Rio 2016 e FSC® Brasil anunciam abertura de cadastramento de fornecedores da cadeia de serviços gráficos e impressão :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

22 de julho de 2014

Rio 2016 e FSC® Brasil anunciam abertura de cadastramento de fornecedores da cadeia de serviços gráficos e impressão

GWA Comunicação Integrada

O FSC Brasil e o Comitê Organizador Rio 2016 abrem nos próximos dias, as inscrições da concorrência para contratação de “Empresa Especializada em Serviços de Gráfica e Impressão” para os jogos Olímpicos Rio 2016. Para habilitar sua empresa a participar desse processo, basta acessar o site Portal de Suprimentos e preencher o formulário de pré-cadastro.

Conforme acordo selado no final do ano passado, a Rio 2016 será a primeira Olimpíada em que toda a madeira e produtos de origem florestal adquiridos pela organização, como estruturas temporárias, mobiliário e materiais de comunicação e papelaria, serão certificados. Para participar da concorrência não é preciso já ser fornecedor certificado, mas ter a certificação concluída na última rodada de negociações será requisito obrigatório.

A convocação está aberta a micro, pequenos, médios e grandes fornecedores. No edital anterior, para o setor de movelaria, cerca de setenta empresas se inscreveram, o que demostra o potencial de oferta desse tipo de produto.

Para ser certificada FSC, a madeira ou produto de origem florestal deve respeitar os princípios e critérios do FSC®, que vão muito além da obediência à legislação vigente e contemplam o respeito aos trabalhadores, povos indígenas e tradicionais e às comunidades locais; o uso múltiplo dos serviços da floresta sempre apoiado no tripé econômico, social e ambiental; o cuidado com os valores da floresta e o menor impacto ambiental; a consistência, adequação de escala, monitoramento e avaliação de impactos do plano de manejo; a manutenção das áreas de alto valor de conservação; e a boa gestão, assegurando a sustentabilidade e preservação das florestas no mundo.

 

Sobre a parceria

A parceria entre o FSC Brasil e o Comitê Rio 2016 contribuirá para atingir o equilíbrio entre oferta e demanda, estimular a certificação de outras áreas e, principalmente, da cadeia de custódia, o que garante a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima até a chegada ao consumidor. Além disso, o compromisso assumido é um importante exemplo de articulação de abrangência nacional com o objetivo de promover a sustentabilidade.

Para a Secretária Executiva do FSC Brasil, Fabíola Zerbini, a parceria é altamente relevante e soma-se a outras iniciativas que o FSC executa para estimular a demanda por madeira certificada. “Este projeto com o Comitê Rio 2016 permitirá, além da adoção de melhores práticas e criação de mais oportunidades de negócios para a madeira e produtos certificados FSC, conscientizar as pessoas sobre a importância de consumirem produtos florestais que se originem de um bom plano de manejo”, diz.

De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, a meta não é apenas atingir níveis de excelência na organização dos Jogos, mas também demonstrar liderança no estabelecimento de novos padrões de gestão da sustentabilidade em eventos no Brasil. Tanto é verdade, que a iniciativa brasileira tem como precedente os Jogos de Londres 2012, onde mais de dois terços da madeira do Parque Olímpico e 98% da madeira da Vila dos Atletas eram certificados FSC. Mas vai além: aqui, todos os produtos de origem florestal deverão ter certificação.

E para garantir a participação de pequenos fabricantes, as certificadoras cadastradas no FSC®, o sistema de certificação florestal mais difundindo em todo o mundo, esclarecem que os custos de certificação levam em consideração o porte e complexidade das empresas, permitindo assim que todos possam ter acesso e concorrer em critério de igualdade.

 

Sobre o FSC Brasil

O FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Tem sede na Alemanha e representação em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora de forma igualitária os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. O escritório nacional foi criado em 2001 e desenvolve uma série de projetos para fomentar o crescimento do sistema FSC, garantindo credibilidade e transparência.

 

Sobre o Comitê Organizador Rio 2016

O Comitê é uma empresa privada, sem fins lucrativos, localizado no bairro da Cidade Nova, Rio de Janeiro. É responsável pelo planejamento, entrega e legado do maior evento esportivo do mundo. Trabalha em conjunto com os níveis municipal, estadual e federal de governo, os patrocinadores e apoiadores, a comunidade esportiva e a população do Rio de Janeiro e do Brasil para proporcionar mais do que dias inesquecíveis em 2016.







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO