Thomaz Caspary: Nossas gráficas precisam de líderes, não de chefes! :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Nossas gráficas precisam de líderes, não de chefes!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

O que faz uma empresa ser bem-sucedida e outra menos, sendo que ambas possuem tecnologia e produtos que podem ser equiparados? As respostas são as mais diversas, porém a mais comum é a que se refere às pessoas que compõem as empresas e, consequentemente, os processos de liderança.

Com todas as mudanças que ocorrem, percebemos a importância do líder servindo como suporte da equipe, um radar que dá a direção a ser seguida, buscando o sucesso e a eficácia organizacional e dificultando o seu fracasso. Para isso, torna-se necessário estabelecer uma nova postura na relação líder/ subordinado, uma vez que a anterior já não faz mais efeito. A nova postura deve levar ao comprometimento e desenvolvimento das pessoas, fazendo com que o funcionário vista a camisa da empresa.

Hoje o líder dever ser um Empreendedor e deve se utilizar da liderança criativa para obter resultados satisfatórios. Como será que estão os nossos líderes hoje em nossas gráficas?

Pelo que podemos observar temos muito a desenvolver. Para concretizar tal cenário, começando de nós mesmos. Lembre- se que os líderes atuais são oriundos de uma sociedade, onde as empresas eram bastante paternalistas, autoritárias, ditavam as regras do jogo. Eles eram apenas os personagens intermediários, nomeados pela organização, que faziam as determinações a serem seguidas à risca.

Mas será que hoje eles estão preparados para atuar de forma diferenciada? E como estão as pessoas que eles lideram? Posso afirmar sem medo de errar, que em 80% das nossas gráficas, principalmente nas pequenas de origem familiar o que acontece, se assemelha ao que acima descrevemos. Das outras 20% restantes, temos a metade onde os chefes não têm instrução de recursos humanos e de gestão para aplicar qualquer sistema organizacional. Infelizmente nem a nossa língua portuguesa dominam corretamente. Das que sobraram a metade podemos dizer são de primeira linha e o restante vai na onda. Como pode desta forma, a indústria gráfica ter um crescimento sustentável de uma forma global, se somente poucas empresas possuem líderes competentes.

Sei que serei criticado, pois estas coisas não se publicam. Fere o orgulho de muitos em detrimento de toda uma classe. Não estou buscando prestígio, pois já fiz a minha vida na Indústria Gráfica. O que procuro é ACORDAR o empresário de que necessita urgentemente de líderes e não de simples chefes em sua empresa.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO