A indústria gráfica do futuro :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

30 de outubro de 2015

A indústria gráfica do futuro

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Anúncios interativos em jornais e revistas, embalagens inteligentes, etiquetas logisticamente rastreáveis, protótipos tridimensionais que saem das impressoras direto para as fábricas, notícias que chegam impressas em produtos de consumo diário, como garrafas de leite. Não é ficção científica. Essas são algumas das saídas com que a indústria gráfica mundial reinventa-se para fazer frente ao avanço da comunicação eletrônica.

Dentre os mercados mais promissores, o segmento de embalagens deve aumentar 7,5% ao ano na próxima década e a impressão 3D promete crescer anualmente 25%, trazendo para o setor gráfico a possibilidade de atuação em novos nichos, como o médico, de automação e automobilístico.

No mercado imediato, há alta demanda para a impressão direta em garrafas, latas, azulejos e tecidos, que impulsionam a impressão digital e o mercado de tintas à base de água e UV. São outras tendências a substituição de rótulos e etiquetas convencionais e a impressão focada no conceito de indústria 4.0, que atende de forma personalizada e integra-se aos sistemas dos clientes.

Apesar de abalada pela queda no consumo interno, pelas dificuldades de crédito e pela alta do dólar, desfavorável à compra de maquinários e insumos, a indústria gráfica brasileira debruçou-se recentemente durante três dias em cases e palestras nacionais e internacionais que apontaram soluções criativas para o futuro. “Enquanto muitos consideravam que a indústria gráfica vivia seus últimos capítulos, ela mostra que continuará indispensável como coadujvante de outros segmentos econômicos e do dia a dia da população”, afirma Levi Ceregato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional).







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO