O mercado evolui: a ascensão das gráficas online :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

O mercado evolui: a ascensão das gráficas online

Entenda como a tecnologia vem criando um novo nicho no setor, e com um belo futuro pela frente.

É de conhecimento geral que a indústria gráfica foi bastante afetada pelo desenvolvimento da internet. Muita coisa que antes era vista em material impresso agora migrou para o online, vide as crises envolvendo revistas e jornais mundo afora. A necessidade obriga sempre o mercado a evoluir, e assim aconteceu também com esse segmento.

O panorama do mercado gráfico, no entanto, não é ruim como alguns imaginam. Os impressos seguem como importantes meios de divulgação e campanhas de marketing, fazendo com que o setor continue com uma ampla gama de clientela. A evolução necessária para os empresários do ramo vem se dando de outra maneira: através das gráficas online.

Essa modalidade de gráfica atua - como o nome sugere - exclusivamente através do meio digital. Não possuem sede física e fazem todo o atendimento por meio de um web site, entregando o produto final no endereço desejado pelo cliente. "Recorrer a uma gráfica online gera algumas vantagens para o comprador: principalmente pela praticidade de escolha, redução de custos e entrega rápida. O caminho do setor é mesmo esse", explica o empreendedor gráfico Marcelo Vicente.

Vicente é dono da MediaTall, gráfica online que atua em todo o Brasil e uma das únicas com produção com 24 horas. Aliás, o alcance nacional é outra boa vantagem para quem pensa em investir no segmento. "Com uma gráfica tradicional, a empresa acaba limitada à sua cidade de atuação, já que o sistema de entregas costuma ser presencial - o cliente precisa buscar o pedido na sede; ou, no máximo, com entregas locais", comenta Vicente.

Por terem menor custo de operação e parcerias logísticas, as gráficas online podem atuar em todo Brasil - até porque não existem fronteiras na internet e os pedidos podem chegar de qualquer parte do país.

O processo do pedido em uma gráfica online também é bem simples. O cliente acessa o web site e seleciona o tipo de material que deseja. Ele pode enviar uma arte já pronta por sua equipe de design, escolher entre opções pré-definidas pela gráfica ou ainda desenhar na hora a partir de modelos preexistentes. Geralmente é possível ter uma pré-visualização de como o impresso ficará. Aí é só escolher quantidades, inserir os dados de pagamento e aguardar a entrega no local desejado - seja a sua casa, trabalho ou onde preferir.

As gráficas online costumam atuar também com impressão digital - em outra oportunidade gerada pelo panorama do setor. Mais eficiente e com melhor custo-benefício, ela imprime diretamente a imagem do computador. "A crise econômica e as mudanças forçadas pelo desenvolvimento tecnológico obrigaram a indústria gráfica evoluir. Felizmente, todos podem sair ganhando com isso, tanto os empreendedores do segmento, quanto os clientes. A eficiência aumentou e a qualidade subiu", aponta Vicente.

O Brasil possui hoje cerca de 20 mil gráficas, que geram aproximadamente 200 mil empregos e movimentaram R$ 45 bilhões em 2015, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). 97% das gráficas estabelecidas no país são de micro ou pequeno porte, números que não deixam dúvidas de que o setor continua forte e também apresenta oportunidades para o empreendedor iniciante.




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO