Lubrificantes na indústria gráfica: produtos adequados garantem desempenho de máquinas :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

09 de outubro de 2023

Lubrificantes na indústria gráfica: produtos adequados garantem desempenho de máquinas

Em meio a diversos componentes, tintas e produção em grande escala, as máquinas demandam manutenção regular e graxas de uso específicos para cada operação

Oficina da Comunicação Integrada

A indústria gráfica no Brasil está em constante evolução, acompanhando as mudanças tecnológicas e as tendências de mercado. Editoras, empresas de embalagens, serviços promocionais e o setor educacional são alguns dos segmentos que continuam a contribuir para o desenvolvimento desse setor.

À medida que as empresas buscam maneiras criativas de atender às necessidades dos consumidores, a indústria gráfica atua oferecendo produtos para a comunicação visual e impressa.

A indústria gráfica tem se modernizado nos últimos anos, adotando novas tecnologias para aumentar a produtividade e a qualidade de impressão. O especialista Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Special Lubricants, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação industrial, explica que esse cenário aumentou a demanda por lubrificantes de alto desempenho, para suportar o ritmo das máquinas mais modernas.

Em todos os segmentos, a qualidade da produção e a eficiência operacional devem ser prioridade para o sucesso dos negócios. Os lubrificantes são fundamentais para garantir o funcionamento contínuo e livre de instabilidade para impressões em uma indústria gráfica”, afirma Luiz.

Os produtos utilizados nas máquinas do setor gráfico devem reduzir o atrito entre as partes móveis das impressoras, laminadoras, guilhotinas e outras máquinas, garantindo assim um funcionamento suave e preciso. Além disso, eles também ajudam a dissipar o calor gerado durante a operação, evitando o superaquecimento dos componentes e prolongando a vida útil das máquinas.

Essa indústria trabalha com uma variedade de componentes, tintas e condições de operação que podem influenciar na escolha do lubrificante mais indicado. Por exemplo, algumas máquinas podem estar expostas a altas temperaturas de secagem ou ambientes com alto nível de poeira, o que exige lubrificantes resistentes a esses fatores”, recomenda o especialista Luiz Maldonado.

Além disso, a manutenção regular das máquinas gráficas é fundamental. A lubrificação adequada deve fazer parte de um programa de conservação que inclui a limpeza, inspeção e substituição de peças desgastadas. A falta de lubrificação ou a utilização de lubrificantes inadequados podem levar a problemas como desgaste prematuro, quebra de peças e paradas não programadas, resultando em perda de produção e aumento dos custos de manutenção.

Para cada tipo de máquina existe um lubrificante adequado e com a utilização de produtos de boa qualidade como as marcas conhecidas mundialmente, como a Kluber, Mobil, Rocol, Shell e Texas, é possível estender a vida útil dos componentes, minimizando o custo de produção e energia.

 

Sobre a Lubvap

A Lubvap Special Lubricants (www.lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 19 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza Industrial (solventes e desengraxantes).







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO