Thomaz Caspary: Vamos bater um bom papo sobre as estratégias das nossas gráficas num futuro próximo? :: Guia do Gráfico ::
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Vamos bater um bom papo sobre as estratégias das nossas gráficas num futuro próximo?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Podemos implantar a gestão estratégica, considerando-se as proporções e necessidades, nas nossas gráficas, sejam elas grandes médias ou pequenas. Ao pensar em adotá-la, precisamos em primeiro lugar, ter vontade e disposição.

Sabemos que manter a competitividade é um desafio permanente para todas as nossas gráficas. Uma das ferramentas para sustentar essa capacidade é a gestão estratégica. Um processo e deve ser de responsabilidade do dono da empresa. Entretanto, deve ser compartilhado com outros níveis de gerência, quando houver, buscando o envolvimento e comprometimento de todos para o planejar, o gerenciamento, a execução, o acompanhamento e de corrigir rumos quando necessário. É um processo macro e essencial para a condução de um negócio marcado nos dias de hoje pela necessidade de mudanças muitas vezes radicais em função da situação política e economia de nosso país.

A partir do momento em que decidimos realmente pela gestão estratégica do nosso negócio, o passo seguinte é a elaboração do plano. Vale lembrar que se trata de atividade que necessita de investimento em tempo e em dinheiro. Dou esta “Dica” por já ter visto planos engavetados ou mau implementados. Não é uma tarefa do outro mundo, mas também não é simples.

Exige, entre outras coisas, informações consistentes, coerentes, relevantes e em sintonia com o mercado, conhecimento teórico-prático da área de planejamento estratégico, postura, firmeza de propósitos, seriedade e liderança. Na elaboração deste plano, deveremos atentar para a dimensão do tempo de abrangência e as etapas. Quando citamos etapas, lembramos de que é elementar analisarmos os ambientes da nossa gráfica.

Devemos considerar para a análise do ambiente externo os seguintes componentes: econômico, político, legal, demográfico, tecnológico, social e natural. Além desses, não podemos esquecer-nos da análise da concorrência, da probabilidade de novos competidores, dos produtos e ou serviços que podem ou substituem os nossos em alguma ocasião/situação, os fornecedores e os clientes.

Temos que analisar também as tendências e os números do(s) segmento (s) de mercado em que atuamos e eventualmente queiramos atuar. Desta análise, identificamos as oportunidades e as ameaças tanto presentes como futuras. É sempre bom lembrar que uma ameaça pode vir a se tornar uma oportunidade.

Para a análise do ambiente interno, consideramos, em geral, os aspectos inerentes às áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção da empresa. Esta análise tem por objetivo mostrar-nos as nossas deficiências e qualidades, ou seja, nossos pontos fortes e fracos. Não podemos esquecer-nos de estabelecer uma comparação com outras empresas do setor gráfico, sejam elas concorrentes diretas ou indiretas ou, ainda, potenciais concorrentes.

Após esta análise, elaboramos as declarações da nossa visão e da missão da empresa, ou seja, deveremos estabelecer a posição que desejamos estar no futuro e as atividades que deveremos concentrar nossos esforços para alcançarmos tal posição. Tanto para a visão quanto para a missão, devemos defini-las de forma simples e clara. É preciso que todos na gráfica entendam, partilhem e sintam-se motivados.

Ao partirmos para a definição dos objetivos da empresa, outra etapa bastante difícil de elaborar, lembramos que estes objetivos deverão ser muito claros, entendidos e realizáveis para que funcionem como tensores motivacionais, e consistentes. Tudo isso deverá ser colocado no papel, como um documento e deve ser compartilhado e absorvido por todos os integrantes da equipe da gráfica.

Agora é a hora de desenvolver um plano contendo as ações. Essas ações devem derivar das estratégias. Normalmente utilizamos um quadro contendo a descrição de cada ação, como será desenvolvida e implementada, quem será o responsável por cada uma delas, os prazos para implementação e quanto custará para a empresa.

A última etapa a ser elaborada é a de como será feito o controle e a auditoria da gestão em curso. Recomendo, entre outros pontos, medir o desempenho e comparar esse desempenho medido com os padrões existentes, fazer uma análise concentrada, desenvolver soluções alternativas e tomar atitudes corretivas caso haja necessidade.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

• Gestores deverão procurar ter a VISÃO DE NEGÓCIO e não apenas dos seus produtos e/ou serviços;
• Gestores NÃO DEVEM SER PATERNALISTAS;
• Gestores não podem e nem devem reter informações como forma (ultrapassada) de assegurar o poder.
• A comunicação na empresa deverá ser em todos os sentidos (de cima para baixo, de baixo para cima e horizontalizada) e transparente, fortalecendo a participação das pessoas em todos os processos.
• Todos na empresa devem atentar para a relação com os clientes e fornecedores internos e externos, enfim, com todos os públicos que, de alguma forma, fazem parte da sua existência.

É FUNDAMENTAL que os gestores sejam líderes para ouvir e dar a devida importância às sugestões, críticas e análises dos colaboradores internos e externos.

* Thomaz Caspary ( In memoriam )




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