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Minha gráfica não consegue deslanchar!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Vários fatores podem afetar na capacidade de crescimento da sua empresa ou em outras palavras fazer com que sua empresa saia da estagnação. Em primeiro lugar temos que pensar: O que nós queremos? Queremos crescer lentamente ou não queremos crescer e simplesmente aumentar a nossa rentabilidade dentro dos padrões de faturamento que temos hoje. Em geral este pensamento não está relacionado a medo do empresário gráfico. É importante você, caro amigo gráfico, entender que terá que crescer, pois do contrário não irá fazer o que é necessário para “desempacar” a empresa.

A ANÁLISE DO PERFIL DE SEU MERCADO ALVO é o primeiro item que deve ter a sua atenção. O tamanho e o poder de compra deste mercado certamente irão desvendar as necessidades que você terá de investir em capital humano ou mesmo em equipamentos e tecnologia. Pode ser também que nenhuma das três coisas seja necessária. Talvez se você investir numa CORRETA GESTÃO poderá resolver seu problema. Você pode, através da criatividade, sem aumentar a sua capacidade produtiva, atingir outro tipo de mercado, que lhe dê maior rentabilidade.

Muitos gráficos, não conseguem progredir na vida ou modificar o rumo da sua empresa por não reconhecer as grandes oportunidades que costumam surgir à sua frente. Todos nós nos defrontamos diariamente com dezenas de diferentes oportunidades. Se conseguíssemos identificá-las pouparíamos muito tempo e esforço.

Nosso dia a dia é realmente uma batalha, uma corrida. Não um pequeno trajeto, mas uma verdadeira maratona. É difícil, é duro, mas a forma de encará-la vai conduzir-nos certamente ao sucesso.

Quais são as nossas oportunidades e o que podemos desenvolver com certa facilidade ou mesmo com a ajuda de coaching? Acho que três palavras podem abranger os instrumentos que eliminam os padrões frustrantes que “empacam” nossa gráfica e que fazem com que percamos muitas oportunidades. São elas:

Nossa CONSCIÊNCIA para com a nossa empresa e as oportunidades de mercado;
Nossas ATITUDES E AÇÕES, quando deixamos de agir por comodidade ou outras coisas;
Nossa PREVISÃO que geralmente é negativa. Começamos a ver só problemas.

Começando com a nossa CONSIÊNCIA, perdemos oportunidades de mercado por simplesmente ignorar o que está ocorrendo ao nosso redor. Precisamos parar para pensar, coisa que o gráfico geralmente não faz, pois está preocupado com coisas que poderiam ser delegadas a subordinados.

Quando prevemos oportunidades, precisamos imediatamente agir em relação a elas. Conhecemos sobejamente o ditado de que “ATITUDES dizem mais do que palavras”. O gráfico, no entanto, costuma esperar para ver o que vai acontecer.

De acordo com o Google, PREVISÃO significa “perceber antes que aconteça, ou seja, antever ou prognosticar". Parece que alguns colegas gráficos nada fazem além de prever dificuldades. Começam a ver “problemas” antes que eles realmente existam. Será que teremos realmente problemas? Se os tivermos como poderemos nos antecipar para que não os tenhamos? Infelizmente o gráfico “NÃO ENCONTRA TEMPO PARA PENSAR”. Está ocupado com o papel, com a tinta, com o rolamento da máquina ou com a duplicata a pagar. Não pensa em seu patrimônio: A SUA GRÁFICA.

Poderíamos escrever um verdadeiro livro sobre este tema onde entrariam assuntos de como lidar com as inovações tecnológicas do setor, como está a previsão do mercado para os impressos que eu imprimo, além é claro da visão dos meus colaboradores. Meus funcionários vestem a camisa da empresa ou veem bater o cartão de ponto e exigir hora extra? Eles são treinados? Tenho diretrizes de conduta técnica e humana dentro da minha gráfica? O que ofereço ao meu funcionário além de salário? Tenho implantado algum sistema de gestão? Tenho relatórios para análise? Uso Boas Práticas em minha empresa? Conheço realmente os custos da gráfica? E a produtividade?

Tenho que parar por uns instantes (dias ou talvez uma semana), para refletir um pouco mais sobre o que quero o que tenho e como fazer com que minha gráfica não fique estagnada, enquanto meus concorrentes me passam a perna, aviltam o mercado e me fazem empobrecer cada vez mais. Só pensar, no entanto, não adianta. Preciso ter CONSCIÊNCIA da coisa, fazer minhas PREVISÕES e partir para a AÇÃO! Boa Sorte!

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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