guiadografico.com

Livros

O Uso das Cores

Cris Peter

'O Uso das Cores' apresenta o universo da colorização com uma linguagem simples e agradável, mas sem descuidar de todos os aspectos técnicos e teóricos fundamentais. O livro é destinado tanto a quem já trabalha na área de artes visuais (designers gráficos, quadrinistas, diretores de arte, publicitários, ilustradores etc.) quanto às pessoas que se interessam pelo tema, sejam ou não profissionais. A colorista brasileira Cris Peter (que trabalha para editoras norte-americanas de quadrinhos, como Marvel e DC Comics) aborda desde as ferramentas mais básicas de criação e uso da cor até assuntos avançados, como matiz, saturação, luminosidade, roda cromática, storytelling, profundidade, foco e diversos outros tópicos.

Bibliomania

Lincoln Secco, Marisa Midori Deaecto

Se me perguntassem hoje qual seria a coisa que mais intensamente desejo, responderia: em primeiro lugar, UM BELO LIVRO. Belo em seu formato, em sua tipologia, em seu papel… Em segundo lugar, almejaria que esse livro tivesse como assunto o próprio livro. Como dizia Charles Nodier: “Depois do prazer de possuí-los, não há outro mais grato que o de falar deles”. É o que fazem, aqui, Marisa Midori Deaecto e Lincoln Secco, dois jovens eruditos que têm em comum a paixão pelo livro e pela história. Eles falam dos livros como falamos de nossos amigos, de pessoas íntimas, numa escrita semelhante a um concerto de voz a serviço do tema, como só os verdadeiros escritores têm a ousadia de fazer.

Os gestos de escrever e de editar não podem ser concebidos sem um prazer soberano. Bibliomania é uma cooperação harmônica entre alguns atores do mundo editorial (autor, editor e designer) que veem o livro como uma terra de palavras, de acolhimento e de deleite.

Que o leitor, na impossibilidade de saboreá-lo, aspire-o, sinta-o, decifre-o… [Plinio Martins Filho]

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/bibliomania-2/

Morte aos Papagaios

Gustavo Piqueira

Nesta saborosa narrativa, cheia de humor e ousadia, o designer gráfico Gustavo Piqueira faz digressões sobre a própria profissão. Para o autor, a incorporação de experiências e conhecimentos autênticos ao processo criativo é fundamental para que o trabalho seja efetivamente original e relevante. Nesse sentido, ele destaca que a subjetividade é a alma do processo. A objetividade, em contrapartida, pode ser adotada como um caminho seguro, mas que, sozinho, certamente leva a um resultado mais banal.

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/morte-papagaios/

Clichês Brasileiros

Gustavo Piqueira

Utilizando-se apenas de imagens de um antigo catálogo brasileiro de clichês tipográficos (Catálogo de Clichês D. Salles Monteiro, publicado em edição fac-similar pela Ateliê Editorial, em 2003), Gustavo Piqueira compõe uma inusitada narrativa visual contemporânea em seu novo livro, Clichês Brasileiros.
Os clichês tipográficos eram matrizes, gravadas em madeira ou metal, utilizadas como complemento figurativo ao conteúdo textual no processo tipográfico de impressão, método dominante na produção de impressos durante quase cinco séculos.

Mas o título do livro não se deve exclusivamente às matrizes usadas para a confecção das ilustrações. A cada virada de página, topamos com outro tipo de clichês brasileiros: dos históricos, como a chegada dos portugueses, a catequização dos índios ou os ciclos do café e do ouro, até clichês do Brasil de hoje, cheio de engarrafamentos, dívidas, condomínios fechados e alienação. Todos retratados com sutil irreverência e grande riqueza gráfica.

O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.

Prêmio Good Design Awards 2013
Prêmio If Design Awards 2013
Prêmio Lusófono da Criatividade 2014

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/cliches-brasileiros/

Capas de Santa Rosa

Luís Bueno

Tomás Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização do teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse o seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcante. Luís Bueno destaca neste livro o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.

Adquira este livro diretamente com a Ateliê Editorial:
http://www.atelie.com.br/livro/capas-de-santa-rosa/

Produção Gráfica para Designers

Mark Gatter

Produção Gráfica para Designers é um guia essencial para designers gráficos de todos os níveis de experiência, focado na pré-impressão e em como preparar arquivos destinados à impressão nos principais softwares gráficos do mercado. Ele explica como tratar imagens, ajustar trapping e fazer a mistura das cores que serão impressas do jeito que você espera. Abrange digitalização e resolução e dá dicas técnicas para garantir a qualidade de impressão de cada imagem. Há também uma lista de verificação que pode ser usada na hora de enviar um trabalho para a gráfica e um glossário muito útil.

InDesign CS5 - Diagramaçao e Interatividade

UCHIDA, RAFAEL SCARMEN

Diagramar um conteúdo é distribuir elementos gráficos, como texto e imagens, no espaço limitado de uma determinada área usando layouts. Os layouts aplicados aos vários tipos de impressos devem ser atrativos. No caso de um livro ou uma revista, por exemplo, não é apenas o que está escrito que define seu conteúdo. Seu formato, sua tipografia, a disposição gráfica dos elementos também transmitem informações a seu respeito. É por isso que o design tem papel importante nos projetos gráficos em qualquer tipo de impresso.

O Adobe InDesign, agora na versão CS5, é um dos editores de layout mais utilizado para a editoração eletrônica e diagramação de livros e publicações. O livro InDesign CS5 - Diagramação e Interatividade apresenta os conceitos básicos através de dicas e técnicas para ajudá-lo a compreender rapidamente os comandos do software.

Entre os tópicos abordados estão: o uso das ferramentas, recuperação automática de arquivo, aplicação de páginas-mestre, configuração de margens e sangrias, páginas espelhadas, inserção e formatação de texto, inserção de notas de rodapé, utilização do ponto zero, verificação ortográfica, arquivo de livro, criação de índice automático, definição de tabulação, inserção e formatação de tabelas, criação e aplicação de estilos para texto, utilização de cores, inserção e manipulação de imagens, desenho de formas, criação de arquivos PDF, incorporação de fontes, inserção de hiperlink, referências cruzadas, documentos XML, transição de páginas de arquivos SWF e PDF, entre outros.

O livro possui ainda vários exemplos e exercícios práticos com os quais o leitor poderá praticar os conceitos utilizados no material.

Onde encontrar o livro InDesign CS5?
Consulte essas lojas virtuais:
Martins Fontes

Qualificação Técnica em Design Gráfico

MENDONÇA, LUCIANE

O design está presente de forma intensa em nosso dia a dia. Este livro tem como função apresentar de modo geral o que é design e os processos gráficos para as pessoas que não possuem nenhum conhecimento sobre ou para dar uma base mais sólida às pessoas que conhecem os processos.

O design trata-se de uma atividade que envolve um projeto para determinar as propriedades dos objetos e peças a serem criados e produzidos. Quando nos deparamos com um bom design, percebemos um ganho em termos de qualidade de uso e estética de um produto, o que tornam compatíveis a função, a estética e a questão econômica. No momento da criação e elaboração de um projeto, muitas vezes a história da arte e do design acabam não sendo tão valorizados, porém, conhecer a história que envolve tudo isso é muito importante. Por isso, toda a História da Arte é mostrada também. Através deste livro, pode-se seguir caminhos que facilitam o trabalho, trazem conhecimentos e enriquecem os projetos.

