Vacon® NXP System Drive, da Danfoss, proporciona economias do projeto à operação :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada

19 de abril de 2017

Vacon® NXP System Drive, da Danfoss, proporciona economias do projeto à operação

Utilizado para acionar sistemas complexos – dentre eles o controle de uma máquina de papel – o Vacon® NXP System Drive se vale da padronização para simplificar os projetos, além da possibilidade de configuração regenerativa para economizar energia e mitigar distorções harmônicas

Press à Porter

A parada de uma máquina de papel de grande porte é extremamente indesejável na indústria de papel e celulose, pois acarreta custos de perda de produção e a indisponibilidade das máquinas, que normalmente funcionam em três turnos. Portanto, torna-se impossível a recuperação da produção, além de acarretar complexidade de ajuste das máquinas para retomar a produção e a possibilidade de quebra de componentes (telas, por exemplo) em caso de perda de sincronismo entre os drives.

O Vacon® NXP System Drive, da Danfoss, é uma solução de acionamento para sistemas complexos – dentre eles o controle de uma máquina de papel – e se vale da padronização de seus projetos para buscar a simplificação, economizando tempo, mitigando a possibilidade de erros e possibilitando flexibilidade para atender às particularidades de cada situação.

José Garbin, engenheiro de vendas da Danfoss, explica que a economia na fase de projeto acontece por meio da utilização de softwares de aplicação da Danfoss, que possibilita grande redução no tempo de selecionamento dos conversores - garantindo a disponibilidade de torque em toda a faixa de velocidade de operação dos motores - e no projeto completo dos painéis (layout, listas de componentes, seccionamento para transporte etc.).

“Estima-se que esta economia seja de 95%, ou seja, um projeto executado de forma convencional em 200 horas pode ser feito em apenas 10 horas. Ao automatizar o projeto, a possibilidade de erros é mitigada e a solução é compactada devido aos painéis menores”, acrescenta. Como benefício adicional, também é possível fazer a validação dos motores especificados pelo fabricante, conferindo se há a capacidade ou não de atender aos requisitos de torque e velocidade das cargas.

Garbin destaca ainda que quanto maior a máquina, maiores são as potências envolvidas e assim maiores são as correntes harmônicas provenientes dos conversores de frequência. “Em grandes sistemas poluiremos menos a rede do usuário, utilizando nossa versão regenerativa (AFE - Active Front End). Nas grandes máquinas com potência instalada de até 4 MW em seus acionamentos principais (até 8 MW considerando os acionamentos periféricos), a solução AFE proporciona também um nível de distorção harmônica de tensão inferior a 5%, o que atende as recomendações de emissão máxima de harmônicas no ponto comum de acoplamento de uma instalação”, ressalta o engenheiro da Danfoss.

Com relação aos custos operacionais, é preciso ter em mente que uma das principais características das máquinas de papel é a regeneração de energia, seja para manter a tensão do papel constante na máquina (evitando que o papel fique frouxo ou se rompa), seja no caso de paradas completas da máquina (por distintos motivos, como emergência, por exemplo).

Tradicionalmente em configurações mais econômicas, a energia regenerada proveniente das frenagens parciais ou totais é dissipada em bancos de resistores. É possível, contudo, reutilizar esta energia mediante a configuração regenerativa do Vacon® NXP System Drive, o que é muito significativo, pois pode alcançar até 30% de regeneração em 1 MW (característica frequente em máquinas de grande porte). “Quando for necessário parar uma carga com grande inércia, deve-se aguardar um tempo excessivo até a parada ou então dissipar a energia em um resistor, o que significa praticamente ‘queimar dinheiro no ar’”, finaliza Garbin.

 

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 24.000 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.







Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO