24 de junho, Dia da Indústria Gráfica: Inovações seguem ritmo acelerado para acompanhar o crescimento do setor :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

23 de junho de 2022

24 de junho, Dia da Indústria Gráfica: Inovações seguem ritmo acelerado para acompanhar o crescimento do setor

Confira as últimas novidades para diferentes aplicações e segmentos industriais. Filmes funcionais e flexíveis, rótulos inteligentes, sustentáveis e para impressão digital seguem entre as tendências.

Assessoria de Imprensa

Celebrado em 24 de junho, o Dia da Indústria Gráfica é uma homenagem ao criador da impressão tipográfica Johannes Gutenberg e tem como objetivo comemorar esse segmento que mais cresce no país,junto aos que trabalham, direta ou indiretamente nele. E para acompanhar essa expansão, são inúmeras as inovações em soluções que tornam os processos de impressão mais práticos, inteligentes e sustentáveis, com impactos positivos em toda a cadeia produtiva. 

Pioneira nesse mercado, a Avery Dennison, líder mundial em ciência de materiais autoadesivos, apresenta soluções de alta tecnologia para diversas aplicações de mercado, como farmacêutico, alimentos, bebidas, cuidados pessoais e com a casa e muito mais. As soluções abrangem amplo portfólio de materiais autoadesivos com frontal papel ou filme para identificação e decoração de produtos, entregando performance, funcionalidade e apelo visual. 

Visando sempre promover a economia circular, a redução dos impactos ambientais das operações e cadeias de suprimentos e atuar como uma força para o bem, criando valor para todas as partes interessadas, a Avery Dennison apresenta, entre suas metas de sustentabilidade para 2030, um forte compromisso de inovação ao oferecer um portfólio de produtos completo, com apelo às tecnologias verdes.

“Estabelecemos, entre essas metas para com o meio ambiente e a sociedade, o trabalho contínuo para o desenvolvimento de soluções que utilizem cada vez menos materiais, que possuam atributos que facilitem a reciclagem, que tenham em sua composição a presença de materiais reciclados e que façam uso de matérias-primas provenientes de fontes responsáveis”, destaca Renato Rafael, gerente de produtos da Avery Dennison, na América Latina.

 

Filmes funcionais e flexíveis

Entre os filmes funcionais e flexíveis oferecidos pela companhia, as soluções equilibram as necessidades de flexibilidade relacionadas às embalagens, qualidade de impressão, características de otimização operacional e apelo em gôndola. Podemos citar o Global MDO, filme semiflexível com menor espessura (50um) e que utiliza menos material se comparado a um PE (80um). Outra importante solução é o rPE, feito de polietileno reciclado, uma solução sustentável para a indústria de rotulagem.

A Avery Dennison também apresenta portfólios para impressão de rótulos digitais, uma vertente que está em crescimento e entrega qualidade, alto rendimento, velocidade, economia e flexibilidade ao setor gráfico. São soluções especialmente desenvolvidas para todos os setores e tipos de aplicação. Para o setor de agronegócios por exemplo, o Fasson® Semigloss Agro/S2055/PET23 se destaca. Seu frontal com baixa resistência ao rasgo, combinado com um adesivo de alto desempenho, impossibilita que o rótulo permaneça intacto durante uma tentativa de remoção do substrato, evitando falsificações na tentativa de que o rótulo de um produto com procedência seja reaplicado em embalagens de produtos falsificados. Além de oferecer excelente qualidade de impressão, garantindo que as informações de manipulação e cuidados se mantenham intactas durante toda a vida útil.

Outro segmento de grande utilidade das etiquetas é o automotivo. Para esse mercado, a Avery Dennison possui um portfólio completo para aplicações duráveis, em conformidade com as normas de cada mercado. São etiquetas de longa vida útil, resistentes a condições críticas, que contam com materiais adequados para uso externo, ambientes úmidos, químicos, abrasivos e de altas temperaturas, além de soluções para rastreabilidade e informação variável. 

 

Rótulos inteligentes

Consideradas etiquetas inteligentes, as soluções que contam com a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) agregada, proporcionam ganhos aos mais diferentes segmentos, desde o setor de vestuário até as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, automotiva, aviação e muito mais.

Entre as contribuições, ao fornecerem uma identidade digital exclusiva a cada item, as etiquetas e rótulos inteligentes se destacam pela alta precisão das informações no que diz respeito à eficiência das cadeias de suprimentos, melhoria nos processos internos e controle dos estoques, evitando a falta de itens, acompanhando os prazos de validade e prevenindo desperdícios, assim como o monitoramento das entregas em tempo real e o planejamento de rotas, com um rastreamento logístico de ponta a ponta. Aos consumidores, proporcionam compras informativas, interativas e divertidas. Ao planeta, impulsionam a sustentabilidade por meio de transparência das cadeias produtivas, redução das perdas e descartes responsáveis, evitando o desperdício.

 

Inovações sustentáveis

Com o propósito de oferecer soluções cada vez mais inteligentes, capazes de reduzir o impacto de produção e uso, a Avery Dennison desenvolveu o portfólio de rótulos autoadesivos Sustainable ADvantage. Entre as linhas de produtos, destacam-se a tecnologia CleanFlake, que facilita o processo de reciclagem de frascos PET sem contaminação, eliminando a etiqueta sem deixar resíduos na embalagem; o Wash Off, tecnologia de rótulo removível que possibilita que embalagens de vidro e garrafas retornáveis sejam facilmente reutilizadas após o processo de lavagem; outra solução já disponível no mercado brasileiro de rótulos autoadesivos, o novo liner r-Pet, que contém 30% de material reciclado, proveniente de garrafas pet, fornecido em todos os produtos laminados localmente; por fim, o Avery Dennison MultiCycle™, uma solução que consiste em um rótulo de filme permanente indicado para bebidas envasadas em garrafas de vidro, que oferece resistência por mais de 30 ciclos de lavagem, gerando menos resíduos para reciclagem ou aterro.

“São soluções que permitem os convertedores de rótulos e marcas reduzirem seu impacto ambiental, satisfazerem a demanda do consumidor, aumentarem a capacidade de reciclagem e responderem com eficácia às crescentes regulamentações governamentais ao redor do mundo. Como parte fundamental para o caminho à regeneração, o Sustainable ADvantage permite circularidade, melhora o desempenho ambiental e facilita a transparência em toda a cadeia de abastecimento”, complementa Renato.

 

Economia Circular

Criado pela empresa em 2019, o Programa AD Circular tem como objetivo  promover a reciclagem e transformação de resíduos da cadeia de autoadesivos. A iniciativa  tem como meta assegurar que até 2025 suas operações sejam 95% livres de aterros, que 75% dos resíduos sejam reutilizados e que 70% seja o percentual de redução nos resíduos gerados por seus clientes. Desde que entrou em operação em 2019, o Programa AD Circular já reciclou e processou mais de 5.100 toneladas de resíduos. Somente de janeiro a abril deste ano já foram mais de 700 toneladas, com o objetivo de alcançar o total de 3 mil toneladas até o final de 2022

Continuamente aberto a receber novos participantes, as indústrias interessadas em aderir ao Programa AD Circular e fazer parte deste movimento de regeneração, podem entrar em contato através do site https://adcircular.averydennison.com.br/. 

 

Sobre a Avery Dennison

Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. Com sede em Glendale, Califórnia, a empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos. Saiba mais em www.averydennison.com







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO