O fluxo da produção :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

O fluxo da produção

Para ser produtivo, em especial ter repetitividade é necessário criar uma fluxo de trabalho que respeite a ordem natural da confecção do impresso.

Robson Yuri Simões

O tema do assunto não é análise de sistemas nem tão pouco matemática, mas precisamos falar sobre o conceito de algoritmo antes de iniciarmos na aventura de controlar nossa produção.

Algoritmo, ao contrário do que muitos pensam, é uma ferramenta muito antigo que quer dizer nada mais, nada menos que rotina. Sim, a rotina estruturada é um algoritmo. Quando executada em sua ordem correta permite que o produto, por assim dizer, aconteça ao fim da execução. Um exemplo clássico de algoritmo é a receita de um bolo. Ao criar uma lista onde colocamos os ingredientes ordenados com suas quantidades definidas e posterior a lista de ingredientes uma rotina de como misturá-los e quanto tempo precisamos deixa-lo no forno, teremos um bolo, isso é algoritmo.

Na produção de rótulos e etiquetas o fluxo de trabalho e produção nada mais é que um algoritmo bem estruturado com ingredientes, etapas e "tempo de forno" para que possamos obter no final uma etiqueta ou rótulo bem impresso.

Não devemos no entanto confundir a ordem de serviços (OS) ou ordem de produção (OP) com um fluxograma ou algoritmo.

A OS (ordem de serviço) é uma listagem dos ingredientes que são necessários para fabricação de um determinado item. Ela sozinha não diz como fazer ou qual ingrediente deve ser adicionado primeiro para se obter o produto final. A OS é um guia, não tenha dúvidas, mas esta mais para uma lista estruturada do que para um fluxograma de trabalho.

Independente do sistema que você utilize para gerar sua OS (manual ou informatizado) você deve ter em mente como preparar, executar e conferir sua produção, em outras palavras um fluxograma. Neste momento sim, geramos nosso algoritmo. Bem, deixemos a palavra algoritmo de lado, vamos trabalhar com a ideia de fluxograma.

Os fluxogramas de produção de rótulos e etiquetas são muito parecidos tanto para uma pequena indústria como para as grandes multinacionais. Com pequenas variações no processo e etapas dependendo da estrutura de cada companhia o fluxograma abaixo pode ser aplicado facilmente em sua empresa. A grande vantagem dos fluxogramas de blocos é a facilidade de sua compreensão. Dos mais humildes colaboradores aos mais letrados, visualmente pode-se saber em que etapa estamos e qual será o próximo passo, sem erros e sem confusão.

Vamos a um exemplo simples com as etapas mais importantes do processo de rebobinamento em uma indústria de conversão de rótulos e etiquetas (este fluxograma no entanto pode ser adaptado facilmente para uma gráfica com off-set ou fabricante de embalagens).

Vejam que em um fluxograma temos pelo menos 4 blocos importantes e presentes que são:

  • Início e Fim – diz onde inicia o processo e onde ele finaliza
  • Entrada e saída – indica onde temos a entrada de dados e a saída, por exemplo onde o operador deve executar a programação do contador
  • Processamento – é a ação tomada, o que o algoritmo deve fazer
  • Tomada de decisão – neste local de lógica booleana (permite somente as opções verdadeiro ou falso, ou ainda sim e não) onde a checagem do bloco de processamento ocorre. É neste bloco que avaliamos se o processamento ocorreu apropriadamente. Sem a tomada de decisão não poderíamos avaliar o que foi feito no processamento.

Não perca nossos próximos encontros onde iremos mostrar outros fluxogramas do processo de fabricação de rótulos e etiquetas adesivas e indústria gráfica.

Caso tenha interesse de saber mais você pode entrar em contato com Robson Yuri Simões pelo email flexonews@flexonews.com.br

* Robson Yuri Simões é consultor para o setor gráfico com mais de 25 anos de experiência no setor de banda estreita, é técnico formado pela escola SENAI Theobaldo de Nigris e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Possui vários cursos de especialização como empreendedorismo pelo SEBRAE, Balanced Scorecard pela FGV, Administração do tempo e atendimento ao cliente além de cursos de programação e mecânica sendo Partner da ASCON Group para software e desenvolvimento de projetos utilizando KOMPAS-3D. Desenvolvedor sistemas e projetos especiais personalizados e reengenharia de máquinas, peças e partes.




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO