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Desperte de uma vez para o bom Atendimento ao Cliente

Thomaz Caspary ( In memoriam )

As empresas gráficas líderes em atendimento crescem duas vezes mais depressa do que os concorrentes mesmo em épocas como a que estamos passando.

Estes números por si só justificam um olhar mais apurado do empresário em relação ao atendimento que está prestando ao seu cliente. Como gestor, deve ter uma visão ampla, genérica e holística do seu negócio, mas jamais esquecer os detalhes, pois eles que fazem a diferença.

Muitas gráficas acham caro treinar sua equipe, acabam investindo em tecnologia, dessa forma, o resultado são sérios prejuízos, pois, contratam mão-de-obra barata, sem capacitação, esquecendo que o cliente quer e gosta de ser bem atendido, sendo ele, a única ferramenta capaz de medir a qualificação da sua empresa.

Por que, com esse desemprego absurdo, uma pessoa empregada, coloca em risco a sua oportunidade, realizando um mau atendimento?

Muitas pessoas só dão valor às coisas, depois que as perdem. Será que aqueles que atendem mal aos seus clientes sabem, realmente, a importância que eles têm para a empresa e seus empregos? Será que sabem a importância de ter um emprego hoje em dia?

Como já disse a grande maioria só dá valor às coisas depois que perde. Depois que estão meses sem trabalho, começa a se perguntar por que não deram o melhor de si para aquela empresa, para as pessoas que cruzaram seu caminho. É o ser humano e suas particularidades.

O grande problema disso tudo é que muitas vezes, as pessoas estão em determinados trabalhos somente para fazerem o básico ou o necessário, não se esforçam e, constantemente perguntam-se: o que adianta fazer mais? Isso não vai aumentar meu salário mesmo! O fato é que estão em um trabalho que não gostam. Não amam o que fazem, portanto, por que ser diferente e melhor?

Para que possamos um dia ganhar o que achamos que merecemos e fazermos o que gostamos, temos que, em primeiro lugar, realizar o melhor que pudermos superar-nos na função que estamos desempenhando, por mais que não seja o que sonhamos, para nós, no momento, porém é o trampolim necessário para alcançarmos e chegarmos ao que desejamos. Não podemos desprezar oportunidades. Elas existem, são reais, portanto, vamos tratar de dar o nosso melhor. Isso, a grande maioria das pessoas não entende, não percebe.

As oportunidades aparecem para aqueles que estão preparados para enxergar até onde poderão ir, agarrando-se com intensidade as possibilidades reais existentes. Mas tudo isso só é possível com determinação. O dia que as empresas entenderem que a sua maior missão é oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, com certeza elas vencerão toda e qualquer concorrência. O bom atendimento não é somente a diferença, mas sim faz toda a diferença.

Atender bem não é somente uma atitude elegante é uma demonstração de RESPEITO PROFISSIONALISMO.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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