Livros sobre Programação Visual :: Guia do Gráfico :: Livros sobre Programação Visual
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Livros
Programação Visual

Layout - O Design da Página Impressa

HURLBURT, ALLEN

'Layout - o design da página impressa' parte das fontes do design moderno, relatando os estilos históricos de arte, arquitetura e design, expondo os melhores designs de página, desde o fim do século XIX até os nossos dias. Allen Hurlburt comenta os mais importantes movimentos artísticos e as influências que exerceram. Este livro se destina ao artista profissional que busca novas perspectivas em seu trabalho, para o professor que procura um livro que sintetize os aspectos criativos do design gráfico e para o estudante que precisa de um compêndio orientador.

Criar Grids - 100 Fundamentos de Layout

TONDREAU, BETH

Um grid é usado para organizar o espaço e a informação para o leitor; ele mapeia um plano para todo o projeto. Além disso, um grid é um território para a informação e uma maneira de ordenar e manter a ordem.

Apesar de o grid ter sido usado por séculos, muitos designers gráficos associam os grids aos suíços. A fúria pela ordem nos anos 1940 levou a uma forma muito sistematizada de visualização da informação. Décadas mais tarde, os grids eram considerados monótonos e enfadonhos - o símbolo de um 'designossauro'. Hoje, os grids são vistos novamente como ferramenta essencial, amparados por profissionais que são desde novatos aos maturados por décadas de experiência.

Cada um dos 100 fundamentos neste livro existe para dar uma dica útil para construir um layout, sistema ou website, e cada um está ilustrado por um projeto criado e publicado (em novas ou velhas mídias) em anos recentes.

Espero que os exemplos nesta obra instruam, intriguem e inspirem, orientando vocês a ter em mente os mais importantes preceitos da comunicação: relacionar sua tipografia e o layout à informação.

Fundamentos da Comunicação Visual

BERGSTROM, BO

Fundamentos da comunicação visual é um guia inspirador e incomparável sobre a comunicação visual. Aborda os principais temas dos meios de comunicação e une a teoria à prática, explicando como conquistar uma sólida corrente de comunicação —desde a estratégia e as mensagens até o design e a influência— para atingir o público-alvo.

Trata-se de uma obra de valor inestimável para todos aqueles que desejam se comunicar usando texto e imagem, especialmente nos campos da publicidade, design gráfico, design editorial, jornalismo, novas mídias, tecnologia de informação, comunicação de massa, fotografia, cinema ou televisão.

As ilustrações presentes ao longo do livro contêm exemplos atuais do que há de melhor na comunicação visual em todo o mundo e ajudam a contextualizar a teoria visual. Há, também, quadros com resumos, úteis para consulta e como referência. Essa análise detalhada abrange uma grande variedade de tópicos, entre eles:

- Planejamento estratégico para comunicação;
- Como formular e desenvolver uma mensagem;
- As melhores formas de usar imagens;
- A conquista e o direcionamento dos espectadores por meio de um bom design;
- Junção de todos os elementos: interação entre som, texto, imagem, cor e filme.

Bo Bergström tem uma longa experiência no campo da comunicação visual. Ministra cursos em universidades e escolas de design, organiza workshops para fotógrafos e jornalistas, promove seminários no ramo industrial e também é consultor. Escreveu seis livros e ganhou vários prêmios pelo trabalho que faz na comunicação.

Grids - Soluções Criativas para Designers Gráficos

ROTOVISION

Este guia oferece aos designers conhecimento e inspiração para criar layouts. Exemplos de design para revistas, catálogos, livros, embalagens, pôsteres e identidades são mostrados com seus respectivos grids, revelando os detalhes de medidas que adicionam movimento, flexibilidade e interesse. Os modelos apresentados no livro estão incluídos em um CD-ROM em InDesign e QuarkXPress, e tutoriais online no site da Bookman mostram passo a passo o processo de criação de um grid.

Computação Gráfica - Teoria e Prática - Volume 2

CONCI, AURA | LETA, FABIANA | AZEVEDO, EDUARDO

Além de seu uso acadêmico, o livro traz um conjunto de informação fundamental à compreensão e uso em toda a potencialidade dos softwares de geração e tratamento de imagens do mercado (como CorelDRAW e Photoshop). Entender como o cérebro juntamente com os olhos processa as informações para compor a nossa visão e percepção dos objetos é fundamental para se produzir imagens mais reais no mundo computacional. Outro tópico bastante interessante é sobre a compactação de arquivos explicado de maneira simples a princípio e posteriormente aprofundada com algoritmos e fórmulas.

Planejamento Visual Gráfico

RIBEIRO, MILTON

Planejamento visual gráfico tem como objetivo suprir todas as necessidades básicas de informação dos estudantes e profissionais da área de comunicação no toca à comunicação visual gráfica. Em linguagem simples e didática, fartamente ilustrada, o autor expõe os diversos elementos da tecnologia gráfica no que se refere ao papel e seu emprego, os tipos e suas vantagens e desvantagens, inclusive a história do desenvolvimento dessas técnicas.

Trata ainda da revisão e da fotogravura e tratamento de cores, bem como faz uma demonstração detalhada dos principais componentes estéticos que determinam a qualidade de um impresso, seja um cartão de visitas, um livro, jornal, revista, cartaz ou folheto. Seleciona, para complementar, apoiado em uma experiência didática, uma série de exercícios sobre diversos trabalhos gráficos, como suporte para o desenvolvimento de um bom curso sobre a matéria. Finalmente, foram relacionados os termos técnicos mais usados no ramo das Artes Gráficas, em um pequeno glossário, ao qual se acrescenta vasta bibliografia, que inclusive serviu para a elaboração do livro.

Planejamento Visual Gráfico surge como resultado de 40 anos de experiência didática e profissional no campo de das Artes Gráficas onde se traduz de forma organizada o universo teórico e prático dessa forma de expressão, no que acreditamos ser a mais completa obra em português sobre o assunto, agora acrescida das informações necessárias para a editoração eletrônica.

Fonte: http://www.lgeeditora.com.br/

O Livro e o Designer II - Como criar e produzir livros

HASLAM, ANDREW

Este livro é uma ferramenta tanto para estudantes como para designers experientes. O texto, estruturado e ilustrado com fotografias e diagramas, conduz o leitor através de aspectos do design de livros - da interpretação de um briefing de projeto à construção de grades, passando pelo design de capas e pela compreensão do processo de produção, incluindo reprodução, impressão e encadernação.

O Cartaz - Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

FERLAUTO, CLAUDIO

Essa obra é um olhar sobre a produção e a criação de uma coleção de cartazes que, segundo o autor, vai se tornando uma das mais perenes do Brasil, graças ao concurso que desde 1995 escolhe e premia um projeto gráfico para representar o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Usando o concurso como contexto o autor ressalta as transformações ocorridas no design gráfico desse período.

Imagem também se lê

OLIVEIRA, SANDRA RAMALHO E

Imagem e textos estão sempre presentes em toda a produção visual contemporânea como os elementos que estruturaram o discurso do design e, porque não, também das artes. Este livro é indicado pela autora - para pessoas leigas em matéria de imagens e que ficam sem saber o que dizer frente a certas obras de arte - ou mensagens publicitárias e de comunicação visual. Entretanto, não é um livro introdutório. É obra de consultas para todos aqueles leitores que gostariam de saber um pouco mais sobre semiótica, moda, design, teatro, etc.

Fundamentos de Design Criativo

AMBROSE, GAVIN | HARRIS, PAUL

'Fundamentos de Design Criativo' pretende introduzir os princípios básicos do processo criativo, procurando explicar cada assunto com diagramas detalhados, teorias associadas e referências históricas. Busca ilustrar os processos e acompanhá-los por explicações dos profissionais envolvidos. Esta edição tem o intuito de abordar os fundamentos de Formato, Layout, Grids, Tipografia, Imagem, Uso de cores e Impressão e Acabamento. Ao final de cada tópico, exercícios propõem a prática do que foi discutido. Acompanhado de exemplos de projetos de design contemporâneos, este livro procura apresentar uma visão única sobre os métodos de trabalho dos profissionais de criação e fornecer insights sobre as possibilidades de aplicação prática dos conceitos, e não apenas uma compreensão acadêmica dos fundamentos.

Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO