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Não podemos mais esperar o Brasil sair da crise. Nossos empresários terão que se juntar e encontrar soluções

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Quando falam de crise, os gurus acrescentam que cada crise traz consigo também uma oportunidade. Vejamos, no entanto, duas verdades sobre as crises: primeiro, para esmagadora maioria da população, elas não são oportunidades – pelo contrário, são dramáticas. Segundo, para superá-las, a sociedade deve buscar alternativas justas, exigindo mais de quem pode dar mais. É exatamente o inverso do que tem sido proposto por boa parte dos grandes gurus.

A crise está aí, e ninguém gosta dessa situação. Porém, muitos especialistas afirmam que é neste momento, que o país está atravessando, que as empresas devem aproveitar oportunidades e inovar, criar espaço para a introdução de novos produtos, ou serviços, ajustar e aperfeiçoar processos. Com a crise, os clientes se tornam mais seletivos em relação ao uso de seu dinheiro, ou seja, eles escolhem com mais cautela onde e como vão gastar seus ganhos.

Então as empresas que souberem chegar até esses clientes podem dar a volta por cima, sem deixar se abater com a conjuntura de crise. Para muitos especialistas, o dinheiro não sumiu, apenas está mudando sua movimentação. Outro fato importante é que a crise faz com que os clientes mudem seu comportamento e seus hábitos de consumo, por isso é preciso entender essas transformações e gerar as adaptações nos negócios para continuar comercializando para sua clientela.

Diante da crise é importante racionalizar os gastos, mas é fundamental também saber cortar nos lugares certos. Apostamos na valorização das pessoas. Quando vem a crise, os melhores se destacam.

Ele diz que mesmo em períodos de incerteza, quando a economia dá passos para trás, não dá para engatar marcha ré. É preciso investir em muito treinamento, criatividade e melhoria de processos inclusive repensando a empresa como tal.

Os empresários não devem ficar parados ou reclamando porque isso não vai resolver os problemas da falta dos resultados. DEVEM DIMINUIR O FOCO NA CRISE PARA DAR MAIS ESPAÇO AO OTIMISMO. Quanto mais é dado foco na crise, mais presente ela permanece. Diante de um cenário preocupante, o empresário deve escolher focar em boas novas.

Acredite: mesmo na crise, existem diversas formas de você levantar seu negócio.

1 – Dispense a vítima que existe dentro de você.

Num cenário de crise, é importante que o empresário assuma o controle da situação e não se coloque na posição de vítima. Ou seja, foque seus esforços na parte do problema que você pode resolver.

Em vez de ficar reclamando, o empreendedor deve se perguntar: Que parte deste problema eu posso controlar? Olhar apenas para o que não tem solução é pura perda de tempo.

2 – Não culpe a situação econômica do País.

Culpar o governo, a economia, o recente passado, não vai adiantar de nada. O empresário deve assumir integralmente a responsabilidade por ter que tomar medidas para superar as dificuldades. Para ajudar nessa tarefa, caso o empresário não saiba como, deve procurar uma pessoa capacitada de sua confiança. E temos muitas neste imenso Brasil.

3 – Tenha um plano de negócios

Você já deve estar cansado de me ouvir falar sua empresa precisa ter um plano de negócios bem estruturado. Pois adivinhe: isso é ainda mais necessário em épocas de crise. Num período como este, às vezes a empresa tem que diminuir de tamanho, e isso depende de um plano de negócios bem estruturado.

4 – Estude seu modelo de negócio

Além de inovar os serviços ou a tecnologia, você também pode ter novas ideias para o seu modelo de negócio.

5 – Verifique o tamanho real da crise na sua empresa.

Para superar a crise na sua empresa, é necessário saber quais são exatamente os seus efeitos sobre o negócio. Uma crise pode significar perda de clientes, cancelamento de contratos com fornecedores e até demissões. O empresário precisa saber a dimensão real do problema, para olhar para isso de forma racional, menos dramática.

6 – Seja objetivo

Se algo não está bem, muitas vezes o empresário é levado por simpatias, ilações, e isso não dá muito certo. É necessário concentração e objetividade. Resumindo: faça o que precisa ser feito.

7 – Seja rápido e tome ATITUDES.

Para superar a crise, é necessário ser ágil. Precisa de agilidade no diagnóstico do que está acontecendo. Após identificar o que precisa ser feito, tome imediatamente uma atitude. Se ficar adiando a situação, a empresa sangra e pode acabar morrendo.

8 – Trabalhem mais com o cérebro do que com os seus músculos.

Se o empresário já trabalha duro em épocas de bonança, quando a coisa aperta ele deve se dedicar ainda mais. Isso porque, numa crise que envolve todo o país, as empresas não lidam apenas com suas variáveis internas, mas também com fatores que elas não podem controlar. Ou seja, tem que fazer mais com menos, e fazer melhor.

Isto não são receitas de livros de Gurus. São atitudes práticas que diversos empresários do nosso ramo tomaram e estão, apesar de com muito trabalho, vencendo as dificuldades.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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