O futuro é a soma de todos os agoras! :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

O futuro é a soma de todos os agoras!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

O baixo desempenho no setor gráfico, tanto na área produtiva, como na área de vendas e também nos departamentos auxiliares, como por exemplo, no setor da qualidade, do PCP e da confiabilidade dos dados colocados nos diversos programas de gestão (parcial) existentes em somente 32% da indústria gráfica brasileira, culminou em 2012 com os resultados que todos conhecem.

A opção em não investir em treinamento nas diversas áreas, tanto tecnológicas, como administrativas e comerciais nos últimos cinco anos quero classificar como o "grande erro coletivo da indústria gráfica" como um dos fatores responsáveis pelo "status quo" de nossa indústria. Soma-se a isso a escolaridade média da população brasileira que em 2010 chegava a no máximo 7,5 anos segundo estudos da Fundação Getulio Vargas (FGV). Temos infelizmente em nosso meio gráfico um grande predomínio de empresas muito pequenas e pouco produtivas, com funcionários de baixíssima escolaridade (embora com muita habilidade manual). Tudo isso tem a ver com o modelo de desenvolvimento que adotamos no passado. A gente investiu pouco em educação e agora estamos pagando o preço.

O que temos feito é "quebrar o galho"! De remendo em remendo nunca se soluciona nada definitivamente, apenas se remenda. E um dia, é inevitável que todos estes "remendos" feitos às pressas para "quebrar o galho", acabam por quebrar todos juntos de uma só vez, revelando anos e anos de desleixo. Outro problema que encontramos nas nossas empresas é o joguinho "perverso" do empurra a culpa aos outros que acaba por incentivar a circulação da ignorância, agregando dificuldades às pessoas que são alvo delas.

O futuro é a soma de todos os agoras! Está na hora de agir e construirmos agora o nosso futuro. É agora que devemos fazer o nosso plano de negócios. É agora que devemos rever com seriedade os nossos custos. É agora que deveremos treinar seriamente a nossa equipe de vendas para vender na prática e não na teoria. Chegou também o momento de colocarmos em prática agora a implantação dos sistemas de gestão, não necessariamente todos de uma vez, porém temos que começar, pois senão fechamos. Não poderemos controlar a nossa empresa sem um Planejamento e Controle de Produção. Não poderemos ter produtos de qualidade se não implantarmos agora um sistema de controle qualitativo em todas as áreas principalmente com boas condutas de informação e comunicação. Boas Práticas, ou seja, Normas e Procedimentos em todos os setores da empresa necessitam ser implantados agora! E não algum dia.

Gostaria de terminar este primeiro artigo de 2013, com uma parábola indígena recebida de uma amiga jornalista e que diz:

"Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse: - Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.

Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence?

O velho índio respondeu:
"Aquele que você alimenta!"

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO