Como saber se sua gráfica vai mal?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Você não aceita ouvir críticas sobre a sua empresa. Fica fechado no seu mundo, centraliza todas as decisões. Não muda nada, nem corre riscos. Atenção: é bem provável que sua gráfica esteja fracassando.
Vamos encarar os fatos de frente: você já parou para pensar se o seu negócio vai mesmo dar certo? Eu gostaria de poder dizer que tudo vai ficar bem, mas não posso. A maioria das gráficas principalmente pequenas e médias (e algumas grandes) está a caminho da total inadimplência. Então, confira os sinais a seguir e procure evitá-los.
1. Você não tem lucro
Faturar 500.000 reais por mês é inútil se você gasta 580 mil. Isso significa perder 80 mil todos os meses. Negócios de sucesso necessitam do lucro. E, ainda que você possa não tê-lo agora, precisa caminhar nessa direção. A maioria dos negócios vai à falência porque não consegue ser rentável.
2. Você não tem conversado com clientes em potencial
Você acha que o seu negócio é bacana? Não importa o que você pensa! O que conta é o que os clientes pensam, porque são eles que lhe dão dinheiro. Se você ainda não conversou com um cliente, levante a b. da cadeira e faça isso.
3. Você não gosta do que faz
Se você gosta da sua empresa, provavelmente passa mais tempo nela. E, se você passa mais tempo nela, tem mais chance de obter sucesso. Quando você tem um negócio só por dinheiro, há uma chance maior de que ficará cansado e não irá se esforçar tanto.
4. Você não aceita críticas
Quando um amigo ou um familiar faz uma crítica sobre sua gráfica, você não deve ficar bravo. Ouça e tente entender o que eles estão dizendo. Isso não significa que tem de fazer tudo o que eles sugerem, mas você precisa ao menos ouvir. Um dia eles podem dar a dica que irá mudar a sua vida profissional.
5. Você não se importa com os seus clientes
Atendimento ao cliente é algo que pode levar a empresa à glória ou ao fracasso. Se você não se importar com seus clientes, eles não comprarão de você novamente. Lembre-se de que é normalmente mais fácil reter clientes atuais do que atrair novos.
6. Você não é ágil o suficiente
As exigências dos clientes mudam com o tempo, e você precisa se adequar a elas. Se não for ágil, não será capaz de se adaptar rápido o bastante, o que significa que os fregueses vão acabar procurando o concorrente.
7. Você não sabe quando gastar dinheiro
É bom ser econômico, mas às vezes você precisa gastar dinheiro para poder ganhá-lo. Por exemplo: pagar bem para profissionais talentosos é muito mais inteligente do que pagar pouco por empregados medíocres. Estes poderão fazer você perder milhões se tomarem as decisões erradas. Contratar um Coach por um breve período pode abrir a sua mente e resolver problemas nos quais não havia pensado antes.
8. Você odeia delegar
Se você tenta fazer tudo, limita o potencial do seu negócio. As ações nunca serão desempenhadas rapidamente se você não confiar na sua equipe para ajudá-lo. Além disso, não importa a sua inteligência: você não é expert em tudo. Então pode delegar tarefas para pessoas que as fazem melhor do que você.
9. Você não consegue se concentrar
Primeiro não deve levar os problemas familiares para a empresa. Depois, é melhor fazer uma coisa muito bem em vez de fazer várias coisas de maneira medíocre. Volkswagen, Google, Microsoft e Nestlé são só alguns dos exemplos de empresas que fizeram uma só coisa, mas muito bem. Sim, mais tarde eles começaram a expandir seus negócios. Você precisa se concentrar em seu empreendimento e fazer algo muito bem. Se você perde o foco, pode colocar seu negócio em perigo.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)