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06 de junho de 2025

Fedrigoni divulga relatório Bain & Company e destaca papel da sustentabilidade no mercado de embalagens de luxo

Segundo levantamento, que envolveu mais de 500 executivos da cadeia de valor da embalagem de luxo, o foco na sustentabilidade no desenvolvimento de embalagens de alto padrão tornou-se uma vantagem competitiva e devem representar mais de 30% em até 3 anos, segundo líderes do setor

Parla Assessoria

As embalagens no setor de luxo estão passando por uma revolução silenciosa—e estão se tornando mais inteligentes, ecológicas e com um propósito maior. Um novo relatório da Bain & Company, em colaboração com o Grupo Fedrigoni, fabricante global de papéis especiais, materiais autoadesivos e etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), revela que a sustentabilidade não é mais um compromisso no mundo das embalagens de alto padrão—está se tornando uma vantagem competitiva.

Em uma previsão realista, o relatório, Luxury Packaging: Resolving the Tension Between Creativity and Impact, projeta que, dentro dos próximos três anos, mais de 30% de todas as vendas de embalagens de luxo usarão soluções sustentáveis. As descobertas, reveladas hoje no evento “Explore – Fedrigoni Creative Summit”, realizado em Paris, baseiam-se em uma pesquisa com mais de 500 executivos da cadeia de valor das embalagens de luxo na Europa, Oriente Médio e África, incluindo designers, fornecedores, conversores e marcas líderes.

“As embalagens estão evoluindo de um recipiente estático para um ponto de contato dinâmico da marca,” disse Claudia D’Arpizio, sócia sênior e chefe global da prática de Moda e Luxo da Bain & Company. “Não se trata mais de escolher entre beleza e responsabilidade. Hoje, você pode - e deve - entregar ambos.”

 

De indulgência à inovação

O luxo sempre foi definido por experiências sensoriais, como, por exemplo, o toque de uma caixa artesanal ou o brilho de uma garrafa sob medida.

Mas, à medida que as preocupações ambientais e as regulamentações remodelam a indústria, as marcas de luxo estão agora reimaginando suas embalagens não apenas como um recipiente, mas como uma declaração de valores.

Sobre esse tema, Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni, destaca: “Todos os dias, por meio de nossa estreita colaboração com marcas, designers e conversores, testemunhamos a evolução do que o luxo realmente significa: não mais apenas sobre estética e exclusividade, mas cada vez mais sobre responsabilidade, transparência e impacto positivo. Nesse contexto, as embalagens tornam-se um poderoso símbolo cultural—beleza que reflete valores e inovação que abraça a sustentabilidade. Como fabricantes de papéis premium, materiais autoadesivos e RFID, nosso papel é possibilitar essa transformação, oferecendo soluções criativas, sustentáveis e de alto desempenho. Ser um verdadeiro parceiro significa co-desenvolver com nossos clientes um ecossistema onde cada escolha de material se torna um ponto de contato estratégico, sustentável e narrativo.”

O relatório enfatiza, ainda, como as marcas líderes estão aplicando os “Quatro Rs” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recuperar) com um toque de luxo, substituindo materiais tradicionais por papéis avançados, polímeros biodegradáveis e até soluções baseadas em micélio (uma alternativa sustentável que aproveita a estrutura radicular dos fungos) que são tão exclusivos quanto ecológicos. Garrafas de vidro mais finas e designs modulares de embalagens também estão ajudando as marcas a reduzir emissões sem comprometer a elegância.

 

Estética encontra ética

Em vez de restringir a criatividade, a sustentabilidade está desbloqueando uma nova fronteira para a narrativa de luxo e a conexão com o cliente.

As embalagens agora são vistas não como o fim da jornada, mas o começo—especialmente no reino digital. Pense em códigos QR embutidos em caixas que revelam a história de origem de uma peça de vestuário, etiquetas inteligentes que verificam a autenticidade e sobreposições de realidade aumentada que melhoram a experiência de unboxing.

No centro dessa evolução digital está o Passaporte Digital do Produto (DPP)—uma oferta que em breve será padrão, proporcionando total transparência sobre o ciclo de vida de um produto.

“Para o consumidor de luxo de hoje, o conhecimento faz parte da recompensa”, destacou D’Arpizio. “Eles querem saber de onde algo veio, como foi feito e o que acontece a seguir. As embalagens agora são o portal para essa história.”

No entanto, integrar a sustentabilidade como um foco central exige que as marcas e os fabricantes de embalagens colaborem mais estreitamente no desenvolvimento de alternativas inovadoras e econômicas. Ao se envolverem cedo no processo, ambas as partes podem alinhar-se em soluções criativas que não apenas atendam aos objetivos ambientais, mas também apoiem o modelo operacional geral de forma mais eficiente.

 

Desafios

Reduzir o volume e o peso das embalagens para otimizar a eficiência do transporte e minimizar viagens é visto como o fator mais significativo para melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos, com 43% dos entrevistados na pesquisa classificando-o como sua principal prioridade.

Promover embalagens reutilizáveis para minimizar o desperdício e o impacto ambiental, citado por 25%, foi a segunda prioridade mais alta, seguido de usar materiais leves e duráveis para evitar danos durante o transporte, com 17%.  Em quarto lugar ficou a necessidade de adotar designs modulares e empilháveis para melhor gerenciamento de espaço e logística foi selecionado por 10%. A integração de tecnologias inteligentes nas embalagens para rastreamento em tempo real e monitoramento de condições foi considerada a menos significativa, com apenas 5% considerando-a prioridade.

 

Regulamentação como um catalisador, não uma restrição

Além das expectativas dos consumidores em mudança, as regulamentações em evolução, como a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da UE e seu Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens, estão acelerando as mudanças detalhadas no relatório.

Embora a regulamentação permaneça um foco central nas discussões sobre a transformação da indústria, o que se destaca de forma proeminente nas respostas da pesquisa é a crença de que os clientes são os verdadeiros catalisadores da mudança.

A pesquisa descobriu que metade dos entrevistados previu que as embalagens sustentáveis representarão mais de 30% das vendas da indústria dentro de três anos. Os materiais estão melhorando, as ferramentas digitais estão em vigor e o apetite dos clientes está crescendo.

As marcas de luxo com visão de futuro não estão apenas se adaptando a essas mudanças; estão usando-as para se destacar, conclui o relatório. Sugere que as empresas mais bem posicionadas são aquelas que investem em ciência dos materiais, redesenham cadeias de suprimentos e trabalham em estreita colaboração com especialistas em embalagens para criar soluções mais significativas—e mais compatíveis.

O relatório conclui, portanto, que o futuro das embalagens de luxo não é apenas mais leve e inteligente, mas cada vez mais simbólico da transformação mais ampla da indústria de luxo em direção à transparência, responsabilidade e conexão emocional mais profunda.

 

Sobre a Bain & Company

A Bain & Company é uma consultoria global que ajuda os mais ambiciosos agentes de mudança do mundo a definir o futuro. Presente em 65 cidades de 40 países, trabalha ao lado de seus clientes como uma equipe com uma ambição compartilhada de alcançar resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Complementa sua expertise integrada e personalizada com um vibrante ecossistema de inovadores digitais para entregar resultados melhores, mais rápidos e mais duradouros. Seu compromisso de 10 anos de investir mais de $1 bilhão em serviços pro bono traz seu talento, expertise e insights para organizações que enfrentam os desafios urgentes de hoje em educação, equidade racial, justiça social, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Recebeu uma classificação de Ouro da EcoVadis, a principal plataforma de classificações de desempenho ambiental, social e ético para cadeias de suprimentos globais, colocando-a no top 2% de todas as empresas. Desde sua fundação em 1973, mede seu sucesso pelo sucesso de seus clientes, e mantém o mais alto nível de defesa do cliente na indústria.

 

Sobre a Fedrigoni

Fundada em 1888 em Verona, a Fedrigoni é hoje a líder global em papéis especiais para embalagens de luxo e rótulos premium para vinhos, o terceiro player no mercado de materiais autoadesivos e produção de inlays RFID, e o segundo em papéis para arte e desenho com a marca Fabriano. Com quase 6.000 pessoas em 28 países e 73 plantas, incluindo locais de produção, centros de corte e distribuição, o Grupo vende e distribui mais de 25.000 produtos em 132 países.