Aprendemos como dirigir a atenção e organização de conteúdos de um layout de maneira mais eficaz, utilizando princípios básicos do design. Também é feita de maneira ampla uma explanação de cor, tipologia, imagens e elementos que compõem os layouts. Entre os principais tópicos abordados estão o processo de criação do layout até os processos de pré-impressão, passando pela impressão e finalizando no acabamento da gráfica. Tudo isso com imagens para facilitar a assimilação das informações. Este livro traz ainda, o modo de manipulação dos principais softwares de diagramação voltados à gráfica- CorelDRAW X6, Adobe Illustrator CS6, Photoshop CS6 e Adobe InDesign CS6.

Onde encontrar o livro Qualificação Técnica em Design Gráfico?
Consulte essas lojas virtuais:
Cultura | Martins Fontes

Um Olhar Gráfico

FERLAUTO, CLAUDIO / BURGER, CRISTINA

Somos cerca de 700 milhões de usuários de softwares ao redor do mundo. Desse total quantos são designers gráficos ou webdesigners? Talvez uns 70 milhões seriam nossos 'concorrentes' e que utilizam a mesma plataforma, os mesmos recursos e truques, produzindo as mesmices geradas a partir do default das máquinas. E, portanto, resultando em soluções muito parecidas, bem-acabadas e com cara de 'coisa de computador', em incontáveis línguas e milhares de sotaques culturais. Que podemos fazer para nos diferenciar neste mar de adobices, photoshopices, wordices e outras idiotices?

Curso de Design Gráfico - Princípios e Práticas

DABNER, DAVID / STEWART, SANDRA

'Curso de design gráfico - Princípios e práticas' é um livro básico para designers gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital. Conselhos práticos sobre todos os aspectos do design gráfico - desde a compreensão dos fundamentos básicos até a geração de um conceito original e a criação de designs finalizados e bem-sucedidos.

Exemplos extraídos de todas as mídias - revistas, livros, jornais, web, sites e identidades corporativas de marcas. Muitos exercícios e tutoriais para estudantes e briefings de design autênticos. Este livro contém recomendações específicas sobre como adaptar os designs para que sejam compatíveis com diferentes projetos, incluindo informações sobre técnicas de geração de imagem digital, gráficos dinâmicos e design para a web, além de aplicativos para dispositivos móveis.

Máquinas gráficas e equipamentos gráficos usados

Quer vender ou comprar máquinas ou equipamentos gráficos usados? Divulgue na seção Classificados! Clique aqui para conhecer.

Produtos e Serviços

Encontre fornecedores de blanquetas, chapas, cilindros, papéis, tintas, peças, facas, filmes, e muitos outros produtos para sua gráfica clicando aqui!

Divulgue sua empresa neste site!

Sua empresa vende produtos ou presta serviços para Gráficas? Divulgue! Clique aqui para informações.

Sua empresa é uma gráfica e presta serviços de impressão de materiais comerciais, promocionais ou editoriais para o cliente final? Divulgue! Clique aqui para informações.

Ofertas

Receba ofertas dos nossos anunciantes. Clique aqui e cadastre-se!

Artigos

Leia artigos sobre processos de impressão, manutenção, oportunidades, gestão, qualidade, sustentabilidade, entre muitos outros assuntos clicando aqui.

Notícias

Encontre notícias, lançamentos e novidades, sobre o setor gráfico clicando aqui.

Livros

Encontre sugestões de livros sobre processos de impressão, produção, gráfica, softwares, design gráfico, entre outros assuntos, clicando aqui.

Glossário

O significado de expressões e vocábulos utilizados no setor gráfico e outros termos de uso recorrente, consulte no Glossário clicando aqui.

Eventos

Consulte nesta seção a agenda de feiras, exposições, palestras, encontros, workshops, e outros eventos relacionados ao setor gráfico clicando aqui.

Não encontrou o que procura?

Não encontrou algum produto ou serviço para sua gráfica? Contate-nos! Nós procuraremos para você! Clique aqui para informações.

Há uma vaga de emprego aberta na sua empresa?

Divulgue a vaga na seção “Empregos” e receba diversos currículos! O anúncio é gratuito. Para informações clique aqui.



O que você procura?