Thomaz Caspary: Temos que mudar o enfoque de nossas atitudes :: Guia do Gráfico ::
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Temos que mudar o enfoque de nossas atitudes

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Velhas atitudes deverão ter seu enfoque mudado para que possa ser driblada esta situação difícil que ora se nos apresenta. O mercado mudou drasticamente e estamos enfrentando um dos piores momentos de vendas dos últimos anos. As ações de marketing, vendas e produção na indústria gráfica, exigem do empresário uma mudança radical nesse período de desaquecimento da economia. Um destes enfoques, que se concentra nas vendas, é investir maciçamente no cliente antigo. Um cliente novo requer investimentos de cinco a sete vezes maiores do que atender e manter um cliente cativo. O custo para a conquista de um cliente novo é verdadeiramente exorbitante. Mas este é só um dos problemas na área de vendas.

Colocamos a culpa também no nosso governo, dizendo que as medidas tomadas (ou melhor, não tomadas) tiveram impacto NEGATIVO no consumo. Digo que as medidas tomadas pelo recente governo até o momento são ainda muito fracas. O governo precisa estimular ainda mais o consumo, mantendo o emprego nos próximos meses a fim de suavizar um pouco mais o que vem por aí. Fui perguntado se a crise que estamos vivendo cria chances para a indústria gráfica encontrar bons negócios. Eu diria que vai depender muito de como os mercados vão evoluir daqui pra frente. Como não somos banqueiros, nós como gráficos não fazemos especulações nem com a matéria-prima papel nem com dólares ou mesmo euros.

Para tanto, teremos que forçosamente olhar para a produção, reduzindo o desperdício de matéria-prima, tanto nos diversos set-up’s como também na própria produção. Outro ponto importante é a redução dos tempos improdutivos, coisa que só conseguiremos, através da implantação de normas e procedimentos globais, via “Boas Práticas de Fabricação”. COMPRAR COM INTELIGÊNCIA! - Uma reformulação nos nossos procedimentos de compras, bem como, na escolha de nossos fornecedores melhorando as técnicas de negociação, são de vital importância para a redução de custos, pois na verdade o preço do impresso hoje em dia é dado pelo mercado.

É inevitável que façamos o treinamento de nossa força de vendas, preferencialmente, por segmento de mercado. Isso em função das diversas tecnologias específicas de cada segmento de mercado. Vejamos por exemplo, um profissional de vendas da área de impressos promocionais. Seus conhecimentos, tanto de mercado, como da tecnologia gráfica aplicada são totalmente diferentes do profissional de vendas que atende a área de embalagens em papel-cartão (cartuchos), ou micro-ondulado, ou ainda o vendedor da área de etiquetas e rótulos autoadesivos.

Eu diria que para nós gráficos não é tão difícil driblar esta crise se mantivermos os olhos bem abertos para o que acontece no mercado. E isso cada um em sua especialidade, seja o gráfico da área promocional, embalagens, editorial ou mesmo comercial. O que necessitamos é uma boa dose de criatividade, muita leitura de informativos econômicos e empresariais e naturalmente uma enorme dose de bom senso. Não podemos nos esquecer também da organização interna, onde a anotação de resultados por ordem de serviço é de extrema importância. Uma gráfica que não conhece seus custos não tem no mínimo um fluxo de caixa e um planejamento econômico (budget), não irá longe.

A meu ver, este FINAL DE ANO será difícil e teremos que cortar todas as gorduras possíveis dentro da nossa própria casa, a começar pelas falhas de todos os departamentos, desperdícios de material e de tempos produtivos, evitando ao máximo a dispensa de funcionários. Uma das formas é o treinamento de pessoal bem como a implantação de sistemas de qualidade que se iniciam pelas Boas Práticas. Este treinamento de pessoal, não exclui o próprio dono da gráfica, que sempre é muito bem vindo.

Temos que vender mais e melhor! Entre as áreas que neste momento oferecem as melhores oportunidades estão às áreas de AGRONEGÓCIOS, ALIMENTOS em seus vários segmentos de mercado, farmacêuticas e veterinárias, de saúde, onde estão inclusos os hospitais e as diversas clínicas e laboratórios de análise, além dos profissionais de saúde em geral, a área de beleza e bem estar, que é composta de cosméticos e clínicas embelezadoras.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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