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Como administrar a gráfica em tempos turbulentos?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Administrar a gráfica nestes tempos turbulentos requer do empresário gráfico sem dúvida alguma, novas habilidades, conhecimentos do mercado e naturalmente muita flexibilidade. O empresário gráfico terá que desenvolver novas competências, pois a administração tradicional, seja de vendas ou da produção, acaba limitando os funcionários, por causa da imposição de regras arcaicas onde o gráfico só pensa em buscar resultados. Neste momento de incertezas o gráfico terá que encontrar vantagens competitivas junto ao mercado, alcançando alto desempenho através de uma política administrativa, onde o gestor (dono da gráfica),deverá conseguir uma união dos seus colaboradores, fazendo com que TODOS vistam a camisa da empresa. O mais importante será desenvolver os funcionários de todos os setores da empresa e NÃO simplesmente controlá-los, como fazia até então.

Parece-me que quando se trata de vendas, estamos sempre dispostos a fazer algo a mais, quando elas estão complicadas. E quando vivemos um período mais favorável ou para não dizer, mais fácil, a nossa atitude é sempre de relaxar. Temos que mudar a nossa posição neste momento de dificuldades, mesmo se tivermos clientes fixos e com contratos duradouros. Não vou me esquecer de quando estava realizando uma entrevista, perguntei ao vendedor: o que Senhor faz quando as vendas caem? Na sua simplicidade objetiva o vendedor respondeu que procurava os seus clientes, contatando-os pessoalmente. Aí eu não titubeei e perguntei: e quando as vendas melhoram? E ele me respondeu: Eu paro! Parecem aquelas coisas da contradição da vida nacional, que a gente custa a entender. O fato é que não existe estratégia vencedora em vendas.

Os novos tempos exigem do dono da gráfica e dos gerentes de cada departamento uma grande visão e concentração nas mudanças, compartilhamento TOTAL nas informações e principalmente mudança de hábitos na maneira de comunicação. Este tipo de administração está inserido no sistema de Boas Práticas de Fabricação e Gestão, que abrange inclusive todo o departamento comercial da gráfica. Também a delegação de tarefas e não querer fazer tudo sozinho é um desafio para o dono da empresa. Criar equipes coesas que dialoguem com as outras equipes (por exemplo, Vendas, com produção, com PCP, com Pré-Cálculo, etc.) aumentando com isso o desempenho da empresa.

E o que fazer então? A recomendação é óbvia. Não parar com as estratégias anteriores e fazer o máximo para capturar os resultados gerados pela oportunidade que o período propicia. Não esquecendo que uma lição muito cara em vendas é que os resultados aparecem da perseverança com que se perseguem os objetivos comerciais. Para acompanhar esta área comercial, quando bem treinada, o time interno da gráfica, deverá estar igualmente sintonizado, falando a mesma língua.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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