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Como lidar com um negociador amargo?

Prof. Menegatti

Nas eleições de 1912, Theodore Roosevelt terminaria sua campanha presidencial no coração da América. Em cada cidade, Roosevelt faria um discurso e ofereceria um panfleto a todos os que estavam assistindo. Na frente do panfleto havia uma foto "presidencial" e dentro havia um texto do seu discurso chamado "Confissão de Fé".

Quando receberam os panfletos, uma pessoa da equipe descobriu uma pequena linha próxima da fotografia dizendo "Estúdios Moffett”. Uma vez que a Moffett detinha os direitos autorais, o uso não autorizado custaria, aos cofres da campanha, alguns milhões e isso excederia a verba disponível.

Todos entraram em pânico e não conseguiam achar uma saída. Não utilizar os panfletos poderia acabar com as chances de Roosevelt nas urnas. Ao mesmo tempo, se a campanha utilizasse os panfletos sem permissão, poderia haver uma série de efeitos negativos.

O que eles deveriam fazer? O que eles poderiam fazer?

A equipe chegou a um consenso que teriam de negociar a foto e foram conversar com o diretor da campanha de Roosevelt. Ele não perdeu tempo e enviou a seguinte mensagem a Moffet:

Estamos planejando distribuir milhões de panfletos com a foto de Roosevelt na frente. Será uma ótima publicidade para o estúdio, cuja foto decidirmos usar. Quanto você nos pagará para usarmos a sua? Responda imediatamente.

Em resposta ele recebeu a seguinte mensagem de Moffett:

Nunca fizemos isso antes, mas dadas as circunstâncias ficamos satisfeitos em oferecer US$ 250 a vocês. Eles aceitaram a oferta na hora!

Este episódio deixa algumas lições:

1. Lição - Pense além do preço: a equipe se concentrou quase que exclusivamente no preço e acabaram não percebendo o potencial interesse do fotógrafo por publicidade.

2. Lição - Não se torne um prisioneiro do seu próprio problema e das suas próprias percepções: você precisa ter um entendimento muito claro da forma como os clientes percebem a situação. Só então você pode moldar as opções de forma que a escolha deles, segundo os interesses e percepção deles, possa resolver o seu problema.

* Prof. Menegatti é considerado um dos maiores conferencistas no desenvolvimento do potencial humano e um expert em desempenho de alto nível. Palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária", CD "O Líder Influenciador" e o DVD "Campeão de Vendas". Contatos: www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br

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