Começa no próximo dia 16 a ExpoPrint Latin America 2014. Onde está o principal desafio para as gráficas? – Investir! :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Começa no próximo dia 16 a ExpoPrint Latin America 2014.
Onde está o principal desafio para as gráficas? – Investir!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

As mudanças fazem parte do mundo das pessoas e das empresas. Neste ambiente, as nossas gráficas são chamadas a transformações e adaptações, a fim de sobreviverem no ambiente atual e futuro. Sendo assim, manter-se passivo e, só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos negócios, através de decisões precipitadas e equivocadas.

Criar o futuro é um desafio maior do que acompanhá-lo. Para isso é preciso criar sua própria cultura definindo caminhos. Muitas empresas ficam presas ao imediatismo e deixam de visualizar o futuro e perspectivas de negócios. A competição pelo futuro é uma competição pela participação nas oportunidades e não pela participação no mercado. É uma busca pela maior participação nas oportunidades futuras disponíveis dentro de uma ampla arena de oportunidades, sejam sistemas de informação para clientes, venda B2B e B2C, serviços de logística e mesmo outras mídias.

Será que para ser competitivo, precisamos investir? O mercado, assim como as empresas, reage de acordo com o movimento e a atitude de seus líderes sendo que nas gráficas infelizmente temos carência de atitudes, por medo. Portanto, toda decisão deve ser premeditada e analisada. A questão é saber inovar e investir no momento certo e sem colocar em risco a saúde da empresa. Mas como está o comportamento do mercado gráfico brasileiro quando se fala em investimento? Quais são as saídas mais indicadas?

No setor de serviços, não existe somente a área de tecnologia e desenvolvimento para ser investida. É importante lembrar que investimento em mão de obra, treinamento, qualificação e profissionalização são tão importantes como investimentos em infraestrutura.

O número de empresas que investem em treinamento no Brasil cresce a cada dia. Isso porque há um aumento na concorrência, principalmente com empresas gráficas estrangeiras que estão cada vez mais tomando espaço no nosso mercado, oferecendo produtos diferenciados e com preço em conta. Isso torna os consumidores cada vez mais exigentes na hora de definir o que comprar. Também por essa competitividade, é importante investir em treinamentos – sejam eles mais voltados para o aprimoramento técnico ou tecnológico (que é mais comum), ou concebidos para mudar o relacionamento e comportamento das pessoas que infelizmente não é muito bem avaliado pelos nossos empresários de gráficas familiares. Este tipo de TREINAMENTO e COACHING são a alavanca para se chegar a rentabilidade das empresas.

A capacitação das pessoas é necessária e reflete diretamente no diferencial competitivo. Acredita-se que funcionários mais bem qualificados conseguem produzir soluções mais criativas, e isso é verdade. Essa iniciativa é indicada mesmo para empresas que estão passando por dificuldades financeiras. 

O item custos ganhou maior representatividade na necessidade das gráficas. A intensificação reforça o desafio de operar em um mercado em que as margens são baixas e diretamente impactadas pelo fator dos custos fixos, que englobam a mão de obra. Apesar de apresentar um significativo volume de receitas, o nosso segmento ainda sofre com baixa produtividade e pressão acirrada por redução de custos, o que dificulta ainda mais a ideia de equilibrar a margem das operações. Em termos de importância, similar ao custo, destaca-se o fator tecnologia com 38%. Este conceito engloba a percepção da necessidade de investimento em atualização tecnológica e integração de diferentes plataformas que, em termos atuais, ainda não fornecem a solução ideal de integração.

Neste momento, muitos administradores começam a querer investir na empresa para poder fazê-la voltar a ter rentabilidade e este pensamento pode levar uma empresa ao fechamento se não houver um estudo detalhado. O papel dos tributos em todas as esferas assim como dos incentivos fiscais, insuficientes para um setor como o nosso participam desse cenário de desafios para as gráficas dos diversos segmentos. 

Escolher o melhor momento é muito importante, pois pode definir quando a empresa vai crescer mais ou não.  Se sua gráfica está em dúvida, então é hora de ultrapassar essa dúvida para melhor e ir além do foco no cliente.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO