporaneidade, mostrando inclusive os grandes desafios que ora se apresentam para a indústria editorial e para o livro impresso.

A produção de um livro independente - Um guia para autores, artistas e designers

LUPTON, ELLEN

Nesta obra, os autores tratam de aspectos comerciais da publicação independente, desde como obter um ISBN até usar serviços de distribuição on-line e tecnologias de impressão digital. Eles também exploram princípios visuais do design, procurando levar o leitor passo a passo pelo processo de planejamento e produção de um livro que seja pessoal ou profissional, descompromissado ou detalhista.

O Livro e o Designer I

FAWCETT-TANG, ROGER

O livro e o designer I reúne os mais interessantes, influentes e talentosos designs de livros dos últimos dez anos. São mais de cem títulos selecionados entre publicações de grandes editoras estrangeiras independentes e até mesmo de livros artísticos por suas qualidades excepcionais de design. Também estão presentes publicações esmeradas que utilizam formatos não-convencionais e de técnicas de impressão e materiais incomuns e ainda são apresentadas publicações extravagantes produzidas para diferentes mercados. Uma grande variedadede livros é apresentada, de romances em edição de bolso de capa mole a monografias sobre arquitetura, de livros com muitas ilustrações a livros puramente textuais.

O Livro na Era Digital - O mercado editorial e as midias digitais

HORIE, RICARDO MINORU | PEREIRA, RICARDO PAGEMAKER

Acredita-se que as emergentes mídias digitais estão influenciando diretamente no tempo dos consumidores modernos e transformando o hábito da leitura em todo o mundo. O texto não é mais lido apenas sob a forma impressa em papel. O texto também está onipresente em uma miríade de suportes suspensos e em uma diversidade de aparelhos tecnológicos, móveis e de comunicação. Uma série de meios, como Kindle da Amazon, o iPhone e iPad da Apple, o Nook da Barnes and Noble, o Google Books, entre outros canais ou plataformas, promete transformar a realidade dos livros através de uma convergência digital e cultural sem precedentes. É o que busca demonstrar Ednei Procópio nesta sua obra.

Tipografia e Design Gráfico - Design e Produção Gráfica de Impressos e Livros

HORIE, RICARDO MINORU | PEREIRA, RICARDO PAGEMAKER

Manual para designers em formação, e uma obra de consulta para os profissionais que procuram novas perspectivas no seu trabalho. Joaquim da Fonseca relata as origens da produção de impressos, refletindo sobre as infinitas possibilidades da produção gráfica na atualidade.

Planejamento Visual Gráfico

RIBEIRO, MILTON

Planejamento visual gráfico tem como objetivo suprir todas as necessidades básicas de informação dos estudantes e profissionais da área de comunicação no toca à comunicação visual gráfica. Em linguagem simples e didática, fartamente ilustrada, o autor expõe os diversos elementos da tecnologia gráfica no que se refere ao papel e seu emprego, os tipos e suas vantagens e desvantagens, inclusive a história do desenvolvimento dessas técnicas.

Trata ainda da revisão e da fotogravura e tratamento de cores, bem como faz uma demonstração detalhada dos principais componentes estéticos que determinam a qualidade de um impresso, seja um cartão de visitas, um livro, jornal, revista, cartaz ou folheto. Seleciona, para complementar, apoiado em uma experiência didática, uma série de exercícios sobre diversos trabalhos gráficos, como suporte para o desenvolvimento de um bom curso sobre a matéria. Finalmente, foram relacionados os termos técnicos mais usados no ramo das Artes Gráficas, em um pequeno glossário, ao qual se acrescenta vasta bibliografia, que inclusive serviu para a elaboração do livro.

Planejamento Visual Gráfico surge como resultado de 40 anos de experiência didática e profissional no campo de das Artes Gráficas onde se traduz de forma organizada o universo teórico e prático dessa forma de expressão, no que acreditamos ser a mais completa obra em português sobre o assunto, agora acrescida das informações necessárias para a editoração eletrônica.

Fonte: http://www.lgeeditora.com.br/

Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO