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Vantagens e desvantagens da impressão sob demanda para o setor editorial

BNDES

Como o próprio nome indica, a impressão sob demanda – print on demand (POD) – é um processo de produção de publicações impressas orientado pela demanda, ou seja, pelos consumidores. A impressão de cada exemplar só ocorre quando ele é requerido pelo mercado, exatamente na quantidade necessária.

Várias empresas oferecem serviços de POD em diversos países do mundo, como a Lighting Source – líder mundial desse serviço, subsidiária da distribuidora norte-americana Ingram Book Company, também líder mundial; a Create Space, da Amazon; as também norte-americanas Blur, Lulu e 48HourBooks; as alemãs BOD e GGP Media; as inglesas CPI e Book Force e tantas outras.

Embora essa modalidade de produção não se beneficie de economias de escala e, portanto, acarrete maior custo unitário, ela apresenta vantagens relevantes, entre as quais algumas das apresentadas pelo livro digital, como a eliminação de estoques de produtos e a maior flexibilidade na distribuição. Ainda que a tradicional impressão offset gere elevados ganhos de escala e, consequentemente, seja vantajosa para grandes tiragens, o custo logístico de manutenção e administração dos estoques de livros e as frequentes sobras de edições podem encarecer excessivamente as pequenas edições. Dependendo do volume das unidades não comercializadas que retornam ao editor, a margem de lucro gerada por aquela obra pode ficar seriamente comprometida. 

Nesse contexto, a POD torna-se mais atrativa e pode constituir uma alternativa financeiramente interessante, que vem sendo adotada, particularmente nos EUA. A melhoria na qualidade da impressão tem contribuído para a sua crescente adoção. Algumas de suas vantagens e limitações estão resumidas abaixo.

Vantagens
- Redução do volume de capital necessário à impressão.
- Descentralização da produção e consequentes benefícios à distribuição, com redução de custos, especialmente os logísticos.
- Viabilidade de customização de cada exemplar.
- Eliminação dos estoques de produtos das editoras.
- Possibilidade de atualização do conteúdo do livro.

Desvantagens
- A ainda acentuada diferença de preços em relação à impressão offset de grandes tiragens.
- Apesar dos avanços na qualidade da impressão, a POD ainda não alcançou os padrões da impressão tradicional.
- Alguns serviços apresentam restrições de formato (por exemplo, apenas edições mais baratas do tipo paperback, ou apenas em preto e branco).

As vantagens da POD, contudo, requerem a existência de equipamentos especializados e de serviço de entrega abrangente, de modo que a produção possa ser descentralizada e que os consumidores recebam suas compras em tempo satisfatório.

Diante dessas características, fica evidente que a POD se torna bastante apropriada para os livros da chamada backlist do catálogo da editora, aqueles que, independentemente do sucesso que possam ter alcançado no passado, atendem hoje a pequenas demandas. Em tese, um livro que já disponha de seu conteúdo digitalizado jamais precisará ser retirado de catálogo e poderá, a qualquer momento que for demandado, ter um novo exemplar impresso.

A POD também pode ser uma alternativa bastante adequada à autopublicação, em particular para novos autores, cujo dimensionamento das vendas é bastante difícil e o risco de um grande percentual de unidades não comercializadas é elevado.

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Esse texto é um trecho do artigo Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro, publicado no BNDES Setorial 43, com autoria de Gustavo A. T. de Mello, Diego Nyko, Fernanda M. J. N. Garavini e Patrícia Zendron, empregados do BNDES.

Fonte: http://www.bndes.gov.br/ - Acesso em 7 de novembro de 2016




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