Sindigraf – SP celebra 100 anos com festa e lançamento de livro comemorativo :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

10 de novembro de 2023

Sindigraf – SP celebra 100 anos com festa e lançamento de livro comemorativo

Parla Assessoria

A tradicional escola SENAI Theobaldo de Nigris, maior instituição de ensino de Artes Gráficas da América Latina, foi palco da celebração dos 100 anos do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo, o Sindigraf-SP.

E, como não podia deixar de ser, a noite de gala reuniu profissionais, parceiros e personalidades que ajudaram a construir a história do Sindigraf ao longo deste século. Todos foram recebidos pelas boas-vindas do Sr. Ricardo Coube, atual presidente da instituição, que salientou o orgulho e a responsabilidade de estar no cargo em uma data tão importante.

“Eu me sinto um privilegiado por estar Presidente do Sindigraf São Paulo justamente no ano em que a instituição completa seu centenário. Diariamente, reflito sobre essa marca e sobre essa responsabilidade: a de honrar todos aqueles que vieram antes de mim e colaboraram para construir uma instituição forte, atuante, que luta pelos interesses da Indústria Gráfica de São Paulo”, salientou Coube.

O Presidente destacou ainda a importância do SENAI e o simbolismo de a comemoração acontecer justamente no local. “É uma noite muito importante porque nos reunimos neste escola repleta de simbolismos. Daqui, destas salas e corredores, saíram mentes brilhantes que também contribuíram e ainda contribuem para o crescimento de nosso mercado e com a riqueza da história do Sindigraf”, disse.

Após o discurso, Ricardo Coube participou da homenagem prestada a ex-Presidentes do Sindigraf-SP: Levi Ceregato, Mario Cesar Camargo, Fabio Mortara e Silvio Isola (que não pôde comparecer à cerimônia). Todos fizeram questão de lembrar aqueles que, apesar de não estarem mais fisicamente presentes, seguem imortalizados pelo legado deixado à frente da instituição.

Rafael Cervone, Presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), representou a importante instituição, que é parceira do Sindigraf São Paulo, na festividade. “Eu fico imaginando aqui quantas histórias o setor e seus empresários já testemunharam ao longo destes 100 anos. E inevitavelmente fico encantado com essa história porque sabemos que raízes profundas resultam em uma história longeva”, disse Cervone.

 

Livro

O evento também foi palco do lançamento do livro “100 anos Sindigraf SP- Honrando Passado, Imprimindo Futuro”, desafio entregue nas mãos do renomados Plinio Gramani, Tânia Galluzzi e Cesar Mangiacavalli.

A publicação conta a trajetória do sindicato desde sua criação, em 1923, narrando conquistas, lutas e desafios até os dias atuais. Ricamente ilustrado por fotos, o novo livro é material histórico indispensável para aqueles que estudam a história da indústria de impressão no Brasil e em São Paulo.

“São muitas memórias, histórias e imagens compiladas numa diagramação belíssima, imortalizando o registro do avanço das atividades sindicais, suas batalhas, conquistas, principais atividades e realizações, mencionando pessoas que tiveram papel fundamental nesta história, sem esquecer de todos os demais membros das diretorias e colaboradores que trabalharam ao longo dos anos, que, apesar de não serem nominados, tiveram, e ainda têm, grande importância”, frisou Ricardo Coube, ao comentar sobre a obra.

Encerrando a noite de celebração, o jornalista e apresentador Carlos Alberto Sardenberg ministrou a palestra “Do Passado ao Futuro – Avanços e Desafios”, na qual apresentou números da Economia no Brasil e salientou um viés otimista para o crescimento do país. Sardenberg também se recordou de sua ligação com a indústria gráfica, sobretudo, a de jornais.

A festa dos 100 anos do Sindigraf – SP teve Patrocínio cota Ouro da Blendpaper, Eco3 e Suzano, e Patrocínio Bronze da Afeigraf, e contou com a parceria da Bronzart Clicheria, Green Packing, HR Acabamentos Gráficos, Leograf, MP Brasil Hot Stamping e VSP Papéis Especiais.







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO