Como otimizar resultado na Indústria Gráfica :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Como otimizar resultado na Indústria Gráfica?

José Marcos de Almeida

No atual cenário empresarial da Indústria Gráfica, de acirrada competição global e crescente guerra de preços, as empresas foram forçadas a migrar para um novo ambiente de produção. Houve a necessidade de modernização com base em novas tecnologias, acarretando por sua vez grandes Investimentos na automação e informatização dos processos produtivos, nas áreas Pré-impressão, CTP, Impressão e Pós-impressão. Paralelamente surgiu a necessidade de aprimoramento dos controles, visando simultaneamente aumentar os ganhos de produtividade, eliminação dos desperdícios e redução de custos.

Para empresa atingir os resultados, sugerimos obter informações nas seguintes áreas de atuação:

- Controle de Produção
- Gestão Estratégica de custos
- Busca de Resultados.

CONTROLE DE PRODUÇÃO:

Em participação em projetos desenvolvidos na Indústria Gráfica mais precisamente no ramo Gráfico promocional, observamos que a relevância dos Custos/Investimentos das empresas estão direcionados ao Chão de fábrica, em termos de Custos de produção, chega a representar em torno de 65% das Vendas Brutas, para as empresas alcançarem o êxito, precisam direcionar esforços na implementação de ferramentas de gestão. Os sistemas de informações, Apontamento de produção de máquina e Controle de materiais são instrumentos importantes na consolidação do processo, visto que fornecem dados a respeito da Produtividade das máquinas, evidência as ineficiências da produção, apura as perdas de processo, avalia o desempenho do Custo de mão de obra aplicada nos Pós-cálculos, permite determinar Custo de produção por centro de resultado e auxilia no processo de redução de custos das empresas.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

Com a ampliação do nível de competitividade faz com que as empresas obtenham custos cada vez mais baixos e maior flexibilidade e qualidade em toda cadeia produtiva.

Visão tradicional: a empresa determina o Preço de Venda. Visão contemporânea: O mercado determina o Preço (por força do mercado a empresa precisa identificar o custo real). Portanto, grande parte das empresas passou a estruturar a área de custos, migrando para o conceito Custo gerencial com a abordagem da Margem de contribuição e determinar os Resultados por unidades de negócios.

A gestão de custos passou a ser vista, compreendida e praticada, sob contexto mais amplo, em aprimorar e profissionalizar a gestão da empresa, disponibilizando indicadores para Planejamento, Controle e tomada de decisões, e respondendo as seguintes perguntas mais comuns nas gerencias das empresas:

- Qual a margem de contribuição por unidades de negócios?
- Qual a taxa de retorno da empresa?
- Qual o ponto de equilíbrio da empresa?
- Qual o nível adequado de estrutura de despesas fixas da empresa?
- Qual o caixa formado no final do mês?
- Qual o nível adequado de estoques?v - Quando deve ser feito determinado Investimento?
- Devo financiar ou comprar?
- Qual a capacidade instalada de produção?
- Qual o tamanho ótimo da empresa?

BUSCA DE RESULTADOS

Para a empresa atingir os objetivos, deve haver uma interação entre Empresas e empregados, com as metas e os resultados setoriais da empresa. Portanto, os gestores precisam tirar do papel, os dados históricos sobre resultados alcançados, os Planos e metas estratégicos, e difundi-los por todos os níveis da organização, transformando-os em indicadores de gestão, para que as pessoas possam se comprometer, atuar e buscar os resultados. Demonstramos abaixo alguns indicadores históricos, da Indústria Gráfica do ramo promocional e uma forma como o gestor poderá gerir seu negócio, avaliar a performance, tomar decisões, através de Indicadores financeiros e não financeiros que influenciam no resultado da empresa.

- Margem de Contribuição/vendas 42%
- Custo Fixo de produção/vendas 15%
- Custo/despesas fixas total/vendas 30%
- Resultado operacional/vendas 10%
- Investimento produtivo/vendas 8%
- Prazo de renovação de estoques 14 Dias
- Prazo médio de clientes 30 Dias
- Prazo médio de compras 48 Dias
- Ciclo financeiro de caixa 4 Dias
- Índices inadimplência/Vendas 7%
- Compras s/vendas 40%
- Utilização da capacidade de produção 85%
- Retorno s/ativo total 18%
- Produtividade média máquina de 4(quatro cores) 12.000 passadas por hora
- Índices horas Improdutivas 15%
- Índices aparas geradas/Papel Kgs. 18%
- Índices repetições chapas gravadas 5%




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO