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Sobrevivendo nestes dias turbulentos onde a tecnologia não é o mais importante

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Muitos gráficos se perguntam se chegarão com sua empresa sadia até 2018. Quando digo sadia, refiro-me à insolvência, pois hoje grande parte de nossas gráficas está doente.

Para que o empresário gráfico possa competir em uma escala global, ele necessita de uma boa gestão de profissionais capacitados e naturalmente de bons vendedores, que lhe tragam clientes adequados ao perfil de sua gráfica. O sucesso das pequenas e médias gráficas no Brasil está intimamente relacionado a capacitação do empresário na gestão de seu negócio bem como na capacidade técnica de seus funcionários. Emprego existe. O que falta são bons profissionais.

Pensando nisso e embasado principalmente na nossa experiência prática pensei em algumas dicas que poderão ajudar o gráfico a conduzir o seu negócio rumo a resultados positivos, pois é muito grande o despreparo de nossas equipes, bem como a ferramenta principal do funcionário: a sua "vontade de vestir a camisa".

 

INICIATIVA

É um pré-requisito para todos os demais e uma das características mais marcantes de um empresário bem sucedido e de um funcionário que soluciona problemas (vestindo a camisa). O primeiro passo para transformar o seu sonho em realidade é agir, em vez de esperar as coisas acontecerem sozinhas. Mantenha sempre uma atitude proativa mesmo nestes momentos mais difíceis.

 

SER SEMPRE CRIATIVO

A criatividade deve ser um desafio permanente e solicitado igualmente de seus colaboradores. Sempre procure ideias que diferenciem sua gráfica da concorrência. Apenas um alerta, nada irá adiantar ter muitas ideias criativas se você não conseguir implantar nenhuma. Muitas vezes, ser criativo significa abandonar o que não deu certo implantando algo inédito.

 

SER SEMPRE O MELHOR NO QUE PRODUZ

Se você ainda não é, deverá se esforçar para se tornar o CAMPEÃO do seu segmento. Todo empreendimento só se consolida caso se torne a melhor opção para algum serviço ou produto, dentro da sua área de atuação específica. É preciso saber quem são os principais concorrentes, como eles trabalham, quais são as novas tendências do setor, etc. Apenas desta forma, você poderá desenvolver uma estratégia vencedora e se diferenciar, tornando-se a melhor opção perante seus clientes que naturalmente devem ser escolhidos em função da sua especialização.

 

ESTAR POR DENTRO DAS NECESSIDADES DE NOSSOS CLIENTES

É fundamental pensar com a cabeça do cliente! Não basta ouvi-lo. Precisamos superar as expectativas dos clientes e naturalmente dar a ele aquele "algo mais" que nosso concorrente não pensou. É um exercício difícil, mas procure colocar-se no lugar dele. Como todos nós em algum momento também somos clientes, fica fácil imaginar o que sentimos quando somos mal atendidos, quando não recebemos o que compramos ou na data em que o fornecedor prometeu.

Outro ponto, antes de presumir o que o seu cliente quer, pergunte a ele. Com certeza, muitas respostas o ajudarão a definir uma estratégia voltada àquele que, no final do mês, paga suas contas, os materiais comprados pela gráfica, o salário de seus funcionários e seus custos fixos.

 

CONTROLE OS SEUS CUSTOS

Nada é mais fatal para uma empresa gráfica do que uma estrutura sem controle de custos. Seja conservador e cauteloso nesta área. Lembre-se: a sua equipe tomará como exemplo as suas atitudes. Será muito difícil envolver seus colaboradores em uma administração enxuta de custos se eles perceberem que você é um grande gastador. Outro fator de grande importância é a conferência do Pré-Cálculo e principalmente o Pós Cálculo dos serviços gráficos. Isso você só conseguirá implantando um sistema de levantamento de tempos e custos de material, além é claro de checar na hora do fechamento do preço a sua margem de contribuição que dependerá fundamentalmente da sua margem de lucro e da quantidade de matéria prima e mão de obra aplicados no seu impresso. Não descuide deste item importantíssimo. Faça sempre o Pós-Cálculo, conseguindo verificar quase que no ato, se teve lucro ou prejuízo e em caso de prejuízo, qual foi o departamento que ocasionou o erro.

 

TERCEIRIZE SEMPRE QUE PUDER

Deixe para outras empresas tarefas que não agreguem valor ao seu serviço com suas PRÓPRIAS MÁQUINAS. Se você usa a sua laminadora de vez em quando, ou mesmo um trabalho manual do acabamento, é mais barato e com melhor resultado qualitativo, se você terceirizar o impresso. Foque toda a sua atenção e a de seus funcionários às atividades principais de sua gráfica. Se você fizer isso, poderá se tornar o melhor naquilo que faz.

 

SUAS CONTAS SÃO SUAS CONTAS E NÃO DA EMPRESA!

Não misture suas contas com as de sua empresa. Nenhum negócio merece ter que sustentar a família do empresário. Com o desejo de usufruir os lucros do negócio, muitos empresários, absorvem estes recursos para gastos pessoais e acabam "sucateando" suas máquinas e por que não dizer, a própria empresa, perdendo competitividade no mercado. Portanto, se o seu objetivo é ter uma empresa sadia, atraindo e mantendo clientes, saiba separar a sua vida pessoal com a de sua empresa não utilizando, por exemplo, um cartão de crédito corporativo para pagar as suas contas pessoais, nem "enfiando" no caixa da empresa notas de compras particulares que no fundo deveriam sair de seus ganhos de pró-labore.

 

SENDO PRECISO PROCURE AJUDA

É sinal de bom senso procurar ajuda externa quando for preciso.

O empresário gráfico não é obrigado, e nem tem como, dominar todas as áreas. Se necessitar de uma ação tecnológica, por exemplo, e não tiver conhecimento para isso, procure alguém especializado no assunto. Caso sua necessidade seja a de gestão, existem vários consultores que poderão lhe aconselhar. Pagar um consultor não é despesa e sim investimento.

Sem dúvida existem outros fatores importantes que podem ajudá-lo a direcionar sua gráfica. As fontes de consulta são inúmeras: sites, palestras, artigos como este, bem como visita a feiras e exposições relacionadas com o ramo em que atua, associações e sindicatos patronais todos muito importantes para que você conheça os conceitos e as tendências atuais de sucesso. Estes são alguns de muitos caminhos para que você, amigo gráfico, consiga sobreviver neste mundo competitivo pelo menos por muito tempo ainda.

 

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Fonte: PUBLISH - 28.06.2017

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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