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Melhores estratégias de divulgação para gráficas

Thiago Silva - Guia Impressoras

"A propaganda é a alma do negócio", essa frase criada por Zoraide Franco é uma das mais famosas no ramo do marketing e, por mais que tenha sido dita há muitos anos, é uma grande verdade até hoje.

Sabe-se que independente do ramo de atuação de uma empresa, realizar uma boa divulgação do negócio é uma das melhores formas de fazê-lo ficar conhecido e atrair clientes. Isso vale para restaurantes, lojas, fábricas e também para as gráficas, que trabalham com a impressão e confecção de inúmeros produtos personalizados.

No entanto, uma grande dúvida dos proprietários desse segmento é como criar uma boa estratégia de divulgação para ele. Por muito tempo as propagandas eram realizadas em outdoors, revistas, catálogos, televisões e rádios. Contudo, com a intensa expansão dos meios digitais isso mudou bastante. Sendo assim, atualmente estar presente nas redes sociais e na internet passou a ser quase que uma obrigatoriedade para as marcas que desejam aparecer e se destacar.

Isso também vale para as gráficas, que são um modelo de negócio que atinge diferentes nichos e que é buscado por variados tipos de consumidores. Porém, não basta apenas criar uma página em uma rede social, o marketing digital vai muito além disso e deve ser explorado de forma sábia e pensada para gerar bons resultados.

 

Como usar as redes sociais ao seu favor

As redes sociais vieram para ficar e já há alguns anos deixaram de ser apenas uma plataforma de uso pessoal. A realidade é que hoje elas são uma excelente ferramenta para gerar negócios e ajudam muitas marcas a crescer. Por isso, é interessante que as gráficas criem uma página própria nelas, pois esse ambiente irá servir como um vitrine virtual para os seus produtos.

Hoje em dia o Instagram e o Facebook são as melhores opções para divulgação de empresas, sendo que o Instagram está ainda mais forte. Dessa forma, deve-se usar e abusar dos recursos disponíveis nesse meio para estimular as vendas. No entanto, infelizmente o próprio Instagram tem dificultado o crescimento orgânico, ou seja, sem custo das páginas. Deste modo, por mais que essa seja uma rede de uso gratuito, para aparecer nela é preciso investimento, mesmo que baixo.

O ponto positivo é que ao investir em divulgações no Instagram é possível atingir exatamente o seu público-alvo. Logo, no momento de impulsionar as publicações, consegue-se selecionar a localidade, a faixa etária, o sexo e outros pré-requisitos. Assim, a plataforma irá direcionar o conteúdo exatamente para quem você deseja que seja atingido. Com isso, as chances de conseguir vendas são maiores.

O mesmo acontece com o Facebook, que também se mostra como uma boa ferramenta para atrair clientes. Além disso, manter uma frequência de publicações constante é mais uma forma de se destacar na internet. Inclusive, a premissa "Quem não é visto, não é lembrado" é uma grande verdade.

Tanto o Facebook, quanto o Instagram e outras redes realizam uma entrega mais eficiente das páginas que são abastecidas com frequência. Portanto, vale a pena aproveitar as redes sociais para postar os trabalhos que são realizados, as avaliações dos consumidores e também o dia a dia na gráfica e a forma como os produtos são criados.

Todos esses conteúdos chamam a atenção das pessoas e irão mostrar na prática tudo o que é desenvolvido no local, estabelecendo uma proximidade com o público.

 

Gerando vendas online

Nem só de redes sociais vive a internet e os sites também podem ser utilizados para a divulgação das gráficas. Atualmente poucas são as empresas que não contam com um site próprio e aparecer como destaque nas buscas do Google é uma ótima maneira de atrair clientes.

Com isso, é válido contratar um profissional experiente para criar um site para o negócio. Esse profissional será o responsável por lidar com toda a construção da página e irá saber como fazer com que ela atinja um bom posicionamento nos sites de buscas.

No site será possível incluir as informações de contato da empresa, os serviços oferecidos e manter um portfólio com produtos já desenvolvidos. Além disso, ele pode ainda servir como uma base para um e-commerce, caso se deseje investir nesse nicho. Deste modo, pode-se desenvolver uma plataforma no qual clientes de qualquer localidade conseguem adquirir o que é vendido pela gráfica de forma rápida e fácil.

 

Não se esqueça do básico

Por fim, mesmo que existam diversas boas maneiras de divulgação para gráficas, não pode-se esquecer do básico. Realizar um bom trabalho e ter clientes satisfeitos é uma das melhores formas de fazer uma empresa crescer. Isso porque ao entregar um bom resultado consegue-se gerar um marketing orgânico, no qual o consumidor que ficou feliz com o produto que recebeu irá indicá-lo para seus conhecidos e divulgar a sua empresa.

Logo, independente da evolução do marketing, as indicações e o boca a boca ainda fazem toda a diferença para um negócio.

Desejo-lhe sucesso em sua caminhada! Se quiser saber mais sobre impressoras te convido a dar uma passada lá no blog Guia Impressoras!

Até a próxima!




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