Unidade de Ribas do Rio Pardo da Suzano atinge capacidade nominal em tempo recorde com tecnologias da ANDRITZ :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
Anuncie!
Anuncie!

19 de novembro de 2025

Unidade de Ribas do Rio Pardo da Suzano atinge capacidade nominal em tempo recorde com tecnologias da ANDRITZ

AIs Comunicação

A nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Brasil, que opera inteiramente com tecnologia da ANDRITZ, atingiu sua capacidade nominal de produção de 2,55 milhões de toneladas métricas de celulose branqueada por ano em tempo recorde. Após apenas três meses de estabilização após o início das operações, a fábrica entrou em fase de ramp-up e alcançou sua capacidade nominal em menos de um ano, um novo marco de referência para a indústria. Esse feito estabelece a unidade como uma das maiores e mais eficientes instalações de produção de celulose do mundo.

Alcançar a capacidade nominal em uma planta dessa escala, com todos os sistemas operando de forma integrada e eficiente em um período tão curto, é uma conquista notável”, afirma Leonardo Mendonça Pimenta, Diretor de Operações Industriais da Suzano em Mato Grosso do Sul. “O desempenho alcançado é resultado da combinação de tecnologia, expertise e suporte dedicado da ANDRITZ, aliado ao comprometimento e à excelência da equipe da Suzano, cujos esforços foram cruciais para transformar a parceria em resultados concretos e sustentáveis.”


A nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, fornecida pela ANDRITZ
(Divulgação ANDRITZ)

A ANDRITZ entregou uma fábrica de celulose altamente eficiente em termos de recursos, com tecnologias de ponta para produção de fibras e recuperação química – incluindo plantas de gaseificação – sob regime EPCC (Engenharia, Suprimentos, Construção e Obras Civis). Para aprimorar ainda mais o desempenho ambiental, a ANDRITZ também forneceu uma planta de ácido sulfúrico SulfoLoop. Essa unidade produz ácido sulfúrico de grau comercial a partir dos gases odoríferos concentrados da fábrica e enxofre elementar, permitindo a reciclagem de enxofre de correntes residuais e tornando a planta totalmente autossuficiente nesse insumo essencial.

A fábrica também incorpora um pacote avançado de automação e digitalização, projetado para aumentar a eficiência operacional e apoiar a tomada de decisões. Isso é possível por meio de uma suíte de analisadores da série Smart da ANDRITZ, sistemas de monitoramento de condição e visão, robótica e soluções digitais avançadas Metris para controle de processos, simulação e otimização. Essas tecnologias representam um passo importante rumo a uma operação mais inteligente e conectada.

Para a ANDRITZ, essa conquista reforça sua posição como fornecedora líder de soluções completas e de alto desempenho para a indústria de celulose, além de destacar sua parceria estratégica com a Suzano, baseada em inovação, sustentabilidade e excelência operacional.

 

GRUPO ANDRITZ

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ fornece plantas, equipamentos, serviços e soluções digitais avançadas para uma ampla gama de indústrias, incluindo papel e celulose, metais, energia hidroelétrica, meio ambiente e outros. Fundada em 1852 e com sede na Áustria, o grupo cotado na bolsa emprega cerca de 30.000 pessoas, em 280 localidades em mais de 80 países.

Como líder global em tecnologia e inovação, a ANDRITZ está comprometida em promover o progresso que beneficia clientes, parceiros, colaboradores, sociedade e o meio ambiente. O crescimento da empresa é guiado pelas soluções sustentáveis que permitem a transição verde, digitalização avançada para maior desempenho industrial e serviços que maximizam o valor das plantas dos clientes em todo seu ciclo de vida. ANDRITZ. FOR GROWTH THAT MATTERS.

 

ANDRITZ PULP & PAPER

A ANDRITZ Papel & Celulose fornece tecnologia sustentável, automação e soluções de serviços para produção de todos os tipos de celulose, papel, papel cartão e tissue. As tecnologias e serviços são focados em aumentar a eficiência da produção, diminuir os custos operacionais em geral, assim como estratégias de descarbonização inovadoras e plantas de operação autônomas.

O portfolio de produtos também inclui caldeiras para geração de energia, diversas tecnologias de nonwoven, e sistema de produção de paineis (MDF). Com a reciclagem de resíduos, trituração e soluções de energia, fluxos de resíduos e subprodutos da produção são convertidos em matérias-primas secundárias valiosas como também em resíduos sustentáveis para geração de energia. A tecnologia de ponta do IioT, como parte das soluções de digitalização do Metris completa a oferta abrangente de produtos.