Fedrigoni lança “Best of Publishing”, sua nova coleção para papéis de uso editorial :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
Anuncie!
Anuncie!

03 de julho de 2025

Fedrigoni lança “Best of Publishing”, sua nova coleção para papéis de uso editorial

Com base na sua sólida experiência na produção de papéis para o setor editorial, com a coleção Best of Publishing, a Fedrigoni vai além do conceito tradicional de catálogo, oferecendo uma nova perspectiva. Esta coleção foi concebida para educar e inspirar, combinando a seleção tradicional de materiais com elementos digitais como QR Codes, vídeos e podcasts com entrevistas inspiradoras a oito reconhecidos designers editoriais internacionais.

Parla Assessoria

A Fedrigoni está anunciando o lançamento do "Best of Publishing, uma seleção de papéis editoriais criada para educar e inspirar que reforça a presença da fabricante no mundo editorial por meio de uma narrativa envolvente.

Esta nova coleção de papéis editoriais é simultaneamente um guia prático e um projeto visionário, incluindo, além de uma sessão de catálogo tradicional, QR Codes que direcionam para páginas web dedicadas, vídeos e podcasts, enriquecendo e valorizando a experiência do utilizador.

A coleção divide-se em três partes:

1. “Read Me”, um livro que apresenta as melhores práticas de design editorial e é, por si só, uma peça de coleção, produzido com 29 papéis premium da Fedrigoni, tanto revestidos como naturais. A publicação inclui entrevistas originais e exclusivas com oito designers que, ao longo das suas carreiras, se cruzaram com a Fedrigoni: David Pearson (Reino Unido), Eduardo Aires (Portugal), Thomas Kronbichler do Studio Mut (Itália), Sulki & Min (Coreia do Sul), Lorenz Klingebiel (Alemanha), Fanette Mellier (França), Matt Willey do estúdio Pentagram NY (EUA) e Wang Zi Hong (Taiwan). Cada designer apresenta uma seleção cuidadosa dos seus trabalhos, acompanhada por entrevistas que exploram o seu percurso pessoal e o processo criativo.

Estes designers distinguem-se amplamente em estilo e abordagem, mas partilham um profundo amor pelo papel, pela impressão e pela experimentação. Os projetos apresentados vão desde publicações artísticas independentes e não convencionais até relatórios corporativos. A maioria das entrevistas também está disponível em formato de podcast na série Design Signatures by Fedrigoni, disponível no Spotify e no YouTube.

2. “Choose Me”, que apresenta uma seleção criteriosa de papéis retirados do catálogo da Fedrigoni, escolhidos pela sua qualidade estética e desempenho técnico excecional. Os dois mostruários estão organizados por aplicação: papéis para encadernação, como o texturizado Imitlin, papéis para guardas e inserções (na sua maioria coloridos) com séries icônicas como Sirio Color, Woodstock e Materica. Para páginas internas, seja para texto ou imagem (sobretudo brancas), as opções vão desde o versátil Arena natural ao revestido Symbol, incluindo soluções inovadoras como Arena High Definition e X-Per. Refletindo o espírito inovador dos designers apresentados, a coleção inclui ainda as novidades mais recentes, como Cotone100 (papel natural feito com 100% de linters de algodão), GSK Translucent+ (papel translúcido altamente resistente) e Terrae, uma linha produzida com pigmentos de origem mineral. Cada amostra de papel inclui um QR Code que remete para o site da Fedrigoni, onde é possível obter mais informações.

3. “Footnotes”, o último componente de Best of Publishing que oferece um guia que apresenta aos leitores mais jovens o processo editorial de forma interativa, acompanhando-os na descoberta do mundo da impressão e da produção, e destacando o papel do papel na comunicação visual.

 “Como produtores de papel, compreendemos que o setor editorial representa um pilar fundamental num mundo em constante evolução — um testemunho da criatividade e do patrimônio cultural”, afirma Céline Bertuzzi, diretora de marketing da Fedrigoni Special Papers. “Com Best of Publishing queremos reforçar a nossa liderança no setor de papéis editoriais, oferecendo uma nova coleção capaz de inspirar a comunidade criativa. Fomos além da simples autorreferência para dar voz a alguns dos designers mais inovadores da atualidade. Para isso, ultrapassámos o conceito tradicional de catálogo, criando uma experiência enriquecida com conteúdos originais e espaços digitais perfeitamente integrados.”