Gutenberg oferece Retrofit UV ao mercado gráfico brasileiro :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

11 de março de 2014

Gutenberg oferece Retrofit UV ao mercado gráfico brasileiro

Press Communications

A Gutenberg, atenta às transformações pelas quais o mercado gráfico vem passando, oferece aos clientes uma chance única de deixarem suas máquinas mais eficientes, dando a possibilidade da abertura de novos mercados ao empresário gráfico. Trata-se do Retrofit UV.

A tendência pode ser vista nos Estados Unidos, onde a comercialização de máquinas sofre uma redução. Muitas gráficas estão equipando as impressoras antigas com secadores UV de última geração; a estratégia traz maior competitividade ao gráfico, que pode buscar novos nichos de atuação. Mais de 25 máquinas foram atualizadas com secadores UV - nova tecnologia com baixa intensidade e sem ozônio - no país.

O sistema de secagem pode ser facilmente instalado nas impressoras antigas, visto que não necessita de exaustão de ozônio ou refrigeração; o consumo energético é baixo, diminuindo assim o custo de operação, fator crucial no mercado de impressão atual. Agora, as gráficas brasileiras já podem contar com esse serviço através da Gutenberg.

 

Instalação do Retrofit UV

A Gutenberg recentemente completou um extenso retrofit com esta tecnologia, equipando uma máquina no formato 70 x 100 cm 6 cores com verniz com um secador interdeck e um secador na saída. Trata-se da primeira máquina UV do cliente que atua no mercado de embalagens promocionais, trazendo a ele novas perspectivas de mercado.

Os clientes Gutenberg optam em fazer o Retrofit UV principalmente para tornarem sua impressora mais versátil e atenderem alguns mercados de nicho. Em uma das gráficas, que imprime muita embalagem, a impressão UV trouxe muitas vantagens. O processo foi tranquilo: como a máquina era nova e havia operado por poucas semanas, estava limpa e sem desgastes. O processo de instalação do retrofit demorou apenas 10 dias.

É preciso ressaltar que a instalação do Retrofit é perfeitamente possível e tranquila em equipamentos usados, aprimorando o desempenho do equipamento gráfico.

Ainda na etapa de aprendizado com a nova tecnologia, a gráfica começa a perceber a vantagem do custo operacional da máquina com secador UV: mesmo o custo de tinta sendo mais alto, a economia de tempo e perda de material compensam amplamente, não restando dúvidas no resultado final, tanto que o cliente já está pensando em outra máquina com secagem UV. Trata-se de atingir outros nichos de mercado, com aumento de faturamento e agregando valor ao produto final.

 

Benefícios da secagem UV

A tecnologia de secagem UV oferece uma série de benefícios, como:

- Consumo de energia: a secagem UV, especialmente a versão de baixa energia instalada pela Gutenberg, consome significativamente menos energia elétrica, cada vez mais cara atualmente no país. Ela é bem mais lucrativa do que em secador de infravermelho e ar quente, necessários para garantir a eficiente e rápida secagem de tinta offset convencional. Os secadores UV de baixa energia também não necessitam de exaustão do ar quente, outra economia significativa.

- Eliminação do uso de pó: o sistema de cura UV é imediato: o impresso chega na pilha da saída da máquina, com sua superfície totalmente seca, eliminando qualquer possibilidade de decalque de tinta entre as folhas. Isso evita completamente o uso de pó antimaculador; sem pó, a máquina - principalmente cores e guias - não suja, prolongando significativamente sua vida útil e evitando gastos de limpeza e manutenção. O pó antimaculador também é um dos elementos mais perniciosos à saúde dos operadores de máquinas gráficas.

- Redução do ozônio: a secagem UV antigamente era associada à produção de ozônio na gráfica, com consequências negativas à saúde dos operadores e com caros sistemas de exaustão, que jogavam o ozônio para o ar fora da gráfica.

Com os sistemas UV de baixa energia, há pouca produção de raios UV de pequeno comprimento de onda (UV-C 200 - 280 nm), responsável pela produção do ozônio a partir do oxigênio da atmosfera. Com a secagem UV, o ozônio fica dentro do nível admitido pela medicina do trabalho e do controle ambiental, eliminando a necessidade de exaustão forçada e garantindo um ambiente de trabalho saudável aos operadores da gráfica.

 

Gutenberg

A Gutenberg já oferece o serviço ao empresário gráfico no Brasil. Os interessados podem entrar em contato no setor comercial pelo telefone (11) 3225-4400 ou no e-mail gutenbergmaquinas@gutenberg.com.br

A Gutenberg também deixa seu cliente atualizado de todas as novidades da empresa através de sua página no Facebook. Curta: http://www.facebook.com/GutenbergMaquinas.

A Gutenberg estará na ExpoPrint Latin America, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que ocorre de 16 a 22 de julho de 2014 no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Cadastre-se antecipadamente para visitar a feira através do link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página no Facebook: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO