Inovação e ganho de competitividade :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

30 de setembro de 2015

Inovação e ganho de competitividade

Congresso nacional da indústria gráfica discute os dois grandes desafios do setor

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Bastante sensível às oscilações das demais atividades, a indústria gráfica pode ser considerada um setor régua da economia, revelando-se um eficiente termômetro do desempenho do País. Se o setor imobiliário, supermercadista ou automobilístico vão mal, por exemplo, os impressos promocionais caem; sempre que o investimento em educação e cultura diminui, a impressão de livros, revistas e jornais acompanha a queda; se o consumo reflui, isso reflete na impressão de rótulos e embalagens.

Em meio aos efeitos nefastos da crise econômica brasileira e premida por fatores circunstanciais – como a expansão da comunicação eletrônica, o dólar desfavorável à compra de maquinários e insumos e as dificuldades econômicas de países latino-americanos tradicionais importadores do nosso produto gráfico –, o setor projeta novo crescimento negativo para 2015 (-7,5%), mas movimenta-se no sentido de se reinventar e ganhar competitividade.

É essa motivação que permeia a programação do 16º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro e tem como tema “A indústria gráfica em (R)evolução: uma agenda (PRO)positiva”.

Reunindo palestrantes nacionais e internacionais, o evento difundirá cases e soluções criativas e eficazes para a superação desse cenário desafiador, apontando caminhos para o futuro. “Nós, empresários, não podemos continuar à espera de soluções do Estado. Necessitamos, sim, de segurança jurídica, de reforma trabalhista e do estabelecimento de uma carga tributária justa para, em sintonia com os melhores princípios da livre iniciativa, melhorar nossa competitividade e realizar investimentos essenciais aos novos mercados em que a indústria gráfica poderá se fazer presente”, afirma Levi Ceregato, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

Dentre esses novos mercados, Ceregato cita, por exemplo, o da impressão 3D, que promete utilizações em atividades tão díspares quanto a medicina e a construção civil. “É uma revolução no conceito de impressão, tão importante quanto o surgimento da comunicação de massa, protagonizada pela indústria gráfica no passado e essencial para a consolidação da democracia”.

A programação completa do 16º Congraf está disponível no hotsite doppiod.com/rio2015/. O evento acontece simultaneamente ao 28º Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica e ao 22º Theobaldo De Nigris – Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos, o mais importante reconhecimento de excelência gráfica do continente.

O trio de eventos é uma realização da Abigraf Nacional e da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), com coordenação da Abigraf-Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e forte apoio de veículos de comunicação e entidades da cadeia da comunicação impressa. Patrocinam a iniciativa: o Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), na categoria Ouro Plus; Expoprint e Expoprint Digital, Drupa, HP e Suzano, na categoria Ouro; Oki, categoria Prata; Chambril, IBF e Ricoh, como patrocinadores Bronze. 

 

O CREDENCIAMENTO PODE SER FEITO NO EVENTO. PROCURE SUZANA LAKATOS, ASSESSORA DE IMPRENSA (11) 9 9238-1768

SERVIÇO

16º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica
28º Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica
22º Prêmio Theobaldo De Nigris

Quando de 30 de setembro a 2 de outubro
Onde Windsor Barra Hotel
Endereço Avenida Lúcio Costa, 2.630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Para saber mais doppiod.com/rio2015/
]

Para receber outros conteúdos sobre o megaevento da indústria gráfica,
acesse https://www.sendspace.com/filegroup/5wItTjX6JCTf9lH7tzfNG67vjXscIHoF







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO