Setor gráfico paranaense ganha estrutura completa para formação profissional :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

28 de abril de 2015

Setor gráfico paranaense ganha estrutura completa para formação profissional

Senai CIC, em Curitiba, recebe novos equipamentos e passa a oferecer cursos para formação de mão de obra que atenda a todas as necessidades da indústria gráfica

RTPress Comunicação

Sonho antigo do setor gráfico paranaense, a formação de mão de obra qualificada para atender a todas as áreas de produção das empresas agora é realidade. Em 23 de abril, a Área Gráfica do Senai CIC (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Curitiba, apresentou novos equipamentos de ponta que a partir de agora fazem parte do processo de ensino prático nos cursos que abrangem da pré-impressão ao acabamento. A apresentação foi feita em conjunto pelo Senai CIC, Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Paraná).

Criada em 2005 com o nome de Escola Gráfica, a hoje Área Gráfica do Senai iniciou as atividades com formação em editoração e pré-impressão,  mas sempre foi desejo do setor a formação completa, que abrangesse também a impressão e o acabamento. Ao longo dos anos novos equipamentos foram incorporados, inclusive de impressão, mas faltava ainda uma máquina moderna para impressão em quatro cores e equipamentos de acabamento, como máquina de corte e vinco com hot stamping (sistema de impressão especial, sem utilização de tinta, que produz um efeito metalizado), guilhotina e dobradeira. “É realmente um sonho realizado, pois o setor gráfico carece de mão de obra especializada e agora a Área Gráfica do Senai tem condições de oferecer formação completa e com qualidade para nossas empresas”, aponta Jair Leite, presidente da Abigraf-PR. “É um momento histórico para a indústria gráfica paranaense, pois o mercado está muito competitivo e exigente e ter colaboradores capacitados é essencial para produção de qualidade. Agora podemos contar com essa formação completa”, emendou Abilio de Oliveira Santana, presidente do Sigep.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, comentou que é necessária a somatória de forças para fortalecer todos os setores. “O Sigep é um dos sindicatos fundadores da Fiep e um dos mais importantes. Já trabalhei em gráfica e sei do seu papel fundamental para o desenvolvimento da economia na geração de renda e empregos. É um dia histórico para a Fiep fazer parte dessa modernização da Área Gráfica do Senai, que vai privilegiar alunos e o setor gráfico num todo”.

O diretor do Senai, Marco Secco, disse que foram investidos cerca de R$ 2 milhões nos novos equipamentos, com ênfase em uma impressora quatro cores. Com os novos equipamentos, mais cursos serão oferecidos, com a previsão até um curso técnico completo para o ano que vem. Hoje são atendidos cerca de 400 alunos,  mas o objetivo é dobrar este número até o fim do ano. Segundo ele, mais investimentos estão agendados. “Em termos de equipamentos estamos atendendo a uma demanda antiga do setor, mas ainda carecemos de uma estrutura física mais central e maior. Por isso, temos a previsão de inaugurar em dois anos uma nova Área Gráfica do Senai na unidade do Portão, que será maior e adequada para atender as gráficas de Curitiba e região”.

Quem usufrui da Área Gráfica do Senai gostou da modernização. “Já utilizamos os serviços do Senai em Curitiba, mas em algumas ocasiões tivemos que enviar nossos funcionários para fazer cursos em São Paulo por falta de maiores opções aqui. Agora vai aumentar muito a possibilidade de melhorarmos a formação técnica de nossos colaboradores com a estrutura mais completa oferecida pelo Senai CIC”, disse Sandra Elis Swarofsky Reggiani, supervisora de Recursos Humanos da Posigraf.


O vice-presidente da Fiep, Sidney Paciornki; o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo e o presidente do Sigep, Abilio Santana.

 

Cursos

Com os novos equipamentos, o Senai CIC já preparou o curso Impressor Offset Cores, que começa em 8 de maio e vai até 10 de agosto. No programa estão impressão offset, preparação de tintas e gestão de processo de produção. São 20 vagas e o requisito é ter no mínimo 18 anos e o ensino fundamental completo. Informações: www.pr.senai.br







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO