Sustentabilidade é estratégica para marcas de luxo conquistarem a preferência do consumidor :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

21 de agosto de 2025

Sustentabilidade é estratégica para marcas de luxo conquistarem a preferência do consumidor

E a MD Papéis, com sede em Limeira (SP), vem focando no atendimento dessa demanda há alguns anos, oferecendo soluções sustentáveis de papelcartão para embalagens do segmento

RA Comunicação

A sustentabilidade deixou de ser apenas uma diretriz da economia circular, passando a representar um diferencial competitivo essencial no setor de embalagens de luxo. De acordo com um recente relatório da Bain & Company em parceria com o Grupo Fedrigoni, mais de 30% das vendas de embalagens de alto padrão deverão ser sustentáveis nos próximos três anos. E a MD Papéis, fabricante de papelcartão de Limeira (SP), vem priorizando o suprimento dessa demanda há alguns anos, com produtos de alta performance e foco na sustentabilidade das embalagens.

Segundo o Rafael Rigon, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da MD Papéis, a sustentabilidade sempre foi um pilar da operação e das soluções desenvolvidas na fábrica. “Há alguns anos priorizamos práticas responsáveis em nosso processo produtivo, para desenvolvermos soluções em papelcartão com o máximo uso de aparas de embalagens pré e pós-consumo. Avalio que era uma questão de tempo, até que o mercado de luxo integrasse definitivamente esse conceito. Hoje, os consumidores de produtos de luxo querem mais do que exclusividade, exigem informação e responsabilidade em todo o ciclo produtivo das marcas que consomem”, ressalta Rafael.


Modelo de Embalagem em Papelcartão Sustentável

A pesquisa foi realizada com mais de 500 executivos da cadeia de valor das embalagens de luxo na Europa, Oriente Médio e África, incluindo designers, fornecedores, conversores e marcas líderes. O estudo aponta que materiais sustentáveis estão cada vez mais presentes nas decisões estratégicas das marcas premium. A evolução passa por ações como a substituição de materiais plásticos por papéis avançados, uso de polímeros biodegradáveis, aplicação de soluções modulares e integração de tecnologia digital, como o Passaporte Digital do Produto (DPP) – que oferece total transparência sobre sua origem e o ciclo de vida, e outros.

 

Duas opções de matéria-prima para embalagens de luxo


Modelo de Embalagem em Papelcartão Sustentável

Duas das opções de papelcartão da MD Papéis são voltadas às marcas que desejam unir estética e ética em suas embalagens. “O Triplexpack entrega exatamente o que o setor de luxo busca hoje: um material premium de alto desempenho, com acabamento sofisticado, maior lisura e origem responsável, pois sua dupla camada de revestimento torna capa e verso branqueados, porém mantendo o meio de aparas, seguindo a linha de sustentabilidade do portfólio da MD Papéis”, esclarece.

Outra opção é o Printkot, com capa branqueada e verso de celulose virgem, que garante produtividade e sustentabilidade, com boa rigidez e qualidade no processo de impressão. “Ambos são indicados para embalagens que demandam acabamento premium, voltadas ao acoplamento, além de atender segmentos de cosméticos, eletrônicos, de higiene pessoal, bebidas, calçados, farmacêuticos e outros, com o diferencial do Triplexpack também servir ao mercado editorial e de displays promocionais”, enfatiza Rigon.

 

Foco em parcerias e na cooperação

Segundo as respostas do estudo, a revolução verde nas embalagens de luxo está em curso e é resultante não apenas das mudanças provocadas pelas diversas regulamentações ambientais, mas sobretudo pela mudança de comportamento dos consumidores, vistos como catalisadores dessa revolução ao cobrar coerência entre o discurso e a prática no setor industrial.

Ainda conforme a pesquisa, ter a sustentabilidade como foco central exige que grandes marcas, fabricantes de embalagens e de matéria-prima colaborem de forma estreita. “Para que essa sinergia leve ao desenvolvimento de alternativas de embalagem não somente sustentáveis, como também eficientes ao modelo operacional”, finaliza Rafael.


Rafael Rigon, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da MD Papéis

 

Sobre a MD Papéis

A MD Papéis faz parte do Grupo Formitex e desde 1945 produz papelcartão para os mercados de embalagem, gráfico e editorial, com uma produção de 41 mil toneladas da matéria-prima ao ano. São sete linhas de papelcartão sustentáveis para fabricação de embalagens, produzidas a partir de fibras de celulose certificadas – vindas de florestas cultivadas apenas para este fim – e do uso de mais de 70% de aparas de papelcartão recicladas pré e pós-consumo.

Localizada na cidade de Limeira, no interior de São Paulo e próximo à região de Campinas, é reconhecida por sua dedicação em oferecer soluções inovadoras e ecológicas para a indústria de embalagens, além de focada em contribuir com o desenvolvimento humano e o meio ambiente. Para saber mais sobre a MD Papéis, acesse https://www.mdpapeis.com.br