FSC® Brasil carbono neutro :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

18 de maio de 2017

FSC® Brasil carbono neutro

Em parceria com o Idesam, escritório brasileiro carboneutraliza suas atividades

GWA Comunicação Integrada

Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais que vivem das florestas, o FSC Brasil investiu R$ 10 mil para carboneutralizar suas ações e atividades institucionais no ano de 2017 através de uma parceria com o Programa Carbono Neutro do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).

Por meio de metodologias conhecidas internacionalmente, a equipe do Idesam estimou que a geração anual de CO2 das atividades do FSC Brasil, de 105 tCO2, será compensada com o plantio de 351 árvores nativas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada no Estado do Amazonas, no coração da Amazônia.

Conforme as estimativas do programa, a compensação das atividades do FSC Brasil poderá recuperar uma área de 3.510 m², contribuindo para evitar o aquecimento global e gerando novas alternativas de renda para comunidades tradicionais.

A primeira ação que será compensada é o novo folder institucional, que acaba de ser lançado e pode ser acessado aqui; a produção do material gerou 0,84 tonelada de CO2, que será compensada com o plantio de três árvores. E além das atividades diárias do escritório, a campanha de sensibilização para o consumo responsável de produtos florestais  - “Florestas para Todos para Sempre” - também será carboneutralizada.

“Nosso maior objetivo, em todo o mundo, é conservar as florestas para as gerações futuras”, diz Aline Tristão, diretora do FSC Brasil. “E quando surgiu a possibilidade de fazermos essa parceria com o Idesam aqui no Brasil, ficamos muito animados. É a primeira vez que um escritório do FSC faz uma ação desse tipo e acreditamos que estamos trilhando um caminho sem volta”.

O Programa Carbono Neutro do Idesam prevê a compensação de emissões de gases de efeito estufa através da implantação de Sistemas Agroflorestais em áreas degradadas da Reserva de Uatumã. Como esses sistemas combinam espécies arbóreas e cultivos agrícolas otimizam e diversificam a produção do agricultor e garantem o uso mais eficiente dos recursos naturais.

Para Carlos Koury, diretor executivo do Idesam, a parceria é extremamente positiva e representa mais um exemplo prático dos compromissos socioambientais do FSC.

"Os propósitos do Idesam e do FSC Brasil são similares no que diz respeito à conservação das florestas e ao uso sustentável de seus recursos. Acreditamos que essa cooperação pode fortalecer a atuação de ambos, com impactos diretos para as comunidades amazônicas ribeirinhas com as quais trabalhamos", explica.

Os benefícios de neutralizar seu CO2 vão muito além da aquisição do selo, da melhoria da imagem, da oportunidade de novos negócios e da atração de investimentos de mercados diferenciados. Deve-se incluir nessa lista a geração de renda para comunidades tradicionais, a conservação da biodiversidade brasileira e uma mudança de comportamento. E o FSC quer fazer a sua parte dando o exemplo.

Para saber mais sobre o Programa Carbono Neutro, visite: carbononeutro.org.br.
Para encontrar informações referentes à neutralização do FSC Brasil, clique aqui.
Para saber mais sobre o FSC Brasil, entre na página br.fsc.org







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO