Como resolvemos problemas :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

Como resolvemos problemas

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A resolução de problemas é uma das habilidades mais essenciais da vida. Não importa o que você seja ou o que você faça você enfrentará obstáculos. Como você lida com tais desafios muitas vezes será um fator determinante no sucesso da sua vida.

Há muitas maneiras de resolvermos problemas, e irá depender da situação, da experiência, do conhecimento, da atitude e do problema para que possamos determinar a melhor abordagem.

• Sua situação pode ser que talvez você tenha um problema em longo prazo que demorará em ser resolvido, tal como uma disputa legal, ou um problema pessoal. A sua situação pode ser sufocante, mas não imediata. Pode ser o caso de resolver um problema no trabalho. Em casos extremos, sua situação pode ser periclitante, como descobrir que seu automóvel acabou de ficar sem combustível em uma estrada deserta e uma solução imediata se faz necessária.

• Sua experiência desempenha um papel importante em todos os exemplos dados acima.

• Se você está com problemas sérios, você provavelmente irá se confiar em seu instinto para resolver o problema.

Para resolver quase qualquer problema, você pode usar o processo de eliminação, dividir o problema até que a única coisa que sobre seja o próprio problema. Há quatro passos básicos neste processo:

1. Defina o problema
2. Crie um plano
3. Aplique o plano
4. Avalie o resultado

• Até que haja uma resposta aceitável, você repetirá os passos 2 á 4 a menos que a resposta tenha sido alcançada.

Fale com as pessoas. Se seu problema não é imediato e você tem tempo para reunir pessoas que tenham habilidades ou experiência com relação ao seu problema, tire vantagem de ter amigos tão inteligentes. Digamos que você quisesse abrir um negocio, mas não soubesse como proceder.

Reúna as pessoas ao redor da mesa. Se você estiver num ambiente de negócios, convoque uma reunião. Se for um ambiente mais informal e você estiver chamando seus amigos, convide eles para um encontro de negócios casual.

Defina o problema. Assim como acima, você não pode resolver o problema até tê-lo definido primeiro.

• O problema é que você quer começar um negocio, mas você não tem o conhecimento necessário para fazer isso com sucesso.

Trace um plano. Fale com sua equipe. Gere ideias, faça um brainstorming: isto é, ouça as ideias das pessoas, discuta estas ideias e as desenvolva. Lance as suas ideias na mesa e deixe as pessoas discutirem sobre elas também. Muitas vezes você descobrirá que todos terão pequenas partes de uma ideia, mas juntos vocês podem criar um plano muito mais substancial para continuar.

• O plano em nosso exemplo será para que você desenvolva as linhas gerais de um plano de negócio. Isso dá a você passos concretos para seguir que permitirão que você defina seu negócio e seus objetivos, examine os concorrentes, avalie o mercado e tenha uma visão geral do que você quer conquistar.

Implemente o plano. Construa o plano de negócio do zero. Vai levar um tempo e isso irá testar os limites do seu conhecimento, mas irá te fazer evoluir no caminho para ter um negócio de sucesso.

Avalie os resultados. Quando você tiver criado o plano de negócio, reúna a sua equipe novamente e discuta o que você descobriu. Faça o brainstorming novamente, ouvindo e implementando aquilo que funciona, descartando aquilo que não funciona.

• Repita até que você tenha refinado seu plano e esteja pronto para iniciar o seu negócio. Esse problema foi resolvido, mas ainda há muitos problemas pela frente!

Há muitas abordagens para a resolução de problemas. Talvez uma das abordagens principais para resolver quaisquer problemas seja a pesquisa. Quer seja a leitura de jornais e revistas especializadas para descobrir como está o mercado e a economia, ou consultar um advogado, para ter base em históricos e precedentes para descobrir qual é a melhor abordagem para aquele processo, a pesquisa pode desempenhar um papel vital para a resolução de nossos problemas.

• Se você acha que você não pode fazer nada, pare de pensar no que você não pode fazer e comece a pensar no que você pode fazer. Mesmo que seja algo pequeno ou que pareça não ter importância, esse pequeno passo pode levar você a outro passo, um passo maior.

ATITUDE é o segredo de tudo. Quanto mais problemas você resolver melhor será sua experiência na resolução de problemas. Você pode aplicar uma solução de uma área em outra apenas ganhando experiência. Esteja aberto a novos problemas.

• Se você começar a se sentir sufocado ou frustrado faça uma pausa. Entende que cada problema tem uma solução, mas às vezes você está tão enrolado naquilo que não consegue ver nada além do problema. Procure um Coach para te ajudar, tanto na empresa como em sua vida pessoal.

• Albert Einstein disse uma frase que ficou famosa "você não pode resolver um problema com a mesma mentalidade que o criou". Quando você identificar o problema, você pode estar emocionalmente desapontado que esse problema exista. A reação inicial emocional é normal, mas a maneira com a qual você a expressa é muito importante. Ficar com raiva dos outros geralmente vai coloca-lo em uma posição defensiva, muito menos útil para a resolução de problemas de forma colaborativa.

• Naturalmente, o BOM SENSO é vital para resolver qualquer problema. Não siga nenhum procedimento que resulte em perigo, a menos que tais perigos sejam inevitáveis. Não vire as costas para seus problemas. Eles voltarão mais cedo ou mais tarde e será mais difícil resolvê-los. O bom senso pode ajudar a reduzir o tamanho do problema.

A todos um bom final de semana.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO