Thomaz Caspary: Saiba quanto cobrar pelo impresso ou serviço que oferece :: Guia do Gráfico ::
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Saiba quanto cobrar pelo impresso ou serviço que oferece

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Definir o preço de venda correto para os seus IMPRESSOS OU SERVIÇOS, não é um bicho de 7 cabeças. Tenha em mente, no entanto de quem fixa o preço é o mercado. Quando falamos de impressos ou serviços, podemos afirmar certamente que a gráfica também vende serviços além dos impressos. Mas este é um assunto que discutiremos em outra ocasião.

O primeiro passo para chegar ao preço de venda é descobrir quanto custa produzir o seu impresso. Depois que você descobriu o custo, chegou a hora de formar o preço de venda do seu impresso.

A definição do preço de venda é uma tarefa muito importante para o sucesso da sua empresa. Cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio.

Pense o seguinte: R$0,05 pode parecer pouco quando pensamos em um produto, mas se pensarmos em um grande número de unidades vendidas, este R$0,05 pode representar uma grande diferença nos resultados da sua empresa.

 

O QUE É O PREÇO DE VENDA?

Para resumir, preço de venda é o valor que sua empresa irá cobrar dos seus clientes. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos (fixos e variáveis que sua empresa tem para produzir e todas as despesas que ela tem para vender., Evidentemente não podemos esquecer do LUCRO, que queremos.

Pelo aspecto mercadológico, o preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e qualidade. Fatores como conhecimento da marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também exercem influência direta sobre o valor do impresso.

No caso do aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço vendido, as despesas variáveis (por exemplo, comissões de vendedores), as despesas fixas (como aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore). O saldo restante será o lucro líquido.

Se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deve refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade da sua prática. Em outras palavras, para equilibrar o preço de venda, a empresa deve diminuir custos diretos, despesas fixas ou ainda aceitar um lucro líquido menor.

 

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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