Fedrigoni anuncia vencedores do Top Award 2025 :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

10 de junho de 2025

Fedrigoni anuncia vencedores do Top Award 2025

No último dia 6, no Pavillon Gabriel, em Paris, foram apresentadas as melhores criações internacionais de designers, editoras, marcas e gráficas utilizando papéis e materiais autoadesivos Fedrigoni

Parla Assessoria

Arte, criatividade e expressividade. Esses são os elementos que definem as obras extraordinárias apresentadas no Fedrigoni Top Award 2025, um concurso criado para celebrar a excelência do design e destacar as criações de quem utiliza os papéis e materiais autoadesivos Fedrigoni para compor obras únicas.

Os vencedores desta edição foram anunciados ontem, 5 de junho, durante uma cerimônia no Pavillon Gabriel, em Paris, envolvendo as cinco categorias: Packaging, Publishing, Label, Creative Communication e Graphics Applications. Além disso, estudantes e jovens pesquisadores participaram com projetos na sessão Young Talents.

Designers, gráficas, editoras, marcas e jovens criativos do mundo inteiro tiveram seus projetos avaliados por um júri de especialistas, incluindo Simon Esterson (designer editorial), Silvana Amato (designer gráfica e professora), Paul Boudens (designer gráfico), Marianne Givone (Head of Global Content Factory da Diptyque), Gustavo Greco (fundador e diretor criativo do estúdio brasileiro independente GRECO), Kate Marlow (cofundadora do Here, coletivo de redatores e designers), Melanie Mues (fundadora do estúdio Mues Design em Londres) e Sebastián Yañez (cofundador da agência YG Branding & Design Experts, agora Thingular Creative Partners).

"Quero parabenizar os vencedores e todos os participantes do Top Award pela dedicação na seleção, avaliação e criação desta incrível coleção de projetos. No centro da missão da Fedrigoni está o desejo de criar produtos que inspirem marcas ao redor do mundo", afirmou Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. "A beleza e a qualidade dos projetos submetidos nos motivam ainda mais e impulsionam a nossa busca constante pelo equilíbrio perfeito entre sustentabilidade, estética e performance."

 

Categoria Packaging

O projeto vencedor “Hera nei campi” (Itália), inspirado na antiga deusa Hera e em suas conexões históricas com a região, apresenta um design de embalagem semelhante a um baú do tesouro, com cores raramente utilizadas no setor alimentício. Como protagonista, uma ilustração de traços essenciais.

O segundo lugar ficou com “Istriana” (Croácia), com embalagem de garrafa inspirada em ânforas romanas.

Em terceiro lugar, “Whathever” (China), um conceito de embalagem que enfatiza a convivialidade e o relaxamento.

Menção especial para “I Giardini Medicei” da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella (Itália), embalagem floral para quatro fragrâncias Eau de Parfum.

 

Categoria Publishing

Três projetos compartilharam o primeiro lugar: “Dead End”, de Penisola Edizioni com Antiga Edizioni (Itália), livro que explora o passado e o presente da fronteira entre EUA e México; “UXUA UTOPIA: A Very Gifted Guesthouse”, da UXUA Casa Hotel and Spa (Holanda), livro que retrata um resort de luxo projetado por Wilbert Das, promovendo criatividade em harmonia com a natureza; e “Mezzocane”, da Fundação Culturgest (Portugal), publicação dedicada à exposição de Enzo Cucchi em Lisboa, com obras de duas décadas.

Menções Especiais do Júri
Panorama”, Éditions du livre (França): cores vibrantes, seleção de papéis e impressão de alta qualidade. “Dějiny města Zlína”, da cidade de Zlín (República Tcheca): história da cidade em dois volumes com design gráfico refinado.

Menção Especial Fedrigoni
Dior’s New Spaces 2023” (França): publicação sobre arquitetura, apresentada em caixa rígida com corte inspirado nas coberturas de ardósia de Paris.

 

Categoria Label

Vencedor: “Sentinella”, da vinícola La Lepre e la Luna (Itália). Rótulo com formas simples e cor vibrante, realçado pela textura natural do papel 100% algodão.

Segundo lugar:Cline Family Cellars, The Sneak Wines” (EUA), com design minimalista e conceito rebelde inspirado em Henry Cline.

Terceiro lugar: “Sulcus – Extra Virgin Olive Oil” (Itália), com letras vermelhas sobre rótulo texturizado que remete ao solo rochoso da Apúlia.

 

Menção especial Fedrigoni

Laberinto de Cidonia”, da UNESDI (Espanha): rótulo em alto-relevo com símbolos enigmáticos, remetendo à região marciana de Cydonia.

 

Categoria Creative Communication

Vencedor: “Margaret Lansink & Réne van Hulst: Unbound”, da Dienacht Publishing (Alemanha). Um convite para reconectar-se com a natureza, com estética poética e emocional.

Segundo lugar: “Pocket Decision Book”, da Happy Paper Press (República Tcheca), ferramenta original para tomada de decisões com páginas coloridas em sequência de SIM e NÃO.

Terceiro lugar: “The Art of Frescoes in Florence”, do St. Regis Florence (Itália): guia elegante sobre afrescos da cidade com mapa ilustrado.

 

Menção especial Fedrigoni

Vlassak Verhulst Portfolio Book” (Bélgica): livro que se integra visualmente a uma pedra – um desafio de impressão ambicioso.

 

Categoria Graphics Applications

Menção especial Fedrigoni

Chromatic Prism”, da Tape Over (Alemanha): instalação no shopping Les Ateliers Gaîté, em Paris, com 15.000 triângulos aplicados por 15 artistas em 800 m².

 

Categoria Young Talents

Vencedor: “Ramasser – Raking”, da Ecole Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre (Bélgica), livro de 240 páginas com cenas rurais capturando trabalhadores segurando rastelos.

Segundo lugar: “Clean Places!?”, da Universidade de Ciências Aplicadas de Salzburg (Áustria): livro sobre limpeza urbana, feito com e contra o desperdício.

Terceiro lugar: “Ciceklik – Peeling through a wall of time”, da Kunsthochschule Berlin Weissensee (Alemanha): análise tipográfica e histórica de antigos armazéns de tabaco em Xanthi (Grécia).

 

Menções Especiais do Júri:

204 Type-Gazette / Issue 4”, da Bauhaus Universität Weimar: publicação universitária sobre tipografias estudantis, com tema “fumaça”.

Futuri passati”, da IUAV de Veneza: estudo comparativo da ficção científica gráfica entre Oriente e Ocidente (1930–1980).

 

CAMPEÕES POR PAÍS

Alemanha – Creative Communication: Drykorn Lookbook Fall/Winter 24 Men Label: Patsy gin, Heller & C.
Espanha – Publishing: Web(s) of Life, Tomás Saraceno, IvoryPress Label: El Alma de Gildo, Spanish Palate
França – Publishing: Echoes from the Rockies, Nicolas Seurot
Bélgica – Packaging: Verpakkingen, Boogie Bougie
Itália – Packaging: Frescobaldi Tirrena, Frescobaldi
Reino Unido – Publishing: Sociotype Journal Issue 3 – Home, Sociotype
Austrália – Label: Barrel Aged Gin, Voice®, Threefold Distilling
Arábia Saudita – Creative Communication: New Year Calendar, Gloo Stoodios

 

Sobre a Fedrigoni

Fundada em 1888, em Verona, a Fedrigoni é hoje líder mundial em papéis especiais para embalagens de luxo e rótulos premium para vinhos. É a terceira maior empresa do setor de materiais autoadesivos e produção de RFID inlays, e a segunda em papéis para arte e desenho (marca Fabriano). Com quase 6.000 colaboradores em 28 países e 73 unidades (incluindo fábricas, centros de corte e distribuição), o grupo distribui mais de 25.000 produtos em 132 países. Mais informações:www.fedrigoni.com