Edição
							
	- Ato de editar. O conjunto de exemplares de uma obra, impresso de uma só vez com a mesma composição. A tiragem do dia de um jornal ou revista.
- A definição mais bacana de edição que eu conheço é a que está na homepage deste site, da editora Marilu Bernardes: "Editar é pegar um original escrito em folha de pão e transformá-lo em um livro bonito e gostoso de ler". Mas se você prefere uma definição mais "acadêmica", aí vai, diretamente do Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa: (Edição) é a atividade organizada em forma de empresa para a publicação de livros e, em sentido mais amplo, para a produção de qualquer suporte de difusão cultural."
Editor
							
	- Aquele que edita. Autor de uma edição quer ela seja diplomática, interpretativa, crítica, etc.
- É o principal agente comercial do ramo das artes gráficas em relação aos livros e publicações periódicas. 
- É o profissional responsável pela edição de produtos culturais - livros, discos, filmes, CD-Roms, sites da Internet - desde sua seleção até sua distribuição ao consumidor final.
Editora
							
	- Casa ou instituição que se responsabiliza pela edição de publicações. Casa editora. 
- Empresa que tem como atividade a produção editorial de bens culturais, mais comumente livros, discos e filmes.
Editoração
							Nome que se dá ao processo de transformação de um produto cultural (livro, discos, filmes, revistas) em estado bruto, original, ao objeto que é de fato comercializado.
						
							Editorial
							Artigo de jornal ou revista que reflete o pensamento e a orientação dos seus dirigentes. Artigo de fundo.
						
							Efeito de Halo
							Amontoamento de tinta nas bordas das letras impressas e pontos meio-tom, especialmente na impressão tipográfica. Os centros dos pontos, embora impressos, aparecem mais claros, ou menos densos do que as bordas.
						
							Efeito Mola
							(springback) Tendência do papel ou do cartão de retornar à sua condição plana após ter sido dobrado.
						
							EFIColor
							É um sistema para calibragem de cor embutido em diferentes aplicativos (Ex.: QuarkXPress). A equipe técnica da ANJ não recomenda o uso deste recurso.
						
							EG
							Erro da gráfica. Oposto de AA (alteracão do autor).
						
							Egípcio
							Estilo de tipo reconhecível pela sua serifa pesada e quadrada.
						
							Elite
							O tipo de máquina de escrever de menor tamanho: tem 12 caracteres por polegada, enquanto as outras têm dez.
						
							Embalagem cartonada
							Ela é composta por várias camadas de materiais que criam barreiras à luz, gases, água e microorganismos, conservando as propriedades dos alimentos. A embalagem cartonada asséptica é composta por 75% de papelcartão, 20% de filmes de polietileno de baixa densidade e 5% de alumínio.
						
							Embalagem reutilizável
							Embalagem reutilizada em sua forma original para o mesmo fim para a qual foi concebida e projetada. Ela deve desempenhar um número mínimo de viagens ou rotações dentro de seu ciclo de vida.
						
							Embalagens
							Os produtos de cartotécnica de papel ou de plástico produzidos por meio de máquinas, a partir de bobinas de papel ou material plástico. Basicamente, na produção automatizada, a fita desenrola-se da bobina, é impressa e, a partir daí, forma-se um tubo que é cortado em segmentos mais ou menos longos, 0 fundo é dobrado e colado.
						
							Embalagens laminadas
							São embalagens formadas pela sobreposição de materiais como filme plástico metalizado + adesivo + filme plástico. As metalizadas, como as dos salgadinhos (snacks), biscoitos, cafés, etc, são um bom exemplo.
						
							Embalagens mistas
							Combinam dois ou mais materiais e materiais reciclados. Exemplos: plástico com metal; metal com madeira; plástico com vidro; vidro com metal; madeira com papel. A vantagem é a união das propriedades dos materiais para proteger e transportar os produtos, e atrair os consumidores.
						
							Embalagens multicamadas
							Combinam diferentes materiais, como por exemplo: 
Alumínio + papel 
Papel + papelão
						
							Embalagens plásticas flexíveis
							São aquelas cujo formato depende da forma física do produto acondicionado e cuja espessura é inferior a 250 micra. Nessa classificação, enquadram-se sacos ou sacarias, pouches, envoltórios fechados por torção e/ou grampos, tripas, pouches que ficam em pé (stand-up-pouches), bandejas flexíveis que se conformam ao produto, filmes encolhíveis (shrink) para envoltórios ou para unitização, filmes esticáveis (stretch) para envoltório ou para amarração de carga na paletização, sacos de ráfia etc.Os materiais flexíveis incluem, ainda, selos de fechamento, rótulos e etiquetas plásticas. 
Elas se destacam pela relação otimizada entre a massa da embalagem e a quantidade de produto acondicionado, além da flexibilidade no dimensionamento de suas propriedades. É possível combinar diferentes polímeros para obter as propriedades necessárias e que atendam a requisitos econômicos, ambientais e de conservação e comercialização de produtos.
						
							Embalagens primárias, secundárias, e terciárias
							Embalagem Primária: que está em contato direto com o produto. 
Embalagem Secundária: designada para conter uma ou mais embalagens primárias, podendo não ser indicada para o transporte. 
Embalagem Terciária – agrupa diversas embalagens primárias ou secundárias para o transporte, como a caixa de papelão ondulado. 
Fonte: ABNT NBR 9198
						
							Eme
							O mesmo que quadratim, no sistema anglo-americano de medidas tipográficas. O nome deve-se ao fato de o M maiúsculo, em numerosas fontes de tipos, corresponder à largura de um quadratim.
						
							Emendar
							Corrigir os erros assinalados pelo revisor da prova tipográfica.
						
							Emulsão
							
	- Nos processos fotográficos, a camada fotossensível montada sobre uma base que reage à luz.
- Camada fotossensível dos materiais sensíveis à luz.
Encadernação
							
- O agrupamento das capas e das folhas impressas em forma de cadernos para livros e revistas.
- É o método mais durável de acabamento, e consiste em fazer aderir a uma capa dura o conjunto de cadernos que constitui cada exemplar do livro. O princípio da encadernação é muito parecido com o da brochagem, a não ser pelos seguintes procedimentos: 
* Os cadernos são necessariamente costurados entre si;
 * Ao conjunto dos cadernos costurados se colam as folhas de guarda, com o objetivo de prender o livro à capa;
 * A refilagem dos cadernos e das guardas faz-se antes da colocação da capa;
 * O dorso da capa é arredondado;
 * A capa é dura, ou seja, feita de camadas rígidas, e pode ser revestida de diversos materiais, tais como papel, tecido e fibra sintética.
 
- Refere-se geralmente a todas as encadernações comerciais, como as de espiral, fresadas, mecânicas ou cartonadas, ao contrário das encadernações feitas à mão. Mais especificamente, refere-se apenas ao último, cartonado, também chamado de capa dura. A encadernação é o método de maior durabilidade: os cadernos são juntados, costurados e recebem capa. Ou o agrupamento das folhas impressas em forma de cadernos e em livros, libretos, revistas, etc.
- (binding) Junção das páginas de um produto impresso pelo emprego de determinadas operações tais como: grampeação, colagem, costura, etc.
Encadernação com Espiral
							Encadernação em que uma espiral contínua de aço ou de plástico é enfiada através de furos pré-perfurados ao longo da lombada do papel.
						
							Encadernação de Folheto
							Encadernação de pequenos panfletos ou folhetos, normalmente por Grampeação lateral. 
						
							Encadernação Mecânica
							Método de encadernação em que as páginas são presas por meios mecânicos, normalmente espirais de metal ou plástico.
						
							Encadernadora
							Estabelecimento que encaderna livros, panfletos, etc.
						
							Encadernar
							Ato de juntar as folhas de um livro, coser os cadernos e cobrir o volume com uma capa de papel ou cartolina.
						
							Encaixe
							
	- É o processo de colocação dos cadernos (o miolo) de um livro em sua capa dura.
- Sobreposição de imagens (cromos, fotos, textos) de forma que uma esconda parte da outra.
Encanoamento
							(back-edge-curl) Curvatura que se desenvolve na borda de uma folha impressa, pelo processo ofsete, por causa da impressão de elevada carga de tinta próxima da contrapinça, ou em razão do excesso de solução de molhagem absorvida pelo papel.