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Fazendo do planejamento, um hábito

Thomaz Caspary ( In memoriam )

O planejamento é fundamental na vida de qualquer pessoa e, principalmente de qualquer empresa. Ele oferece todo o suporte para a boa realização das tarefas sem perda de tempo. É importante criar esse hábito para cumprir com todas as obrigações, fazer tudo o que deseja, para que depois não haja arrependimento por não ter aproveitado o seu tempo da melhor forma.

Como toda mudança, o início é mais complicado, mas, a partir do momento em que o planejamento começa a refletir de forma positiva em sua vida e, principalmente na vida da sua empresa trazendo resultados, qualidade de vida, tempo livre e principalmente lucro, o processo se torna mais motivador.

Sempre digo que não é preciso acreditar em gestão do tempo, mas sim, experimentá-la para ver os benefícios que ela trará em sua vida e naturalmente também à da sua empresa. Algumas pessoas que já tem o hábito de organizar o tempo afirmam ganhar em qualidade de vida e produtividade. Para ajudá-lo nessa mudança, sugiro algumas maneiras para que você também possa fazer parte desse grupo:

ENUMERE AS SUAS ATIVIDADES:
Você não consegue planejar ou gerenciar aquilo que não consegue visualizar. Usar a memória para gerenciar suas demandas é um dos piores hábitos que podemos ter na administração do nosso tempo. Ao deixar registradas as tarefas, será possível ter um ambiente seguro o qual nos dará suporte para a execução, caso contrário as urgências vão surgir a todo o momento.

VERIFIQUE AS TAREFAS IMPORTANTES E AS QUE VOCÊ CONSIDERA URGENTES:
Muitas vezes nós nos ocupamos com atividades que não deveríamos estar fazendo ou que poderiam ser canceladas sem nenhum tipo de prejuízo para nossa rotina. Antes de começar a executar faça uma avaliação e veja o que pode ser riscado da agenda que não irá fazer nenhuma falta. Ter uma agenda lotada, não significa que você está tendo resultados. É melhor ter atividades que são realmente importantes do que um conjunto de coisas circunstanciais que não fazem você sair do lugar.

PLANEJE O HORÁRIO DE SEU TRABALHO:
Depois de organizar suas tarefas em ordem de relevância, faça um planejamento. Determine horário para a execução de cada atividade e, após escrever as importantes e urgentes, pergunte-se quanto tempo levará para realizar cada uma das atividades. A mensuração permite a verdadeira análise da real possibilidade de fazer tudo dentro do tempo disponível no seu dia;

NÃO DESVIE DA ROTA PLANEJADA:
Não deixe que as tarefas se acumulem, pois todas elas precisam ser realizadas e é preciso ter cuidado para que não virem urgências. Elas, por sua vez, na maioria das vezes causam stress, pois são tarefas com pouco tempo ou sem tempo para serem realizadas.

Mesmo seguindo essas pequenas dicas de gestão de tempo, o mais importante deve partir de você. Determinação e vontade são fundamentais para conquistar o hábito da organização em sua vida e na vida da empresa. Tudo se torna mais fácil quando se tem um objetivo e a vontade e a determinação ao seu lado.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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