O papel das gráficas na era digital :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

O papel das gráficas na era digital

Simone Escudêro

Nos últimos anos muitas transformações envolvendo recursos tecnológicos e sustentabilidade ocorreram no mercado de uma maneira geral:

  • Disseminação do uso da Internet e aumento expressivo da movimentação do comércio eletrônico;
  • Digitalização de arquivos;
  • Digitalização de livros;
  • Campanhas de sustentabilidade, inibindo as impressões;
  • Ações para manter a cidade menos poluída (como ocorreu em São Paulo), retirando os outdoors e anúncios de fachada.

Enfim, essas foram apenas algumas das mudanças ocorridas, sendo que é característica do setor gráfico sofrer influência de todos os segmentos envolvidos nas ações mencionadas.

Como explicar então o crescimento do setor em 2010 diante de todos esses percalços?

Mediante todos os fatos, o setor, que já vem se profissionalizando há anos, soube explorar os segmentos que representavam ainda maior potencial de demanda para os serviços e produtos gráficos. Embalagens foi um desses segmentos.

Como as indústrias produziram mais, passaram a necessitar de maior volume de embalagens, o que também favoreceu o setor gráfico.

O comércio eletrônico, também favorece as gráficas, já que demandam embalagens extras para o despacho das mercadorias.

Não obstante, os países lá fora começaram a se recuperar do período pós crise financeira mundial e importaram produtos gráficos brasileiros, o que contribuiu para o aumento das exportações num patamar superior a 13 %.

O inicio da propagação dos livros digitais ainda não surtiu efeito para o setor, visto que ainda é embrionário. No entanto, cabe às gráficas verificar os segmentos editoriais que sofrerão com menor intensidade essa influência, o que ao nosso entender, se trata dos livros didáticos.

Buscar novas oportunidades mediante uma série de fatores que poderiam representar ameaças ao setor gráfico passa a ser um desafio das empresas do setor e as mesmas estão empenhadas nisso.

A tendência é de que a indústria gráfica tire proveito também dos setores que estão em maior evidência, no caso, em 2011, estimamos que serão os de serviços.

Fonte: www.allconsulting.srv.br - Acesso em 2 de dezembro de 2012.

* Simone Escudêro - Diretora de Projetos e Estudos de Mercados – All Consulting




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO